Como fazer uma pesquisa de clima organizacional eficiente

Tem notado suas equipes desmotivadas e os resultados não estão como o planejado? Então talvez esteja na hora de realizar uma pesquisa de clima organizacional. O método está cada vez mais popular e tem um objetivo claro: compreender o bem-estar de seus colaboradores e como isso pode estar impactando positivamente ou negativamente na sustentabilidade do negócio. Mas como fazer uma pesquisa de clima organizacional eficiente ?

Quem analisa o mercado percebe uma mudança dos hábitos das empresas bem-sucedidas. Se há algum tempo atrás parecia que a qualidade de vida dos funcionários não era assunto das organizações, hoje já se tomou consciência que compreender as necessidades e desejos dos colaboradores, faz sim a diferença e é essencial. 

Além dos feedbacks constantes e uma aproximação entre gestores e liderados, é através da pesquisa de clima organizacional que muitas vezes se torna possível identificar de maneira ampla e específica os pontos fortes e fracos de uma empresa e, através de seus resultados, conseguir realizar um planejamento efetivo de ações para desenvolver colaboradores, como também transformar rotinas de trabalho obsoletas. 

pesquisa de clima organizacional Muitas vezes é na pesquisa de clima organizacional que funcionários se sentem abertos a exporem suas percepções sobre o ambiente interno, como também, sobre suas práticas profissionais. Os colaboradores passam a ser encarados como personagens principais para a reflexão do dia a dia na empresa, sendo possível compreender o alinhamento deles, ou não, com as práticas corporativas e perceber os aspectos que a gestão de pessoas precisa manter ou mudar. 

Quer aumentar o sentimento em seus funcionários de que eles fazem a diferença na sua empresa? Então confira abaixo como fazer uma pesquisa de clima organizacional! 

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Etapas de criação e aplicação de pesquisa de clima organizacional 

Antes de sair criando questionários de pesquisa de clima organizacional é importante que sua empresa siga esse passo a passo para ter melhores resultados nesse levantamento: 

  • Planejamento da pesquisa

Essa primeira etapa consiste na percepção de quais são os objetivos da empresa com a pesquisa de clima organizacional. Antes de aplicar qualquer tipo de questionário, é essencial ter em mente qual a função que ele irá desempenhar na organização. 

Para isso, monte uma equipe que será responsável por discutir e alinhar todo o processo da pesquisa de clima organizacional. Essa equipe não necessariamente precisa ser formada apenas pelos profissionais de RH. Muitas vezes é válido incluir colaboradores de diferentes áreas e formar um time que irá auxiliar até mesmo em quais serão as questões da pesquisa de clima organizacional. 

Nesse processo inicial de planejamento é importante essa equipe responder algumas perguntas, como: 

  • Qual o período mais apropriado para realizar a pesquisa? 
  • Quanto tempo cada colaborador levará para finalizar a pesquisa? 
  • Quem será o responsável por divulgar e incentivar a participação na pesquisa? 
  • Qual será o time responsável por avaliar os resultados? 
  • Como a empresa irá compartilhar os resultados e seus impactos na cultura organizacional? 
  • Definição de perguntas de acordo com seus objetivos 

Após o planejamento inicial da pesquisa de clima organizacional, deve-se passar a elaborar o questionário e quais serão os tipos de perguntas aplicadas. Também é nesse momento que será definido quais serão os instrumentos e métodos de avaliação utilizados. Sua pesquisa será aplicada em papel ou por meios eletrônicos? Serão apenas perguntas de múltipla escolha ou dissertativas? 

É importante levar em conta que as perguntas de sua pesquisa de clima organizacional precisam conseguir medir o sentimento de cada colaborador e sua relação com cada um dos pontos questionados. 

pesquisa de clima organizacional Alguns indicadores podem lhe auxiliar a guiar suas questões, são eles: 

  • Opinião sobre volume de trabalho, horário de expediente e distribuição de tarefas
  • Satisfação em relação a estrutura física da empresa, como também suas relações com gestores, colegas de trabalho e instituição 
  • Avaliação da qualidade da comunicação interna
  • Perspectiva de desenvolvimento dentro da organização 
  • Checagem da compreensão dos colaboradores sobre a missão e valores da empresa 
  • Consideração sobre as rotinas de feedbacks e transparência das ações empregadas 
  • Comunicação e Execução da pesquisa

Chegou a hora de informar seus funcionários sobre a importância da realização da pesquisa. É preciso deixar claro como ela será feita e quais são os objetivos do processo. Como a pesquisa é voluntária, a transparência nesse processo de comunicação é primordial para o sucesso da pesquisa de clima organizacional. 

Para isso, deixe explícito que as respostas serão secretas e que a partir dos dados coletados será possível realizar transformações na melhora constante da empresa e do ambiente de trabalho. Sua organização precisa se mostrar, de fato, aberta a compreender e passar por mudanças necessárias para estar de acordo com o esperado pelos colaboradores. Não adianta sair aplicando questionário sem de fato ter um objetivo traçado. 

Crie um elo importante com as equipes, mas principalmente com figuras influentes entre os colaboradores dentro da empresa. Muitas vezes não são apenas os gestores que devem ter esse papel de incentivo. Quando apenas os líderes comunicam seus liderados sobre a pesquisa, acaba-se tendo o efeito de obrigação. É importante que os colaboradores se sintam parte importante para futuras transformações e que suas vozes são essenciais para isso. A pesquisa de clima organizacional precisa se tornar um espaço momentâneo para que eles digam de fato como estão e como pretendem estar futuramente dentro da empresa. 

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  • Análise da pesquisa e conclusões

A última etapa da pesquisa de clima organizacional consiste na reunião das informações e na tabulação dos dados coletados. Esse processo deve ser feito com muito cuidado, afinal será a partir deles que será possível estabelecer metas de melhorias e realizar diagnósticos. Tenha nessa equipe de análise uma pessoa especializada em interpretar dados. 

Divida essas informações por grupos conforme sua empresa perceber que seja melhor. Pode ser por núcleo de respostas ou até mesmo pelas áreas dentro da empresa. Após esse levantamento, apresente essas informações para a equipe responsável pelo planejamento e execução da pesquisa. Essa equipe poderá realizar um debate mais aprofundado e compreender o que precisa ser feito a partir de agora.

pesquisa de clima organizacional E atenção! Não deixe de compartilhar essas informações com os funcionários. Afinal, é muito desanimador participar de uma avaliação e não ver nenhum retorno sobre, não é mesmo? Então quando for apresentar para toda a empresa, já leve, também, quais serão as ações a serem executadas para reverter aspectos negativos e ressalte o que é comum positivamente entre todos os colaboradores. 

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Como você pode perceber, a pesquisa de clima organizacional é um alicerce para o alcance de metas e conquista de resultados positivos nas empresas. Esperamos ter lhe ajudado a compreender um pouco mais sobre como executá-la. Auxilie outras pessoas compartilhando esse texto nas suas redes sociais. Até a próxima!