RH 4.0

Conheça o RH 4.0 e os seus impactos na Gestão de Pessoas

Falar sobre RH 4.0 é praticamente uma nova exigência em meio a revolução tecnológica da sociedade. Cada vez mais os processos estão sendo automatizados, exigindo uma nova postura profissional dos colaboradores. Isso agrega valor estratégico para as equipes de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, que passam a focar na produtividade, bem-estar e resultado efetivo dos colaboradores na constante melhora da empresa. 

Hoje já se fala em Quarta Revolução Industrial. Concebido pelo engenheiro alemão Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial, o termo “indústria 4.0” se refere às transformações pelas quais a economia está passando hoje.  Ao contrário das três revoluções industriais anteriores, a atual não é caracterizada apenas pelo desenvolvimento de novas tecnologias. Mais do que isso, estamos vivendo a fusão das tecnologias entre si, tornando mais tênues as linhas que separam os mundos físico, digital e biológico.

Mas afinal, será que sua empresa está preparada para o RH 4.0? Afinal, o que é esse conceito? Se você busca inovação, dinamismo e estratégia na sua equipe de Recursos Humanos, você precisa conhecer e implementar o RH 4.0. A transformação já começou e a resposta para se destacar entre os concorrentes começa aqui. Continue lendo e descubra! 

Leia também: Tecnologias no RH: quais as principais soluções e como escolher

O que é o RH 4.0?

As premissas do RH 4.0 vão muito além de apenas utilizar ferramentas tecnológicas para melhorias nos resultados da organização. Os humanos, por trás dos profissionais, são parte integrante das análises e decisões tomadas pelas empresas. 

A palavra-chave para o RH 4.0 é “estratégia”. Com a Quarta Revolução Industrial, ou indústria 4.0, todo profissional de RH passou a ter muito mais dinamismo em suas atribuições. Inúmeros processos e funções mecânicas e repetitivas passaram a ser automatizados, possibilitando um foco do setor em criar soluções e diagnósticos muito mais precisos e estratégicos para conseguir direcionar seus esforços ao clima organizacional. RH 4.0

Ou seja: as tarefas mecânicas e repetitivas — como algumas questões da folha de pagamento ou de encargos trabalhistas — deixam de consumir a maior parte do tempo no RH 4.0. No seu lugar, essas e outras tarefas podem ser delegadas à programação de recursos por meio de um software de gestão, de controle de acesso, por exemplo, entre outras soluções. Dessa maneira o RH se torna, ainda mais, uma peça-chave para avaliar, monitorar e propor melhorias para a empresa. 

Além disso tudo, a Indústria 4.0 exige do RH uma outra demanda, que antes não era tão demandada: a de profissionais com qualificações específicas para atividades tecnológicas. Hoje, cabe ao RH compreender e estabelecer de maneira mais eficaz quais os padrões de equipes são necessários para que se consiga seguir firme no uso das novas tecnologias. No RH 4.0, os profissionais, mais do que apenas estabelecer quais são os processos de seleção, precisam entender de fato quais perfis irão fazer a diferença na construção de uma organização atualizada e tecnológica. 

Quais os impactos do RH 4.0?

É normal sentir uma certa insegurança ao integrar soluções tecnológicas ou adotar mudanças mais drásticas na gestão de uma empresa. Contudo, ao perceber as vantagens que essas mudanças têm a oferecer, fica mais fácil encarar o desafio. Veja quais são as principais melhorias que o RH 4.0 proporciona: 

Mais efetividade e menor tempo de trabalho

Todo gestor sabe, com sua experiência, que boa parte das pessoas preenchem o tempo dado para uma tarefa. Se dermos um mês, levarão um mês; se dermos uma semana, o trabalho, provavelmente, será entregue em uma semana. 

RH 4.0

Com o uso das tecnologias, tornou-se possível flexibilizar e otimizar as jornadas de trabalho, com muitas empresas já adotando menos horas de trabalho. Com menos tempo, as tarefas ganham mais foco e sentido de urgência. Além disso, profissionais descansados ficam mais motivados, sabendo que terão mais tempo livre para atividades como ir ao banco ou ao dentista.

Além disso, ao substituir programas instalados em máquinas e processos manuais por sistemas virtuais, você traz a diminuição da burocracia e a otimização do tempo, de recursos e do espaço físico.

Portanto, aquele setor lotado de papéis, com pilhas de currículos e documentos espalhados em cada gaveta não é mais uma realidade necessária. A automatização de processos e a substituição de programas por softwares online é o primeiro passo para ingressar no RH 4.0.

Recrutamento e seleção de candidatos mais adequados para cada tarefa

O RH 4.0 permite usar ferramentas digitais para realizar um recrutamento mais amplo, sofisticado e incisivo. Hoje já se fala em People Analytics, tema de um texto já publicado aqui no nosso blog

Tanto o People Analytics como o RH 4.0 utilizam as evoluções tecnológicas a favor das organizações. Para coordenar as atividades de seleção e recrutamento das diferentes equipes, líderes de RH terão de aprender sobre as tecnologias digitais e como usá-las de forma eficiente. Isso inclui o uso de ferramentas de colaboração, comunicação e também de analytics.

O uso dessas soluções facilita o trabalho remoto, de modo que é possível contratar alguém que mora em outra cidade ou até fora do país. O RH 4.0 não precisa se contentar com um candidato “bom o suficiente”. Pode achar o perfil exato para cada vaga.

Construa uma cultura de lideranças na sua organização e aprimore a gestão dos colaboradores

Com o RH 4.0 se fala também em liderança 4.0. Hoje, bons líderes não são aqueles que mandam, mas os que estimulam o desenvolvimento da sua equipe e conseguem atingir resultados e, até mesmo, superá-los.

Outro ponto essencial desses novos líderes no RH 4.0 é desenvolver uma mentalidade voltada para o digital. E quando sua empresa investe em um RH tecnológico, torna-se mais fácil introduzir e aprimorar essa consciência. 

RH 4.0

Leia também: Como garantir uma boa liderança e Gestão de Pessoas na sua empresa

Aqui na TeleWorld você encontra soluções para implementar o RH 4.0 na sua organização. Você poderá contratar as melhores tecnologias para controle do relógio ponto, ferramentas para segurança no trabalho e medicina preventiva, terminais inteligentes de autoatendimento, além de instrumentos para controle de acesso de pessoas e veículos. Quer saber como cada uma dessas soluções pode ajudar a sua empresa? Então entre em contato agora mesmo conosco!

Leia também: A Pirâmide de Maslow aplicada ao seu negócio e a gestão de pessoas

Esperamos ter lhe ajudado a compreender o que é RH 4.0 e sua importância para impulsionar o crescimento da sua empresa. Não deixe de compartilhar esse post nas suas redes sociais e auxiliar mais pessoas nessa questão!