beacons na indústria

Beacons na Indústria: o que são e como podem ser utilizados

Você já ouviu falar sobre beacons na Indústria? Pois saiba que você precisa conhecer. Com o avanço tecnológico e as mudanças das relações trabalhistas ao longo dos últimos anos, inúmeros aspectos da indústria foram se transformando e sendo replanejados.  O mercado tem exigido cada vez mais das empresas em relação a melhora da qualidade e segurança do trabalho nesses ambientes. Aos poucos, cria-se a consciência de que produtividade depende de como cada trabalhador se relaciona com seu local de trabalho. 

Os beacons na Indústria são apenas um exemplo de como a tecnologia tem virado uma grande aliada nessas novas maneiras de produzir. Hoje o termo Indústria 4.0 e Internet das Coisas já viraram temas essenciais para empresas que buscam se atualizar no mercado. O advento da automação industrial trouxe novos formatos na linha de produção, mais eficientes e seguros, reduzindo gastos e exigindo mais dos profissionais. 

Essas evoluções também impactam diretamente na gestão desses funcionários e de equipes produtivas. Surge em cena os beacons na Indústria. Essa tecnologia será sua grande aliada para alcançar mais eficiência e qualidade de vida para seus colaboradores. Quer saber como? Então continue lendo e descubra a importância dos Beacons na Indústria! 

Leia também: Tecnologias no RH: quais as principais soluções e como escolher

Mas afinal, o que são os beacons? 

beacons na indústria

Se você já participou de algum evento ou curso que falou sobre marketing de proximidade ou geolocalização indoor, certamente já ouviu falar nos beacons. Eles são pequenos dispositivos – disponíveis em diversos formatos – emissores de BLE – Bluetooth Low Energy. Trata-se de um protocolo de radiofrequência similar ao bluetooth que encontramos em nossos smartphones, mas que gasta bem menos energia e é capaz de ir além da pura transmissão de dados.

A tradução literal de beacon seria “farol” e, de certa forma, é uma parte do que eles fazem. Por meio de sinais, é possível localizar onde se encontra uma pessoa ou objeto dentro de um ambiente fechado. Ou seja, ele funciona praticamente como um GPS para espaços físicos como lojas, indústrias, restaurantes ou qualquer outro ambiente indoor.

Isso possibilita diversas aplicações em diferentes setores. Isso porque, é possível obter variadas informações úteis ao processo. 

Como aplicar beacons na Indústria? 

Os beacons na Indústria são sinônimos de produtividade. Isso porque, eles possuem uma ampla aplicação todas focadas em trazer mais eficiência. Dessa maneira, os beacons serão excelentes ferramentas para você conseguir otimizar seus processos, avaliando performances e o funcionamento de equipamentos. 

O uso de beacons implica em um melhor acompanhamento das atividades dos trabalhadores, como também de máquinas, além de possibilitar o diagnóstico rápido de situações emergenciais. Abaixo elencamos diferentes aplicabilidades dos beacons na Indústria, confira: 

  • Rastreabilidade instantânea e precisa de indivíduos dentro de prédios e plantas industriais;
  • Registro gráfico das movimentações;
  • Rapidez ao localizar pessoas em situações emergenciais;
  • Controle de acesso e permanência em áreas restritas, com alertas de evasões ou invasões;
  • Registro de permanência por horários e áreas;
  • Monitoramento de pessoas imóveis, com alertas para prevenção de acidentes;
  • Localização e contagem de pessoas em caso de acidentes ou desastres;
  • Gestão precisa de trabalhadores em áreas de insalubridade e/ou periculosidade;
  • Controle de NR´s (NR10, NR35, câmaras frias, espaços confinados, etc)
  • Controle de produtividade de funcionários ou terceiros;

Como você percebeu, por sua praticidade e flexibilidade, os beacons na indústria podem ser utilizados para mapear e analisar diferentes situações, desde as que envolvam pessoas ou apenas máquinas. Abaixo aprofundamos um pouco sobre as transformações dos beacons na Gestão de Staff. Confira: 

Leia também: O que é People Analytics e como essa tendência vai transformar a Gestão de Pessoas da sua empresa

Gestão de Staff

Ao usar um crachá com essa tecnologia nos colaboradores, você consegue saber em tempo real onde está cada funcionário e compreender como funciona a movimentação de equipe durante o dia. Isso possibilita ao gestor redesenhar os processos industriais e um grande ganho na saúde ocupacional. Isso porque, os beacons possibilitam o acompanhamento de problemas de conformidade ou segurança, como perceber se há colaboradores envolvidos em tarefas que não foram treinados ou não possuem os EPIs necessários. 

Além disso, com os beacons na indústria, você poderá perceber quais são as áreas com maior demanda de colaboradores, onde estão os principais gargalos produtivos, além de poder prevenir situações emergenciais. Imagine que sua empresa possui áreas perigosas que apenas certas pessoas possuem acesso. Com a tecnologia beacon instalada nos crachás dos funcionários, o técnico de segurança do trabalho pode saber a posição dos funcionários dentro da empresa, e, consequentemente, evitar acidentes ou, no caso de situações em que necessite a evacuação do prédio, saber se algum funcionário ficou preso no mesmo.

Aplicação dos Beacons no monitoramento de áreas e equipamentos 

Outra função dos beacons nas indústrias é o uso para monitorar e avaliar a performance de equipamentos e setores. Isso porque, alguns dispositivos possuem embutidos sensores de temperatura, iluminação e gases. Se uma sala ou máquina ficar muito quente ou se existirem sinais de fumaça, o beacon envia um alerta para um servidor que aciona o técnico de manutenção responsável por aquele setor.

beacons na indústria

Além de situações de emergência, os beacons também podem ser grandes aliados na operação logística de uma fábrica ou centro de distribuição. Ao sensorizar o local e acoplar as tags em equipamentos móveis (empilhadeiras, carrinhos ou caminhões que fazem percursos internos), é possível identificar como é a movimentação de materiais dentro da fábrica.

Dessa forma, o gestor consegue identificar falhas na logística interna, possibilidades de otimização de rotas, entender se os equipamentos estão sendo utilizados da melhor maneira possível, entre outros benefícios.

Outra funcionalidade dos beacons no monitoramento de áreas é no estoque. Talvez seja esse o local mais desafiador das indústrias. Muitas vezes demora-se horas para localizar um item. Com os beacons essa realidade pode mudar. Os beacons ajudam no processo de entrega de materiais uma vez que estejam acoplados a produtos, caixas estocadas, prateleiras ou corredores. Usando um aplicativo de gestão de estoques o almoxarife recebe o sinal emitido e localiza o item rapidamente ao passar próximo a dele.

Leia também: O que é Telemedicina e como aplicar nas empresas

Com você percebeu, os beacons surgiram para transformar as relações das indústrias com seus funcionários, como também com seus ambientes de trabalho. Se sua empresa busca impulsionar resultados e maior valorização dos seus colaboradores, uma boa saída é o investimento em tecnologias como os beacons. 

Aqui na TeleWorld você conta com os melhores equipamentos Beacons do mercado, com atualizações recentes e tecnologias de ponta. Quer saber mais? Então fale com a gente!