O mercado está sendo transformado pela inovação no RH. Tecnologias desafiadoras surgem a todo momento e as exigências de empresas e funcionários mudam a cada dia, sempre acompanhando o dinamismo do cotidiano da atualidade.

As funções de captar, treinar, aperfeiçoar, gerenciar e manter os melhores talentos nas organizações vêm passando por grandes mudanças, principalmente por causa das novas tecnologias. Por isso, é importante buscar a inovação no RH, para que o setor deixe de ser operacional e se torne cada vez mais estratégico dentro das empresas.

Por isso, a inovação no RH tornou-se fundamental para atender às atuais demandas do setor de forma ágil e efetiva. Confira, a seguir, algumas das mais importantes tendências da área de Recursos Humanos para você colocar em prática e sair na frente.

Use sempre a Internet a favor do RH

A internet modificou de forma definitiva nossas relações sociais. Ela trouxe mais agilidade e eficiência para os processos ao encurtar distâncias e diminuir custos em várias áreas dentro das organizações, e esta é uma inovação no RH que faz toda a diferença.

Atualmente, por exemplo, os setores de Recursos Humanos possuem softwares com várias funcionalidades, desde ferramentas para recrutamento e seleção, até softwares avançados de mapeamento de perfil comportamental.

Isso faz com que os profissionais de RH tenham outra dinâmica de trabalho e uma visão mais elaborada dos profissionais da companhia. Além disso, o uso das tecnologias torna mais eficiente a análise de dados, fundamental para que o RH seja mais estratégico dentro das empresas.

Bem-estar dos funcionários

Até pouco tempo atrás, os donos de empresas pensavam apenas no bem-estar de suas instalações e nos números positivos em suas contas. Hoje eles sabem que é preciso também pensar em seus funcionários, pois eles são seu bem mais valioso.

Pequenas melhorias no ambiente de trabalho podem significar muito para os colaboradores e fazer com que eles se sintam amparados. Por isso, pense com bastante calma e trace estratégias para alcançar esta evolução no RH.

Carreira em W

Até pouco tempo atrás também, o tipo de crescimento mais comum oferecido pelas empresas era o plano de carreira em Y. Nele, o colaborador pode evoluir para uma posição gerencial ou ocupar um cargo de especialista em determinada área.

Porém, muitos profissionais não se encaixam em nenhuma das opções e um novo modelo vem ganhando espaço nos últimos anos: a carreira em W. Além dos cargos gerenciais e técnicos, este formato traz a possibilidade de o funcionário se tornar um gestor de projetos. Tal alternativa satisfaz aquele que deseja exercer uma posição de liderança, mas sem abandonar as atividades técnicas que o levaram a crescer na carreira.

Ghost Admin → Settings → Branding

Capacitação de equipe

Contratar profissionais que se encaixem na cultura e valores da organização já é um bom começo. No entanto, é necessário pensar em soluções para fazer os novos colaboradores evoluírem. E é isso que a inovação no RH propõe.

A organização deve subsidiar meios para que a equipe continue a adquirir mais conhecimento e estejam alinhados com a posição que ocupam. Isso porque, em mercados cada vez mais competitivos, é preciso oferecer diferenciais para manter a posição do negócio frente à concorrência.

Por isso, treinamentos, universidade corporativa, palestras, reuniões, trilhas de carreira, e todos os tipos de novidades que podem aperfeiçoar o desempenho dos profissionais deverão sempre ser levados em consideração pelo RH, e o recurso da gamificação é ideal para ajudar nesse processo.

Inove na Comunicação Interna

Todo profissional de recursos humanos sabe da importância da comunicação interna para a saúde da empresa. Por isso, algumas organizações decidiram implantar um portal corporativo para aproximar o relacionamento entre seus colaboradores.

Por meio desse portal, a equipe pode dar sugestões sobre os processos da empresa. Além disso, todos os envolvidos em um projeto ficam a par do andamento das tarefas e dialogam sobre os meios para atingir as metas estabelecidas.

Apesar de ser uma inovação no RH muito útil para a comunicação interna, as ferramentas virtuais não devem extinguir a comunicação pessoal entre os colaboradores. Uma vez que, a interação face a face é um elemento fundamental para a integração da equipe interna. Sendo assim, é muito importante saber equilibrar o contato físico com o virtual.

O endomarketing como inovação no RH

O endomarketing tem se tornado cada vez mais importante para o profissional de RH, pois é capaz de aumentar o engajamento dos colaboradores e melhorar o clima organizacional.

Ele consiste em estruturar canais de diálogo e propor ações específicas para a equipe, com o intuito de torná-la mais participativa e envolvida com a cultura da empresa.

Dê algumas vantagens aos seus colaboradores

Algumas empresas exercem a inovação no RH se relacionando de maneira diferente com os seus colaboradores. Para isso, concedem benefícios, como: horário de trabalho flexível, dia de folga para os colaboradores mais produtivos e até sala de entretenimento para a descontração. Outras instituições preferem premiar os colaboradores visando promover um ambiente interno feliz. Cabe a cada empresa estudar a forma de gerar algum benefício de valor para o funcionário.

Falamos sobre algumas tendências de inovação no RH, mas saiba que elas não são as únicas. É importante estar sempre de olho nas novidades do mercado e tentar buscar formas de enriquecer o RH da sua instituição.