Benefícios da TAG Veicular e como funciona o sistema de controle de acesso

Como diz o ditado, “segurança em primeiro lugar! ”. E dificilmente a sabedoria popular erra… Com o crescimento da criminalidade e a violência chegando às nossas portas, o melhor é investir em sistemas de automatização e segurança, com ferramentas de controle de acesso, como a tag veicular.

A recorrência de notícias relacionadas a problemas de falta de segurança que resultam em roubos, assaltos e, em alguns casos, até em mortes, tem obrigado os cidadãos a procurarem formas de proteger a si e seu patrimônio. Tanto em pequenos residenciais, quanto em grandes condomínios e empresas, os benefícios da tag veicular no controle de acesso se provam diariamente.

A sensação de insegurança atinge praticamente todos os cidadãos do país. E a sensação é justificada quando olhamos as estatísticas relacionadas à criminalidade. Um dos tipos mais comuns de violência está relacionado a invasões a residências e comércios, um tipo de crime que só cresce.

No Brasil, cerca de 4% das mortes violentas ocorrem por latrocínio, o roubo seguido de morte, segundo o atlas da violência 2019 desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). A pesquisa ainda aponta que o principal instrumento de agressão é a arma de fogo, utilizada em 77,1% das mortes de homens e 53,7% da morte de mulheres.

Evitar que sua residência ou comércio sejam alvos destas ações é quase impossível, porém você pode diminuir as probabilidades. Como? Tomando algumas atitudes de segurança. Atualmente, estima-se que somente 15% das residências no país utilizam sistemas eletrônicos de segurança, enquanto que na Europa, 85% dos imóveis contam com algum monitoramento. 

No cenário dos controles de acesso, os produtos mais trabalhados pelos prestadores de serviços são os sistemas de alarmes com fio e sem fio – 89% e 74%, respectivamente; seguidos pelo Controle de Acesso, que compreende 71% dos serviços prestados e ainda Softwares (49%) e Rastreadores (25%), registra a Pesquisa Nacional sobre Segurança Eletrônica, realizada para a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE)

Sistemas de controle de segurança

Um mercado que tem muito a oferecer em segurança patrimonial em expansão no país são os sistemas de controle de segurança. Soluções como tag veicular, reconhecimento facial e até catracas são cada dia mais comuns na nossa vida. Talvez você não tenha nem percebido, mas diariamente você utiliza alguma dessas soluções, quer ver?

O uso de tag veicular ou cancelas automatizadas é muito comum em grandes estabelecimentos como shoppings centers e supermercados. O reconhecimento facial já é uma realidade em muitas empresas. E a biometria tem aberto as portas de muitos condomínios.

Conheça melhor 8 tipos de controle de acesso e descubra qual o melhor para você

Como funciona o controle de acesso por tag?

Enquanto tecnologia de automatização, a tag tem por função liberar o acesso por RFID (identificação por rádio frequência) funcionando em distancias maiores. Muito comum para liberação de portões e cancelas em condomínios e nos pontos de pedágios pelo país.

Como diz o nome, a leitura é feita por radiofrequência, o que dificulta o desgaste e atrito. Essa tecnologia se destaca devido a seu processo de fabricação, apresentando baixo índice de falsificação e falha. Além de conferir agilidade ao fluxo de entrada e saída de veículos, garantindo mais segurança e eficiência no controle de acesso.

Resumidamente, a tag veicular é uma ferramenta de automatização do controle de acesso de veículo às empresas ou condomínios, onde o portão abre automaticamente ao detectar o sinal da tag que pode ser colocada no vidro, para-brisa ou até na placa do veículo.

Um exemplo é o Sistema AutoID da empresa TeleWorld Tecnologia & Gestão de Pessoas. O Sistema AutoID se diferencia pela performance na transição de sistemas de proximidade para sistemas de longa distância na identificação automática de veículos, utilizando o que há de mais moderno na tecnologia RFID.

Esse sistema permite a garantia de uma alta segurança por conta da proteção do leitor e tag por um código de segurança criptografado próprio do usuário final. Assim, quando o veículo se aproxima da antena do leitor, a energia da antena ativa o tag, que, por sua vez, transmite seu ID (número de identificação) para o leitor, que verifica a compatibilidade do código de segurança gravado no tag, assegurando que o mesmo pertence ao usuário do Sistema AutoID e não a um outro Sistema que possui a mesma tecnologia RFID e utiliza o mesmo tipo de tag no veículo. Evitando, desta forma, o compartilhamento de uma chave de acesso

Benefícios do uso da tag veicular

O uso de ferramentas de controle de acesso como a tag veicular confere maior eficácia e agilidade no entrar e sair dos ambientes, facilitando a rotina dos usuários e reduzindo a perda de tempo e, consequentemente, a vulnerabilidade a ocorrências criminais, conferindo mais segurança e tempo de reação.

Incrementa o controle do acesso ao local, podendo ser muito eficaz ao impedir que pessoas não cadastradas no sistema entrem na propriedade. Além de agregar modernidade e precisão, com o funcionamento da tag em até 8m de distância.

Também agrega conveniência aos condôminos e valorização do imóvel, comodidade para controle de acesso e gerenciamento do condomínio, diminuição de falhas humanas e até economia nos custos com pessoal e da taxa condominial.

Todas essas vantagens acabam causando o aumento da sensação de segurança e da própria segurança em si. Evitando a ação de pessoas mal-intencionadas, que querem invadir empresas, casas e apartamentos e veem na garagem desprotegida uma boa oportunidade de entrar.

Promover a segurança e tranquilidade em seu ambiente residencial ou de trabalho é essencial para que as pessoas que moram ou visitam o local frequentemente se sintam protegidas e confiantes com a gestão do condomínio.