Descubra 4 vantagens do trabalho remoto e como implementá-lo na sua empresa

Atualmente novas tendências e formas distintas de trabalhar ditam o mercado. São novas possibilidades que empresas e colaboradores encontram para dar dinâmica às suas atividades, seja por conta da necessidade do isolamento social ou até mesmo para diminuir investimentos iniciais.

Uma das possibilidades que mais crescem nesse sentido é o trabalho remoto. Você já deve ter escutado sobre assunto, certo? O conceito ainda divide muita opinião, porque tem seus benefícios, mas também algumas desvantagens. A definição do termo abrange muita coisa, e muita gente já é adepta ao trabalho remoto, mas as empresas ainda sofrem algum tipo de resistência em relação aos colaboradores que não se acostumaram ainda 100% com a modalidade. Mesmo com algumas barreiras, a pesquisa O Futuro do Mercado mostra que 40% de seus entrevistados praticam home office.

Trabalho remoto é a mesma coisa que trabalhar home office?

Com certeza você já ouviu falar em home office, mas será que um sistema de trabalho é igual ao outro? O home office é sim um trabalho remoto. Mas não se restringe a isso. Trabalho remoto é toda aquela atividade realizada fora do ambiente de escritório. As atividades podem ser realizadas de forma online ou não, mas é claro que contar com a ajuda da internet potencializa ainda mais as possibilidades de entrega do trabalho remoto.

Além do home office, ainda temos nessa categoria o nomadismo digital e os coworkings, para citar os exemplos mais famosos. No trabalho a distância, você pode escolher horários e locais para produzir e adequar a sua rotina, trabalhando com sistemas de demanda. O que te dá a oportunidade de evitar alguns estresses do cotidiano, como o trânsito e gastos extras com alimentação, por exemplo. Mas, lembre-se: para exercer uma atividade em trabalho remoto é importante ter muita concentração e disciplina.

O que sabemos é que com a escolha do trabalho remoto, tanto funcionários quanto empresas saem ganhando. Acompanhe a seguir, alguns benefícios dessa modalidade para as empresas:

  • Liberdade para contratar especialistas em diversas áreas sem ter que se preocupar com deslocamento e longas distâncias.
  • Drástica redução de desperdício de recursos.
  • Aumento de produtividade da equipe, já que os colaboradores são interrompidos menos vezes ao dia e gastam menos tempo de locomoção.
  • Economia com encargos sociais e as vantagens fiscais para microempresas, como dispensa do Imposto de Renda, por exemplo.
  • As escalas de trabalho mais flexíveis, já que existe a possibilidade de trabalhar com atendimento ao cliente 24 horas por dia.
  • Redução considerável de gastos – Mesmo que a empresa se proponha a auxiliar os colaboradores com gastos de luz e internet, por exemplo, é possível diminuir os investimentos da companhia com a prática de trabalho remoto.
  • Reuniões mais produtivas – O foco nas conferências online é muito maior, já que, no trabalho remoto, só participam de reuniões os realmente interessados e os que podem se beneficiar com as informações abordadas, evitando a perda de tempo que  normalmente acontece com reuniões presenciais.
  • Colaboração imediata – O compartilhamento de informações e documentos, além da solução de dúvidas, é outro benefício que pode ser feito em tempo real por meio das ferramentas tecnológicas – facilitando o trabalho e a busca por respostas de quem está no mundo do trabalho remoto.

Veja também: Conheça nossa Solução de Ponto Mobile

 Como falamos, os colaboradores também saem ganhando com o sistema de trabalho remoto. Conheça alguns dos diversos benefícios:

1 – Flexibilidade

Trabalhar em um escritório de uma empresa exige que o funcionário acorde cedo, pegue um transporte público ou enfrente o trânsito das grandes cidades. Já com o trabalho remoto, esse tipo de coisa pode ser tranquilamente evitado. Além de escolher os horários, sempre muito acordado com os empregadores, o colaborador evita alguns contratempos, como ônibus lotado, chuvas e horas perdidas no trânsito.

3 – Trabalhe de qualquer lugar

Até agora, falamos das vantagens que se tem em trabalhar de casa. Mas falamos que o trabalho remoto não se resume a isso, se lembra? Pois muito que bem, o funcionário poderá escolher o seu local de trabalho, onde se sinta mais produtivo ou que aproveite melhor a cidade onde está.

4 – Aumentos de produtividade

Aqui a vantagem é tanto para profissionais remotos quanto para empregadores, como falamos anteriormente. Deixando o empregado livre para escolher trabalhar a distância, você propiciará um expressivo aumento na produtividade, já que ele estará se adequando aos melhores ambientes para que o funcionário seja mais produtivo.

Leia também: Conheça o RH 4.0 e os seus impactos na Gestão de Pessoas

Agora que você já sabe que é vantajoso contratar um profissional com o método de trabalho remoto, entenda um pouco mais sobre como implementar esse sistema na sua empresa: