empreendedorismo sustentável

Como aplicar o empreendedorismo sustentável

A sustentabilidade vem tomando formas cada vez mais concretas com o passar dos anos. O reconhecimento de ações mais conscientes acerca do meio ambiente e do convívio social, traz uma nova demanda para as grandes e pequenas empresas: o empreendedorismo sustentável. Mais do que atitudes voltadas a preservação ambiental, surge nesse novo modelo de negócio uma reflexão sobre as relações de trabalho e a qualidade de vida dos funcionários. 

O consumidor está cada vez mais atento e buscando um consumo mais responsável. Cada vez mais é perceptível um aumento nos debates sobre a responsabilidade individual para evitar a intensificação das mudanças climáticas, bem como a procedência dos produtos que compramos ou consumimos. Isso levou os governos de diferentes países assinarem acordos e protocolos para adotar medidas que possam frear de alguma maneira a ação nociva da humanidade sobre o meio ambiente. 

Leia também: 4 maneiras de crescer na carreira sem se tornar um gerente

Numa rápida busca na Internet vemos diferentes atitudes comerciais para pôr em prática o empreendedorismo sustentável. Uma delas, mais recente, foi a adoção de canudos biodegradáveis por boa parte dos estabelecimentos gastronômicos. Essa necessidade surgiu a partir de uma demanda real de uma boa parte da população que passou a debater o impacto negativo que os canudos de plástico tinham no oceano e na vida marinha. Essa necessidade de comportamentos mais humanitários por parte das empresas é comprovada a partir de uma pesquisa realizada pelo IBGE, em 2018, em que foi constatado que 61% dos entrevistados mudariam seu estilo de vida para beneficiar o meio ambiente. Ainda, 70% afirmaram que aceitariam pagar mais caro por produtos que não causem grandes impactos a natureza. 

Mas afinal quais as características do empreendedorismo sustentável e como colocá-lo em prática? Abaixo respondemos essas e outras questões: 

O que é o empreendedorismo sustentável?

Também chamado por alguns especialistas como “empreendedorismo orientado à sustentabilidade”, o empreendedorismo sustentável tem como características a aplicação de um modelo de negócio em que se busca unir o alcance de resultados através do desenvolvimento de ações de responsabilidade social e ambiental. As empresas que se enquadram nessa modalidade possuem em seu escopo de ações medidas que não prejudicam os ecossistemas, sejam elas diariamente na rotina de trabalho, como também através de grandes projetos socioambientais. 

empreendedorismo sustentável

Empresas que colocam em prática o empreendedorismo sustentável levam em conta todo o curto, médio e longo prazos de suas ações, focando especialmente em atitudes duradouras, pensando no futuro e nas próximas gerações. O empreendedor parte da premissa que sua empresa tem algum impacto no meio ambiente, bem como na sociedade como um todo, pelo simples fato de existir. Com o empreendedorismo sustentável, esse dono do negócio busca aumentar os impactos positivos e diminuir os negativos

Leia também: A Pirâmide de Maslow aplicada ao seu negócio e a gestão de pessoas

Mas afinal, como tornar real o empreendedorismo sustentável?

Pequenos atos podem fazer a diferença para se conseguir ter uma empresa mais sustentável e responsável. Veja abaixo alguns exemplos: 

Diminua o consumo da sua empresa

Já parou para pensar em como sua empresa pode contribuir para uma mudança de hábitos de dentro para fora? Pois é. Que tal começar a realizar campanhas internas mostrando como o consumo de energia e água podem ser reduzidos? Mas antes de querer conscientizar seus funcionários, repense também sua estrutura e sua conduta de consumo empresarial. Você quando compra um equipamento, repara se ele possui Selos Procel de Economia de Energia? Sua empresa reutiliza a água da chuva? Você possui lixeiras de reciclagem? Existem copos plásticos nos bebedouros? 

empreendedorismo sustentável

Para aplicar o empreendedorismo sustentável, você precisa, antes de querer que seus funcionários abracem essa ideia, planejar as mudanças necessárias na estrutura física do seu negócio. Equipamentos antigos, por exemplo, além de acabarem levando a prejuízos financeiros, afetam extremamente o meio ambiente. Quando você tiver uma empresa com um posicionamento sustentável, provavelmente a aceitação dos seus funcionários será maior e eles irão compreender a importância dessas atitudes tanto dentro do seu negócio, como fora em suas rotinas. 

Leia também: Desafios de investir na gestão de pessoas: vantagens, obstáculos e resultados

Qualidade de vida dos seus funcionários também é sustentabilidade

Ter uma empresa que cuida do bem-estar dos seus funcionários, buscando mantê-los sempre motivados ou compreender o que não está em conformidade com as suas expectativas, é um dos principais passos para conseguir pôr em prática o empreendedorismo sustentável. Não adianta de nada ter inúmeras práticas em prol do meio ambiente, mas internamente os funcionários não estarem felizes de trabalhar na sua empresa e as relações entre eles estarem conturbadas. 

É preciso desenvolver de maneira contínua o senso de pertencimento do colaborador, abrindo oportunidades para que eles apresentem suas ideias, inovações e sintam segurança para poder crescer e alcançarem seus objetivos dentro da empresa. O ambiente de trabalho precisa ser leve, com uma cultura colaborativa, em que todos sintam que possuem as mesmas chances de crescer ou expressarem suas opiniões e angústias. 

Reveja processos

É de suma importância quando se busca o empreendedorismo sustentável ter em mente que todos os processos da sua empresa precisam estar de acordo com esse novo modelo de negócio. Questione-se. O produto que você vende gera uma necessidade constante de reposição? Você utiliza grande quantidade de compostos químicos e descarta-os de maneira incorreta? Quais impactos que sua empresa trouxe e traz para a localidade onde está instalada? 

empreendedorismo sustentável

Repense como é a produção do seu produto. Essa etapa demanda muitos recursos naturais? Será que é possível reduzir o consumo de energia ou readequar as matérias primas utilizadas? Depois disso, analise também o processo de transporte do seu produto. Como está o gasto com combustível dos seus veículos? Eles estão com as revisões em dia? São transportes econômicos? 

Leia também: O que é Indústria 2027 e como isso afeta a sua empresa

O empreendedorismo sustentável deve ser mais do que uma teoria de negócio e sim uma prática diária e constante, tornando-se parte da missão do negócio. Nenhuma empresa consegue ser reconhecida como sustentável, se não realizar uma readequação completa dos seus hábitos e valores. É preciso acreditar no poder de fazer a diferença e que o empreendedorismo sustentável trará melhores resultados, tanto economicamente, como na produtividade dos funcionários. 

Para começar, que tal espalhar esse conteúdo nas suas redes sociais contando que você vai colocar esse modelo em prática? Assim você consegue impactar mais pessoas nessa causa!