Employee experience: o que é, benefícios e como implementar

Tradicionalmente, mercado e empresas tendem a focar seus esforços no consumidor. Com certeza, o cliente é parte fundamental dos processos de produção e comercialização, mas ele é a ponta. Até que um produto ou serviço chegue ao seu destino, o consumidor, ele passa por várias mãos, que tem ganhado igual importância no processo. Tendências de recursos humanos como Employee experience (EX) são prova dessa mudança de comportamento.

Traduzindo Employee experience

Employee experience é um termo inglês que se traduz em experiência do colaborador. Temos aqui uma mudança no olhar, ampliando campo de visão do consumidor até o funcionário. De certa forma, o conceito de employee experience se identifica com o que entendemos por experiência do consumidor, alterando o foco e aplicação.

Tanto para o colaborador, quanto para o cliente, a experiência pode ser positiva ou negativa, o resultado da soma das percepções e sentimentos que os profissionais vivenciam nas rotinas de trabalho é o que entendemos por employee experience. O que vai determinar se esse número será positivo ou negativo é o esforço que a empresa colocará para melhorar essas experiências.

Desde o processo de seleção, o colaborador está avaliando as experiências que compartilha com a organização. Fatores como oportunidades de crescimento, apoio da liderança, autonomia para tomar decisões, ambiente organizacional agradável, entre outros, definirão a qualidade dessa relação.

Para atingirmos bons resultados, precisamos realizar bons processos, correto? Logo, aplicando a estratégia de employee experience passamos a entender que proporcionar uma experiência enriquecedora e prazerosa para os colaboradores gerará melhores resultados e, consequentemente, clientes mais satisfeitos e aumento de demanda.

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O que você ganha aplicando Employee experience

Produtividade

Bons resultados são frutos de processos produtivos. Colaboradores motivados e satisfeitos com suas funções tendem a aumentar a produtividade. Da mesma forma que colaboradores descontentes com suas funções ou que não mantem um bom relacionamento com seus pares estão propensos a apresentar níveis de produtividade cada vez mais baixos.

A produtividade está intimamente relacionada a experiência dos funcionários, estratégias qualitativas e de otimização são capazes de envolver o colaborador com os processos e a empresa de forma geral, fazendo com que ele produza mais e com maior qualidade, impactando positivamente nos resultados do empreendimento.

Qualificação

Incentivar um bom ambiente de trabalho e valorização da experiência do colaborador, além de melhorar a produtividade, pode servir como atrativo na atração e na retenção de talentos. Para além do salário, hoje você precisa oferecer uma vivência produtiva se quiser contar com os melhores profissionais.

Ser uma marca forte e com boa reputação no mercado influencia diretamente o processo de escolha de bons profissionais. Proporcionar uma experiência positiva através de um ambiente de trabalho encorajador e valorização dos profissionais elevam sua marca e você ganha credibilidade como empregador.

Colaboradores satisfeitos além de produzirem mais, faltam menos e não tem motivos para procurar oportunidades melhores nas empresas concorrentes. A manutenção dos colaboradores qualifica os processos uma vez que os profissionais já têm expertise nas operações da sua empresa. Além de economizar tempo e dinheiro que precisariam ser gastos em rescisões contratuais, processos de seleção e treinamento.

Relacionamento

Fortalecer a cultura organizacional promove um sentimento de pertencimento no colaborador. Para além de uma engrenagem, o trabalhador passa a se identificar e se comportar como responsável pelo produto final. Cresce, assim, um espírito de coletividade e coparticipação.

É fundamental que empresa e colaboradores tenham seus valores alinhados e compartilhem as mesmas motivações e compromissos através do diálogo e da transparência. Assim, os colaboradores tendem a replicar as boas práticas, fortalecer a comunicação e melhorar os relacionamentos interpessoais.

Quando a relação com a empresa é satisfatória, o ambiente de trabalho gera motivação e engajamento nas pessoas, e toda a atmosfera da organização se transforma. 

Ao melhorar os relacionamentos interpessoais, desenvolver líderes para saberem lidar com os diferentes tipos de perfis comportamentais e implementar benefícios para os seus trabalhadores, o seu negócio constrói um clima corporativo cada vez mais favorável.

