Como ganhar agilidade e economizar com Terminais de Autoatendimento

Os terminais de autoatendimento vêm ganhando público e são cada vez mais utilizados para atender clientes de maneira rápida e eficaz. Há certo tempo os terminais de autoatendimento se fazem presentes em nosso dia a dia, um bom exemplo são os terminais de caixas eletrônicos, populares por sua rapidez em consultar informações básicas e até realizar movimentações como saques, depósitos e transferências, sem a necessidade de um operador financeiro ao lado.

 

Os terminais de autoatendimento funcionam através de uma interface homem-máquina, onde muitas vezes o cliente, totalmente isento de informações tecnológicas, precisa interagir com uma tela e seus componentes como sensores biométricos e câmeras, a fim de realizar as operações que deseja.

 

Sabemos que muitos usuários ainda não estão familiarizados com este tipo de tecnologia e, por isso, algumas necessidades e dificuldades acabam surgindo ao longo do processo. Então, é importante que os terminais de autoatendimento sejam desenvolvidos com muita atenção aos aspectos básicos de usabilidade, a fim de tornar a experiência do usuário a mais fácil e intuitiva possível. Neste artigo vamos explorar um pouco mais sobre o tema, e detalhar como os terminais de autoatendimento poder ser ágeis e econômicos. Continue lendo.

Otimize o seu atendimento

 

Sabemos que a base fundamental de todo atendimento é a capacidade de entender a necessidade do cliente e, com isso, conseguir entregar exatamente o que ele está buscando. Quando se tem um sistema de autoatendimento instalado em sua empresa, é possível gerenciar todo conteúdo de sua base de dados de forma rápida e simples. Com esta tecnologia, você consegue aumentar significativamente a eficiência do atendimento marcando de maneira positiva a experiência do seu cliente.

 

Os canais de autoatendimento buscam a maneira mais eficiente de se relacionar com o cliente final, por isso, utilize sempre uma linguagem simples e direta. Desta maneira, o seu atendimento será veloz e a prestação de serviços ao usuário será satisfatória. O grande objetivo do autoatendimento é poupar tempo e garantir a autonomia do cliente. Então, investir nesta tecnologia significa, de forma direta, que a empresa está preocupada com a satisfação do seu público.

 

Leia também: Tudo o que você precisar sobre o eSocial está aqui

 

Redução de Custos

Esses sistemas proporcionam suporte a um número grande de pessoas, por isso, possibilita mais atendimento em menor tempo, com menos incidência de erros, gerando um alto índice de satisfação. Todos esses benefícios são possíveis sem um alto investimento em equipe qualificada, já que o próprio cliente será o seu agente no processo de aquisição de serviços.

 

Outro benefício dos terminais de autoatendimento é a redução do fluxo de contatos manuais. Meios de comunicação como telefone, e-mail e chat podem ser reduzidos, já que o sistema é extremamente eficaz em atender as demandas do cliente.

Autoatendimento 24 horas

 

Você já pensou em oferecer um atendimento 24 horas em sua empresa? Com os terminais de autoatendimento isso é possível. Um dos principais benefícios desta tecnologia, é o funcionamento contínuo para benefício do usuário. Um exemplo prático são os famosos caixas eletrônicos 24h, utilizados pelas instituições bancárias. O tempo de atendimento é estendido por 24h ao dia, 7 dias por semana e, tudo isso, sem precisar da presença de um funcionário para garantir o atendimento. Sem contar como os benefícios que os terminais trazem para aeroportos, hospitais e várias outras estações comerciais.

 

Mas, para ter um atendimento integral funcional, é importante investir em equipamentos de alta performance e qualidade, garantindo o bom funcionamento durante todo o período.

 

Leia também: Como controlar o ponto de funcionários externos de forma fácil e efetiva 

Aumento nas vendas

 

Alguns estudos realizados apontam um aumento de até 30% em vendas, quando o estabelecimento opta em usar os terminais de autoatendimento. Claro que todo esse sucesso está diretamente relacionado à possibilidade de o cliente otimizar o seu pedido, adequando as suas reais necessidades. Os terminais também conseguem sugestionar produtos através de anúncios, informando ao consumidor sobre as possibilidades de compra.

 

O autoatendimento aumenta a receita de vendas e reduz custos de operação. O sistema também potencializa o acesso a informações do cliente, uma preciosa ferramenta para ações de relacionamento.

 

Recursos Extras

 

O terminal de autoatendimento oferece muito mais recursos do que você imagina e vários itens podem ser acrescentados. O terminal é um computador e pode ter muitas funções. Confira:

 

Leitor de códigos de barra e QRCode:

Muito usado em lojas e instituições bancárias. Conseguem identificar boletos ou produtos catalogados.

 

Impressora:

Funciona para emitir segunda via de boletos, recibos ou passagens aéreas.

 

Leitor de cartão:

Caso o terminal de autoatendimento tenha a função para pagamento, você precisará de um equipamento específico para ler os cartões.

 

Acesso à internet:

A internet cabeada é a mais segura, porém, nem todos os locais de instalação possuem a facilidade. Por isso, é altamente recomendado uma alternativa com wi-fi ou modem 3G – 4G.

 

Ainda existem outros componentes como scanner, câmeras fotográficas, leitores de NFC, etc. Tudo vai depender do tipo de serviço que você pretende oferecer ao seu cliente.

 

Quer saber mais e como os terminais de autoatendimento podem ajudar a sua empresa? Então clique aqui e entre em contato com a nossa equipe! Somos especializados em terminais de autoatendimento e podemos te ajudar. Não esqueça de compartilhar o texto em suas redes sociais.

 

Leia também: Como melhorar a segurança do trabalho (rápido e efetivo)