Admissão online: entenda como funciona o processo e suas vantagens

A facilidade em digitalizar os processos faz com que a admissão online esteja no topo da lista das atividades que prometem transformar as empresas nos próximos anos. Benefícios como aumento de produtividade dos colaboradores e diminuição dos custos estão presentes no dia a dia de quem adere o processo de admissão online nas empresas. Não podemos negar: a admissão online é uma tendência e a sua empresa precisa conhecer mais sobre o assunto.

De acordo com a CLT, as empresas precisam ter o registro de todos os funcionários e as suas respectivas cópias de documentos, anexados a diversos formulários e fichas que devem ser preenchidos durante o processo de admissão. Esse trabalho exige muito cuidado para que nenhum papel seja perdido ou incluído na pasta de outro funcionário. Se o objetivo da empresa é desburocratizar processos, a admissão online é uma das alternativas mais indicadas. Para isso, é necessária a implementação de um software de RH para o armazenamento de todos os documentos e informações dos funcionários.

Leia também: Beacons na Indústria: o que são e como podem ser utilizados

Ao longo da leitura, vamos mostrar o que é admissão online, como ela funciona e os seus benefícios, tanto para a empresa, como para os novos colaboradores. Continue lendo:

O que é admissão online?

 

A admissão online é a mais recente evolução tecnológica nos setores de RH, capaz de colocar o departamento em um novo patamar de excelência e otimização de tempo.

O processo de admissão online possibilita que os documentos e dados de novos funcionários sejam recebidos e organizados em pouquíssimo tempo e oferece uma experiência mais valiosa tanto para os seus colaboradores como também para a empresa.

Entre os inúmeros diferenciais para a admissão tradicional, o processo digital permite que:

  • O próprio colaborador preencha a sua ficha cadastral;
  • Documentos sejam anexados e enviados diretamente pelo smartphone ou notebook;
  • O setor de RH faça o monitoramento de todo processo de forma online;
  • Dados e documentos sejam acessados pela contabilidade;
  • Documentos sejam digitalizados e fiquem arquivados em segurança;
  • Os dados sejam analisados para criar estatísticas e gerar relatórios eficientes.

Além desses diferenciais citados acima, a admissão online ainda consegue oferecer outros benefícios para as empresas que optam por esse tipo de processo. E a otimização do tempo e o aumento da segurança estão no topo da lista dos benefícios mais valorizados entre as empresas, confira:

1 – Otimização do tempo para admissão de um novo funcionário

 O processo de contratar uma pessoa pode levar mais tempo do que o processo de abrir uma empresa no Brasil? De acordo com uma pesquisa feita pelo Ibope, a admissão de um único colaborador pode levar até 7 dias. Para otimizar o processo e diminuir o tempo gasto, investir em tecnologia é a melhor opção.

Com a admissão online, por exemplo, você consegue fazer todo esse trâmite em apenas 3 horas. O motivo dessa redução é que, com a automatização dos processos de RH, a sua empresa não desperdiça tempo analisando dado por dado. Além disso, caso ocorra algum problema com a documentação, não é necessário esperar que o candidato entregue o documento faltante. Como se isso não bastasse, ao optar por um processo de admissão online você também elimina o tempo gasto com o armazenamento e busca dos documentos, que estarão disponíveis em apenas alguns cliques.

2 – Processo muito mais seguro

Outra vantagem da admissão online é manter os dados dos funcionários seguros e evitar riscos de vazamento, pois, apenas pessoas autorizadas podem acessá-lo. Além do mais, os líderes têm controle sobre as ações realizadas no sistema, podendo identificar as movimentações que cada usuário realizou. Isso assegura a confidencialidade das informações, diminui o risco de vazamento dos dados e proporciona uma política de segurança da informação mais eficiente.

Leia também: O que é mentoring nas empresas e saiba suas vantagens

3 – Incentiva a sustentabilidade

Manter os processos digitalizados, deixando de lado a necessidade de impressão de documentos causa menos impacto negativo ao meio ambiente. Com o fim das papeladas espalhadas pelas salas do RH, a empresa segue a tendência sustentável, muito bem vista por clientes e parceiros.

4 – Aumento do engajamento do novo funcionário

No processo tradicional de admissão o tempo entre a resposta positiva para o novo colaborador e a data inicial na empresa costuma demorar um pouco. E esse período geralmente é de grande ansiedade para os aprovados no processo seletivo.

Reduzindo o tempo de espera, a admissão online ajuda a manter o entusiasmo do funcionário pelo novo trabalho, além de deixar os contratados engajados durante essa parte burocrática do processo.

5 – Redução de custos para a empresa que opta pela admissão online

 A admissão online é um importante investimento para a empresa, pois aumenta a produtividade e a lucratividade, já que permite a realização de um grande volume de tarefas em um curto período de tempo.  Além disso, um departamento de recursos humanos com apoio de soluções de tecnologia que garantam o bom funcionamento das atividades operacionais pode se dedicar a ajudar a empresa estrategicamente a atingir seus resultados.

Concluindo: Sem dúvida, o setor de Recursos Humanos precisa encontrar caminhos mais eficientes para fazer a gestão de pessoas. Um dos maiores déficits ainda é a contratação e, por isso, várias tecnologias emergem nessa direção.

Uma pesquisa feita pela Deloitte com 10 mi líderes de RH, descobriu que 56% das organizações estão reconfigurando seus processos de gestão de pessoas para aproveitar as ferramentas digitais. Nesse sentido, a admissão online é uma grande tendência, afinal não só gera economia e eficiência ao longo do expediente, gera também modernização do setor e com isso toda a organização é beneficiada.

Leia também: O que é People Analytics e como essa tendência vai transformar a Gestão de Pessoas da sua empresa

 Enfim, agora você está por dentro do assunto e sabe que a modernização do RH e a transição para o modelo de admissão online é um processo. Passo a passo, é possível atingir grandes resultados.

Se você gostou do nosso artigo e quer ajudar outros empreendedores a focarem no digital, não deixe de compartilhar em suas redes sociais. Em nosso blog, falamos de diversos assuntos que podem ser interessantes para você que aposta na tecnologia como solução para diversos processos na sua empresa. Até mais.