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Futuro do RH: Para onde caminha o setor e quais serão as suas transformações

Afinal, qual o futuro do RH? Talvez essa seja a pergunta que domina diariamente os profissionais do setor, bem como diretores e CEOs de empresas. Que os Recursos Humanos estão mudando, isso não há dúvidas. Processos até então operacionais deixam de fazer sentido e são automatizados através do uso da tecnologia. Nesse cenário, surgem novos desafios e um papel atualizado do profissional de RH: muito mais estratégico e focado no Capital Humano. 

Sem dúvidas todas as áreas estão experimentando novos modelos de gestão e, claro, de negócio, para se manterem atualizadas e eficientes. Mesmo que as empresas estejam em estágios diferentes de implementação de soluções tecnológicas, a transformação digital hoje é prioridade na agenda das organizações. Consequentemente, dos profissionais de RH, que serão os agentes responsáveis pela condução dessas inovações. 

Talvez essa seja a melhor maneira de iniciar esse texto falando sobre o Futuro do RH: o papel de conduzir no caminho da transformação. Abaixo analisamos um pouco o panorama atual e como estão se desenhando os novos setores de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas. 

Futuro do RH já começou

Sim, parece até frase de propaganda de ano novo, mas o futuro do RH já está em prática. Há alguns anos, o setor tinha uma rotina muito próxima de um departamento pessoal: cálculo de rescisão, aviso de férias, controle da folha de pagamento etc.

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Hoje, o RH passou a ser a chave principal para as mudanças e tomadas de decisões que impactam todas as áreas de uma empresa. São os profissionais de Recursos Humanos que assumem uma nova roupagem, muito mais focada em zelar pela sustentabilidade das organizações. 

Isso significa que ele deve trabalhar com mais peso na gestão de pessoas, pensando em como diminuir o turnover, desenvolver ao máximo as competências dos funcionários, aumentar o engajamento, criar um bom clima organizacional e fazer uma seleção de talentos eficiente.

Além disso, o novo RH também se próxima da gestão de resultados, tendo que compreender muito mais o que gera impacto econômico e social dentro e fora das empresas. Ou seja, ao mesmo tempo que cabe ao RH gerir a qualidade de vida dentro das organizações, também é de sua responsabilidade compreender o que o mercado e CEOs das empresas esperam.  Dessa maneira, percebe-se no futuro do RH esse setor como um facilitador das relações organizacionais. 

Leia também: Conheça o RH 4.0 e os seus impactos na Gestão de Pessoas

Futuro do RH significa disruptura 

Essa constante inovação transformadora no ambiente de trabalho trouxe um novo termo para os dicionários: “a disruptura digital”, conceito originado no best-seller “Digital Disruptive”, do pesquisador James McQuivey, da Forrester Research.

Segundo ele, o impacto tecnológico da era dos dispositivos gera transformações disruptivas, que, de maneira rápida, mudam completamente hábitos ou rotinas de trabalho. Exemplos práticos e fáceis de compreender são os modelos de negócio do Uber e do Airbnb.

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Mas, o que o Futuro do RH tem a ver com disruptura? Tudo! Na previsão da Accenture Institute of High Performance, cinco tendências irão transformar ainda mais a área de Recursos Humanos:

1) A soberania de dados e integração;

2) O digital dará poder e capacidade de gerenciamento às pessoas;

3) Aumento do espaço dentro das empresas para aplicativos de gerenciamento de perfis;

4) Gestão personalizada de talentos através do meio digital;

5) Gestão com mais agilidade e flexibilidade graças ao Cloud computing.

O que se percebe são colaboradores cada vez mais participativos e o RH assumindo um papel estratégico de, diariamente, gerir talentos e capacitar gerentes e gestores a compreenderem essa autonomia natural do novo profissional. É preciso dar espaço de fala e atuação. As novas gerações exigem e desejam mais flexibilidade dos gestores, bem como de suas relações trabalhistas. Não apenas em cargas de horário mais voláteis, como também na necessidade de feedbacks contínuos como elemento preponderante para se manterem ou não nas empresas. 

Novamente, o futuro do RH passará exatamente por isso: sua atividade principal será estudar, analisar e construir solos consistentes para criar um ambiente propício ao novo, possibilitando a chegada de novas tecnologias e soluções disruptivas que, de maneira rápida, podem reestruturar e redefinir a maneira como cada empresa encara seu negócio. 

Futuro do RH: dados e softwares passam a ser os melhores amigos

Diante de toda essa nova realidade apontada ao longo do texto, percebe-se que os profissionais de RH focam cada vez mais em processos que irão gerar maior valor para as organizações, como reduzir as taxas de rotatividade, desenvolvimento humano, engajamento, clima organizacional, gestão sólida de carreira e remuneração, recrutamento e seleção eficiente. 

Para isso, caberá aos profissionais do futuro do RH terem a mão, como elementos fundamentais, diferentes ferramentas que irão reforçar ainda mais o conceito de People Analytics, já falado anteriormente aqui no nosso blog. 

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É muito importante reforçar que o People Analytics não é uma ferramenta, mas sim a aplicação de uma metodologia que implica na coleta, organização e análise de dados sobre pessoas.

Os profissionais que estarão presentes no futuro do RH terão que ter a competência para lidar com análise de dados como apoio para a tomada de decisão. Além de claro, apoiar os gestores e a organização a compreender qual o melhor caminho em um ambiente cada vez mais competitivo.

Conceitos como People Analytics, Big Data, bots dentre outros, passam a estar mais presentes nas soluções de gestão de pessoas e tornam-se fatores mais relevantes dentro do RH. O uso de dados estatísticos será fundamental para embasar as ações em torno da capital humano.

Cabe ao setor, no futuro do RH, estar capacitado e usufruir de maneira inteligente das inúmeras novas tecnologias que surgem diariamente para produzirem resultados mais consistentes. 

Leia também: Tecnologias no RH: quais as principais soluções e como escolher

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