Conheça 4 tipos de Dinâmicas de Grupo para captar novos funcionários ou melhorar a convivência na sua empresa

Pode até parecer brincadeira, mas as dinâmicas de grupo no trabalho podem trazer motivação que geram grandes resultados. Quem nunca participou de uma dinâmica de grupo? Muito comum em processos seletivos, a técnica também pode ser usada para motivar equipes e desenvolver competências.

Agora, se você já passou por um processo seletivo, é possível que também já tenha participado de uma dinâmica de grupo. Essa é uma etapa importante para a o recrutamento e seleção de profissionais relacionados para algumas áreas de trabalho. Existem diferentes exemplos de dinâmica de grupo, cada uma com um objetivo.

Leia também: Tecnologias no RH: quais as principais soluções e como escolher

Em conjunto com as outras fases do processo de recrutamento, como é o caso da análise comportamental e da entrevista, a dinâmica de grupo pode orientar você a tomar uma decisão mais adequada ao que a sua equipe precisa. A seguir, vamos conhecer as principais dinâmicas de grupo, seja para motivar a sua equipe ou até para iniciar um novo processo seletivo na empresa. Continue a leitura:

Dinâmicas de grupo para processos de recrutamento:

 1 – Dinâmica para observar o entrosamento do candidato

 Esse é um tipo de dinâmica realizado no começo do processo seletivo, para que os candidatos se soltem e mostrem quem são. Por isso, com ela você conseguirá saber mais sobre cada um deles com foco em questões pessoais e não só nos pontos relacionados à carreira profissional.

Um exemplo para esse tipo de dinâmica é a de reconhecimento do grupo. Ela funciona da seguinte maneira: você entregará uma folha para cada participante e pedirá para que eles escrevam algo sobre si mesmos, como características que estejam relacionadas à vida e à personalidade.

Dê em torno de 10 minutos para que façam isso. Passado esse tempo, recolha as folhas, misture e entregue de volta para os participantes. Eles terão que ler e tentar descobrir de quem é o papel que pegaram. Isso faz com que os candidatos fiquem mais entrosados, relaxados e consigam mostrar melhor quem são e suas habilidades técnicas e comportamentais.

 2 – Dinâmica de histórias

 Primeiro é necessário dividir o grupo em equipes de quatro integrantes. Cada um desses grupos terá que escrever uma lista de verbos e substantivos distintos. A folha será, então, repassada para o grupo ao lado que deverá criar uma pequena história com as palavras dispostas.

Uma dica é que o grupo que escreveu pode decidir em qual gênero a história deverá ser contada. Por exemplo, romance, terror, drama, entre outros.

Essa dinâmica serve para descobrir a criatividade dos participantes e como atuam em equipe.

3 – Hora de realizar compras.

 O objetivo dessa dinâmica é fazer o momento ficar mais descontraído, além de memorizar o nome de cada participante. Primeiro, peça para todos os participantes sentarem em círculo e a pessoa que estiver à frente da dinâmica precisa falar “Fui fazer compras com…”

Depois, precisa falar o nome de algumas pessoas do grupo e informar que o dinheiro acabou;

Em seguida, a pessoa que foi citada deve trocar de lugar com outro participante e lembrando que o coordenador precisa participar da seleção para sobrar uma vaga. Na hora da troca, a pessoa que ficou em pé precisa ser a próxima que vai fazer compras.

Leia também: O que é People Analytics e como essa tendência vai transformar a Gestão de Pessoas da sua empresa

4 – Mural

 Essa é uma das dinâmicas de grupo mais conhecidas, pois é uma forma diferente de colocar todos para pensarem de maneira diferente. Divida os participantes em distintos times, o ideal seria 4 em cada um. Os materiais solicitados para essa atividade são: canetas, tintas, recortes de jornal e cartolina.

Depois, escolha um tema para cada grupo apresentar de forma criativa e lúdica, com linguagem simples e beleza estética. Por fim, os participantes devem discutir qual mural representou o tema de forma mais criativa.

Agora que você já conhece algumas dinâmicas de grupo para serem realizadas durante o processo seletivo da sua empresa, confira também algumas soluções que buscam motivar ainda mais a sua equipe de colaboradores:

1 – Desafio

 Forme uma roda com os participantes e oriente-os a passar a caixa de mão em mão enquanto a música estiver tocando. Avise a todos que, dentro da caixa, tem um desafio surpresa que deve ser cumprido por quem estiver com a caixa quando a música parar.

Selecione alguém para ficar de costas para a roda, pronta para pausar o som e dê início à atividade.

Quando a música parar, o coordenador deve desafiar a pessoa que está com a caixa, dizendo que ela pode escolher entre passar a caixa para o próximo ou abri-la e cumprir o desafio. Isso deve ser feito até que alguém aceite abrir a caixa e encontre lá dentro um delicioso chocolate ou qualquer outra surpresa boa!

Ao final o mediador da dinâmica estimulará a reflexão sobre como as qualidades e oportunidades de melhoria que cada um possui é de fundamental importância para construção de um time forte e completo. É importante ressaltar ainda como a contribuição de cada um é essencial para que aquele grupo possa se desenvolver conjuntamente e vencer seus desafios.

2 – O que você parece para mim

 Cole um cartão nas costas de cada participante com a fita crepe. Cada participante deve ficar com uma caneta. Ao sinal, os participantes devem escrever no cartão de cada integrante o que for determinado pelo coordenador da dinâmica:

  • Qualidade que você destaca nesta pessoa;
  • Defeito ou sentimento que deve ser trabalhado pela pessoa;
  • Nota que cada um daria para determinada característica ou objetivo necessário a atingir nesta dinâmica.

Ao final, o mediador da dinâmica estimulará a reflexão sobre como as qualidades e oportunidades de melhoria que cada um possui são de fundamental importância para construção de um time forte e completo. É importante ressaltar ainda como a contribuição de cada um é essencial para que aquele grupo possa se desenvolver conjuntamente e vencer seus desafios.

Concluindo: Vimos que as dinâmicas de grupo têm como objetivo promover o aumento da motivação e engajamento dos profissionais, incitar nos colaboradores o sentimento de pertencimento para que assim sintam-se parte importante da organização, bem como o intuito de melhorar continuamente o desempenho das equipes e retenção de talentos. Se você gostou do nosso artigo, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.