importância da segurança do trabalho nas empresas

A importância da segurança do trabalho nas empresas

Falar sobre a importância da segurança do trabalho nas empresas é escrever sobre sucesso, produtividade e clima organizacional qualificado. Uma indústria e organização que investe nessas práticas cria uma corrente de conscientização a todos os colaboradores, naturalizando hábitos que muitas vezes são ignorados ou desvalorizados.

Apesar de muitas vezes serem deixadas de lado, medidas preventivas relacionadas a segurança do trabalho são fundamentais para a redução, controle e eliminação de riscos de acidentes e de doenças ocupacionais. Para que seus funcionários produzam bem, é essencial que eles possuam um local de trabalho confortável e se sintam felizes e seguros naqueles ambientes. Mais do que isso, os colaboradores devem perceber que a empresa foca na importância da segurança do trabalho na gestão corporativa.

A segurança do trabalho tem se tornado foco por conta de um dado nacional alarmante. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o quarto país com mais casos de acidentes de trabalho. Dessa maneira, a fiscalização pelo Ministério do Trabalho vem se intensificando, como também sanções a empresas que não cumprem com as regras e legislações relacionadas a Saúde e Segurança no Trabalho (SST) previstas pela Constituição.

Leia também: Como adequar empresas de segurança do trabalho e medicina preventiva ao eSocial

Quer entender um pouco mais sobre o assunto? Então abaixo explicamos o que é e a importância da segurança do trabalho nas empresas. Continue lendo e confira!

A Segurança do Trabalho passou a ser percebida como essencial em meio a Revolução Industrial que ocorreu na Europa por volta do século XVII. Foi uma fase de transformações que provocaram a mecanização dos sistemas de produção e do trabalho assalariado.

Em meio a todo esse processo tecnológico, criou-se ambientes de trabalho precários, sujos, abafados e com os trabalhadores chegando a trabalhar mais de 15 horas por dia.  Dessa maneira, não havendo direitos trabalhistas, passou a ter um aumento significativo no número de acidentes de trabalhos, doenças ocupacionais e até mesmo mortes.

importância da segurança do trabalho nas empresas

O marco para o início de normas e regularizações voltadas a conscientização da importância da segurança do trabalho nas empresas é 1919, quando foi criada a Organização Internacional do Trabalho – OIT e a primeira lei brasileira sobre acidentes de trabalho (Lei nº 3.724/19). Ao longo dos anos, essas legislações foram aumentando e em 1978 surgiram, no Brasil, as Normas Regulamentadoras – NRS do Ministério do Trabalho.

Dessa maneira, como você deve concluir, segurança do trabalho nada mais é do que um conjunto de leis que resultam na adoção de ações por parte das empresas com o objetivo de controlar, diminuir e prevenir as doenças e os acidentes com trabalhadores, além de protege-los de doenças adquiridas no ambiente de trabalho. Essas atitudes devem existir em todos os segmentos, tendo em vista que todas as áreas possuem riscos e características que podem deixar o funcionário exposto.

Mas afinal, na prática, qual a real importância da segurança do trabalho nas empresas?

Muitas empresas quando precisam repensar suas ações relacionadas a segurança do trabalho esbarram no custo que isso vai acarretar ao negócio. Entretanto, a importância da segurança do trabalho nas empresas está, justamente, em encarar todo esse valor como um investimento em curto, médio e longo prazo, uma vez que são medidas que impactarão positivamente e de imediato no espaço de trabalho e, por consequência, em todos que estão inseridos nesse meio. Abaixo elencamos alguns tópicos sobre o que você irá ganhar ao compreender a importância da segurança do trabalho nas empresas:

importância da segurança do trabalho nas empresas

Melhoria na imagem

Seja internamente, como externamente, uma demanda constante no mercado de trabalho atual é ter um clima organizacional positivo, bem como se tornar uma referência externa como um bom negócio para se trabalhar e quem sabe investir. Nunca ficou tão evidente como hoje em dia àquela velha sina: “você é o que dizem sobre você”.

A visão de uma empresa no mercado reflete o que seus funcionários falam sobre ela. E quando falamos funcionários, estamos dizendo não apenas os que estão atualmente no seu quadro de colaboradores, mas também àqueles que por quaisquer motivos não fazem mais parte. Uma organização que se mostra compromissada com a legislação e preocupada, de fato, com seus funcionários, demonstra que todos fazem parte do resultado final e da prosperidade do negócio.

Quando você reduz acidentes e ocorrências envolvendo a segurança dos trabalhadores, você consegue garantir credibilidade corporativa, demonstrando responsabilidade social. No próximo tópico falamos um pouco mais sobre como conseguir construir essa credibilidade dando importância a segurança do trabalho nas empresas

Leia também: Desafios de investir na gestão de pessoas: vantagens, obstáculos e resultados

Colaboradores motivados e produtivos

Produtividade e motivação são sinônimos. Talvez a gramática não os classifique assim, mas no mercado de trabalho, ter funcionários que amem o que fazem, sentem-se inseridos no local onde trabalham e percebem a importância das suas funções para a sustentabilidade do negócio, tornam-se, de fato, mais produtivos e engajados.

Quando sua gestão dá a devida importância da segurança do trabalho nas empresas você está investindo em qualidade do serviço prestados por cada um que compõe a organização. Prazos serão mais respeitados, o desempenho, bem como a propensão a cumprir metas, aumentará e o cliente final ficará extremamente satisfeito.

No final, você nem sentirá no bolso

De início, investir em segurança do trabalho pode sim impactar nas finanças do seu negócio, principalmente se você tiver deixado de lado essas ações por muito tempo. Entretanto, quando você foca em trabalhos preventivos para evitar acidentes e doenças ocupacionais, sua empresa acaba gerando menos custos com materiais, afastamentos ou até mesmo ações judiciais. Um ambiente seguro e com equipamentos de proteção essenciais inibe os riscos e mantém a atenção dos funcionários no cumprimento das normas.

importância da segurança do trabalho nas empresas

Todo o custo inicial retornará com o aumento do rendimento e de resultados positivos de seus funcionários. Mas é importante também transformar a mentalidade dos gestores do seu negócio, fazendo-os compreender a importância da segurança do trabalho nas empresas e seus impactos no crescimento e cumprimento de metas.

Leia também: Como montar um projeto de medicina preventiva

Esperamos ter lhe ajudado a entender um pouco mais sobre a importância da segurança do trabalho nas empresas. Se você estiver disposto a investir nesse segmento, conte com a TeleWorld. Nós temos tecnologias atualizadas com soluções para o seu negócio. Fale conosco!