como parar de procrastinar

Como parar de procrastinar no trabalho e criar uma rotina mais eficiente

Com a popularização do termo, muita gente acaba confundindo preguiça com procrastinação. Por isso, antes de te dar dicas infalíveis sobre como parar de procrastinar definitivamente, vamos te explicar o significado e as características de procrastinação.

A procrastinação é o ato de adiar constantemente a realização de algo, que pode ser uma tarefa de trabalho, uma responsabilidade familiar ou compromisso pessoal. Inclusive, existem diversos artigos que provam que a procrastinação e a impulsividade são traços genéticos que estão conectados. A impulsividade, por exemplo, pode ter sido essencial para que os indivíduos do passado pudessem sobreviver em meio às adversidades. Já a procrastinação faz parte de uma história mais recente da humanidade. Esses estudos não têm a intenção de justificar o ato de procrastinar, afinal, ser genético não significa que você deve alimentar essa característica em você. Pelo contrário, você deve buscar recursos internos e externos para combater.

Diferente da procrastinação, em que a pessoa adia o que ela tem que fazer, mas faz, a preguiça opta por não fazer nada. Uma pessoa preguiçosa escolhe ficar o dia inteiro ocioso, vendo a vida passar e fazendo apenas o que deseja desde que isso não dê muito trabalho também.

Como saber se você está procrastinando no seu dia a dia?

Antes de saber como parar de procrastinar, é importante identificar se você é de fato um procrastinador. 

Um procrastinador pensa da seguinte forma: “Porque me preocupar com isso hoje, se eu posso fazer amanhã ou depois? ”.  Na maior parte dos casos, a postergação está diretamente relacionada à problemas de ansiedade, baixa autoestima, estresse, dificuldades de concentração, bloqueios de criatividade, emoções e sentimentos sabotadores. Enfim, como você pode perceber, está ligada a tudo que desconcentra e desconecta a pessoa dos seus objetivos em curto, médio ou longo prazo.

como parar de procrastinar

No dia a dia, um profissional pode encontrar vários motivos para procrastinar a realização das suas tarefas no trabalho. A seguir, alguns exemplos que podem te ajudar a identificar se a procrastinação faz parte do seu dia a dia:

  • Um procrastinador normalmente deixa uma atividade que ele considera muito fácil de ser realizada depois, já que não vai ocupar muito do seu tempo. O problema é que a lista de atividades acaba aumentando e trazendo um sentimento de angústia muito grande.
  • Outro exemplo interessante é quando o procrastinador não consegue realizar uma entrega, pois acredita que o trabalho está muito acima da sua capacidade intelectual ou habilidade técnica. Então, ele fica desmotivado e sem ânimo para trabalhar.

Leia também: Como fazer uma pesquisa de clima organizacional eficiente

Se você conseguiu se encaixar em pelo menos um desses dois exemplos, fique atento. Você pode estar procrastinando sem saber. E para te ajudar, elaboramos algumas dicas que vão te ajudar a saber como parar de procrastinar e ter uma vida mais produtiva. Confira:

1 – Identifique quem ou o que está roubando o seu tempo

Os exemplos mais clássicos de “ladrões do tempo” são as redes sociais. Não há nada que distraia mais do que uma passada sem compromisso pelo Facebook e Instagram, uma entrada rápida no Twitter só para conferir os trending topics ou os memes que chegam nos grupos de WhatsApp. São armadilhas que devem ficar bem longe. Feche as abas do computador, desligue as notificações e, se puder, abaixe o som do celular. Com bom senso, determine pausas para navegar e ver suas mensagens. 

2 – Arrume o seu local de trabalho

Espantar os ladrões do tempo é, de certa forma, um jeito de limpar o espaço do trabalho. Agora, do ponto de vista físico, vai ser ótimo para a sua organização começar o dia com a mesa livre de papéis e objetos que não dizem respeito às tarefas do dia.  

como parar de procrastinar

Se você trabalha em home office, uma dica é se preparar como se fosse até um escritório. Isso inclui, por exemplo, trocar o pijama por uma roupa que faça você se lembrar de trabalho. Parece bobo, mas para algumas pessoas é uma ação que faz muita diferença na produtividade e impacta positivamente no dia a dia.

3 – Faça uma lista com todas as suas tarefas do dia

Organize-se e gerencie suas demandas e compromissos em uma agenda ou aplicativo e coloque lembretes com os prazos de entrega. Quando receber uma demanda no trabalho, seja ela simples ou mais complexa, ao invés de deixar para começar amanhã, você já pode focar em iniciá-la logo no mesmo dia. Isso ajuda a evitar que você invente desculpas para não fazer seu trabalho. Esse autogerenciamento também vale para evitar atrasos e para que consiga reprogramar sua mente a mudar e agir diferente. 

Se você tem dificuldades em visualizar projetos como um todo, faça pequenas listas e, assim que concluir a tarefa, marque como “feito”. Fazer uma lista de todas as suas atividades é um grande alívio e uma das melhores dicas sobre como parar de procrastinar.

Leia também: Futuro do RH: Para onde caminha o setor e quais serão as suas transformações

4- Reconheça o seu esforço!

São tantas as tarefas do cotidiano que é importante se dar um tempo e reconhecer o próprio trabalho. Crie recompensas que o estimulem o seu esforço. Por exemplo: depois de concluir o resumo deste texto, vou tomar um café e dar uma olhadinha no celular.

São pequenos presentes diários que o estimularão a fazer o que é preciso. E se dê mais benefícios ao se deparar com desafios maiores. Sair para comemorar um fim de projeto mais detalhado pode ser um grande estímulo e vai te ajudar a entender como parar de procrastinar.

como parar de procrastinar

Esses presentes agirão como molas propulsoras e te ajudarão a seguir em frente e manter toda a organização de foco que você teve até o momento. As pausas também são importantíssimas para o rendimento contínuo e são necessárias para estimular a sua performance, principalmente se a sua ocupação precisa muito de criatividade. Pausar por 10 minutos após uma tarefa que exigiu muito de você é uma recompensa! Pode ter certeza que esse tempo não será perdido e você voltará renovado e mais preparado para encarar uma nova etapa de seus desafios.

Entender como parar de procrastinar vai além de uma leitura de artigo. Você precisa se comprometer, todos os dias, com os compromissos e atividades que surgiram durante o seu dia. Coloque essas dicas em prática e perceba a sua evolução com o tempo.

Se você não se considera um procrastinador, mas sabe de alguém que precisa ler essas dicas, compartilhe em suas redes sociais e ajude pessoas a romperem a procrastinação.