Como controlar o ponto de funcionários externos de forma fácil e efetiva

A lei brasileira em relação ao ponto de funcionários externos é muito clara. Não é toda empresa que, obrigatoriamente, deve ter controle de ponto. Porém, a CLT obriga o controle para os estabelecimentos com mais de dez colaboradores, segundo o artigo 74 da legislação trabalhista.

 

É importante ressaltar que a marcação do ponto de funcionários externos obrigatório é válido por estabelecimento e não por empresa. Ou seja, se uma determinada empresa possui vários estabelecimentos, só terá obrigação do registro de ponto o local que possuir mais de 10 funcionários. Outro fator importante a ser observado é que o ponto, mesmo não sendo o único, é um dos meios legítimos mais eficientes para comprovar a jornada de trabalho e as suas prorrogações para fins de pagamento de horas extras.

 

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A jornada de trabalho é o nome que damos ao tempo no qual o funcionário deverá prestar serviço ou permanecer à disposição do empregador. Segundo a lei trabalhista, essa jornada deve ser acordada no contrato de trabalho, e deve ter no máximo 8 horas diárias ou 44 horas semanais, com exceção de algumas profissões.

 

Mas, e se a sua empresa trabalha com equipes externas ou possui funcionários que trabalham de home office, como controlar o ponto?  Muitas empresas deixam a fiscalização de lado pois desconhecem meios que podem ajudar a melhorar a produtividade e a jornada de trabalho. Neste artigo vamos te dar dicas e soluções muito eficientes para tornar este controle de tempo preciso e justo para ambas as partes. Vamos lá?

 

A importância do controle de ponto para funcionários externos

 

Se você tem grandes equipes de funcionários externos, certamente uma das suas preocupações é fazer com que eles percam tempo em ir a empresa todos os dias para registrar os seus horários de entrada e saída, certo? A boa notícia é que a tecnologia pode nos auxiliar muito no controle de ponto de funcionários externos, uma vez que essa gestão pode ser feita por ponto mobile  com sinalização de locais via GPS e mensagens instantâneas.

 

Através destes meios é possível manter organizada a administração da jornada de trabalho de todos os seus funcionários externos, e saber exatamente os horários de toda equipe. A partir destes dados, a empresa consegue realizar todos os cálculos trabalhistas de horas extra e agendar previamente as férias e folgas com os seus funcionários.

 

O ponto mobile, ou Ponto certificado é a ferramenta certa para você controlar o ponto de funcionários externos. Esta solução possibilita a marcação e a gestão de ponto de forças de trabalho externas de forma ágil, simples e com total segurança jurídica.

Como funciona o ponto mobile para controle de ponto de funcionários externos?

 

– O trabalhador coleta o ponto via device (telefone, tablet ou pc).

– Os dados são armazenados no data center da Stefanini e ficam disponíveis para empresas e trabalhadores em tempo real.

 

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Quais as vantagens em adotar o ponto mobile na minha empresa?

 

– Garante que o colaborador registre o ponto no momento real e que estará armazenado e inviolável.

– Funcionários podem bater ponto em seu próprio aparelho ou em um fornecido pela empresa a depender do acordo sindical.

– Podem-se criar Relógios de Ponto ilimitados para atender as necessidades de cada local de trabalho.

– Permite a criação de diferentes atividades para marcação que podem ser customizados pelo cliente.

– Isto permite que o trabalhador declare sem interferência qual a sua atividade, ou se está em período de descanso.

– Permite status distintos para motoristas, vendedores e promotores, entre outros.

 

Quais desafios do ponto em forças de trabalho externo?

 

– Marcação da atividade realizada, e confirmação do local de trabalho.

– Trabalhadores distantes das bases de empresa ou em empresas terceiras.

– Controle de horário de entrada e saída e das horas extras trabalhadas.

– Garantia que as informações não serão alteradas com carimbo do tempo oficial.

– Facilidade para registrar o ponto mesmo que o trabalho seja em lugares distantes e sem internet.

– Permite a gestão de ponto de times de campo.

– Certificação digital que garante a validade, integridade, tempestividade e incontestabilidade do ponto.

– Estrutura em cloud, alta velocidade de implementação.

– Economiza tempo do RH, e do colaborador eliminando marcações feitas à mão e deslocamento desnecessário.

– Funciona até mesmo offline.

 

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Se você tem como contratados caminhoneiros, profissionais de limpeza, vendedores externos ou outros colaboradores que trabalham externamente, o Ponto Mobile irá te dar segurança jurídica e controle total. Certamente é a ferramenta mais indicada para controle de ponto de funcionários externos.

Os problemas que você pode evitar contratando uma solução de ponto mobile:

  • Esquecimento de anotações de ponto de funcionários externos.
  • Anotações repetitivas e com o horário exato da jornada de trabalho em registro de ponto manual.
  • Horário de descanso do almoço, quando o funcionário tira apenas uma parte do tempo destinada por sua própria vontade ou por ordens superiores e registra o tempo integral.
  • A falta de exatidão das batidas pontuais.
  • Falta de assinatura do ponto ao fim de cada mês: se o colaborador não assinar validando o ponto, não há comprovação da sua jornada de trabalho.
  • Manipulação no horário, refletindo em problemas legais posteriores.
  • Lembre-se: o controle de ponto é obrigação do colaborador. Se não houver registro de ponto e o empregado reclamar ele terá razão judicial, mesmo que não tenha feito as marcações de forma correta.

 

Não se esqueça que o seu quadro de funcionários externos precisa de um pouco mais de atenção. É importante que eles se sintam parte integrante da empresa e promover o engajamento desta equipe é fundamental. Algumas estratégias de comunicação tradicionais não vão funcionar com este grupo de colaboradores, por isso, pense em canais de comunicação mais eficazes e atuais. Grupos em redes sociais e chats podem ser a solução para manter o diálogo sempre aquecido a equipe devidamente informada.

 

A distância não pode ser um problema quando falamos de funcionários externos ou colaboradores que fazem home office. Caso você tenha dificuldade em reunir toda a equipe fisicamente, promova reuniões online com programas de videoconferência. Mantenha sua equipe por perto e sempre que possível realize encontros presenciais.

 

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite para entender também como você pode melhorar a segurança no trabalho da sua empresa. Até a próxima!