Leia mais sobre Employee experience: o que você precisa saber

Implementando Employee experience

A experiência dos colaboradores pode ser melhorada de várias formas, como isso será feito, depende diretamente do perfil dos seus trabalhadores e dos recursos disponíveis. Não existem fórmulas mágicas, mas sim boas práticas que podem ser replicadas e devem ser avaliadas periodicamente através de pesquisas internas para estarem sempre em processo de aperfeiçoamento.

Fortalecer as experiências humanas demanda uma cultura de colaboração e o setor de Recursos Humanos desempenha um papel central nesse exercício. Será preciso equilibrar as necessidades da organização com as características únicas de indivíduos e grupos de trabalho.

Conhecimento

O primeiro passo para implementação de estratégias de employee experience é conhecer sua empresa. Converse com seus funcionários, crie canais de comunicação abertos e confiáveis onde os colaboradores se sintam seguros para falar abertamente. Realize uma pesquisa de clima organizacional para orientar este processo.

Nesse momento, você perceberá como cada um de seus funcionários é único, com habilidades e potenciais exclusivos. É fundamental reconhecer as especificidades de cada um para avaliar qual a melhor função cada um pode exercer. Invista em estratégias de motivação distintas, de acordo com os interesses identificados em cada grupo. Nessa etapa, você pode se valer de ferramentas como o people analytics e crowdsourcing.

Jornada

Ao conhecer seus colaboradores, mapeie a jornada de cada um, o caminho que cada um percorreu desde a admissão e sua rotina de trabalho. Considere todas as etapas que o funcionário atravessa, desde o recrutamento e seleção até a contratação, desenvolvimento e desligamento. 

Assim, você conseguirá localizar falhas e oportunidades de melhorias. Ao visualizar todo caminho dos funcionários na sua empresa, você poderá combater a rotatividade de funcionários e encontrar formas de atrair talentos do mercado. Um mapeamento de jornada feito corretamente resultará em melhorias no processo de recrutamento e seleção.

Customer experience

A experiência do colaborador precisa estar alinhada com a experiência do cliente. Todo cuidado e atenção dedicado ao cliente deve ser igualmente oferecido ao colaborador. Se a sua empresa oferece um serviço personalizado aos clientes, esse diferencial também deve ser oferecido para os colaboradores. De forma que os colaboradores vivenciem os benefícios oferecidos pela sua empresa em primeira mão, fortalecendo a cultura e a identidade do negócio.

Planejamento

A partir o conhecimento de seus colaboradores e da jornada, você pode criar um programa de employee experience. Planeje campanhas de incentivo, programas de reconhecimento, entre outras estratégias para aumentar a satisfação de seus colaboradores.

Oportunidades de crescimento também são importantes no estímulo a experiências positivas. É fundamental encorajar os colaboradores e permitir que desenvolvam habilidades e aumentem as suas responsabilidades. Um plano de carreira atraente, estratégias de treinamento, programas de coaching e mentoria, entre outras ações ligadas ao desenvolvimento profissional manterão seus funcionários incentivados. Programas de recompensa também são formas interessantes de manter o colaborador empenhado. 

Avaliação

Mantenha sempre o canal de comunicação aberto com seus colaboradores. Para além, realize avaliações periódicas para mensurar a eficácia das estratégias implantadas. E, o mais importante, sempre ofereça e solicite feedback. Nunca deixe um colaborador ou cliente sem resposta. As experiências se transformam conforme acontecem, logo você deve estar sempre atualizado sobre as opiniões dos colaboradores para melhorar o programa.

Como você pôde acompanhar, employee experience é muito mais que um ambiente de trabalho descontraído com salas repletas de sofás confortáveis, jogos e decoração criativa. Criar uma experiência positiva demanda reconhecimento, valorização, propósito, confiança, aprendizagem e autonomia.

Sua empresa pode e deve ser um lugar de realização pessoal de seus colaboradores e você pode ser o responsável por isso ao direcionar seu olhar para todos que estão ao seu lado, ouvi-los e compartilhar com eles seus valores.

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