HR Tech: Entenda o que é, qual sua importância e algumas soluções para sua empresa

Se você anda não ouviu a expressão HR Tech você precisa ler este artigo agora! O termo HR Tech, do inglês human resources technology, tem sido usado para identificar o setor de Recursos Humanos (RH) que está integrado às novas tecnologias e tendências. Isso significa que esse setor conta com ferramentas modernas e softwares para otimizar os processos internos e ainda melhorar os resultados em geral.

O desenvolvimento tecnológico, principalmente em termos de conectividade, favoreceu a criação e implementação de ferramentas que encurtam distâncias físicas e diminuem a burocracia. A digitalização da famosa “papelada” permitiu um ganho significativo de tempo a ser investido nas pessoas.

Segundo estudo da PwC, até 2020, 35% da força de trabalho global será composta por pessoas que cresceram em meio à revolução tecnológica da internet. E agora com a regulamentação do padrão 5G para redes móveis e de banda larga, a chamada internet das coisas, o mundo inteiro estará conectado de forma efetiva. Viveremos, então, o boom do HR Tech que estará disponível para todos, em qualquer lugar.

Hoje a HR Tech já é uma realidade no dia a dia das organizações. Você encontra essas ferramentas desde o acesso às empresas, até a gestão de pessoas. As ferramentas HR Tech nasceram para desburocratizar os processos realizados por meio de soluções que possibilitem que a equipe trabalhe de forma cada vez mais estratégica.

Leia mais sobre Tecnologias no RH: quais as principais soluções e como escolher

Vantagens da HR Tech

Com a HR Tech as organizações conseguem aumentar a eficiência dos colaboradores, a inteligência do setor e otimizar os processos, melhorando os resultados. Isso porque as ferramentas liberam os colaboradores da repetição das mesmas tarefas mecânicas para pensar em inovações.

A incorporação dos softwares, as HR Tech, também proporciona a redução dos custos na contratação e a elevação da eficiência no processo de seleção. Ou então, podem estar focadas na gestão do bem-estar e no desenvolvimento de seus funcionários.

Os ganhos com a implementação da HR Tech só não são imensuráveis, porque as soluções possuem ferramentas de métricas para avaliar o andamento dos processos, possibilitando uma ação imediata na gestão de crises, por exemplo.

Os benefícios do uso da HR Tech são tantos quanto a variedade de soluções que a tecnologia disponibiliza. Mas, de forma geral, as organizações ganham em eficiência, podendo dedicar mais à estratégia e menos à operação. Também ganham em eficácia e agilidade, elevando as taxas de acerto dos colaboradores.

Com a tecnologia HR Tech, é possível acessar o que de fato os colaboradores pensam da empresa e de suas condições de trabalho e como melhorar a percepção do ambiente. Pequenas mudanças podem gerar ganhos significativos de produtividade e bem-estar nas organizações.

HR Tech no Brasil

O mercado das HR Tech no Brasil teve um grande crescimento na última década. Empresas de soluções HR Tech estão ganhando espaço ao ajudar as companhias mais tradicionais na implantação das tecnologias.

Segundo um relatório produzido pelo centro de inovação Distrito o Brasil já conta, hoje, com 373 startups voltadas para a área de recursos humanos. Do total, 85,2% surgiram há menos de 10 anos.

E esses números devem crescer muito mais. O Brasil concentrou apenas 2% dos investimentos feitos em HR Techs em todo o mundo desde 2014. No que diz respeito à representatividade na geração de empregos, as startups de RH empregam mais de 11 mil pessoas no país.

“Hoje existem mais de 20 milhões de empresas no Brasil de acordo dados do Sebrae. Todas elas, mas principalmente as grandes e médias, precisam de processos de recrutamento e seleção, desenvolvimento e gerenciamento de funcionários, entre outras atividades formais que fazem parte de qualquer companhia. A tecnologia é capaz de dar acessibilidade para implementação desses processos de forma eficaz”, diz Tiago Ávila, líder do Distrito Dataminer, em entrevista para Forbes.

Exemplos de soluções de HR Tech

HR Tech na Segurança do Trabalho e Medicina Preventiva

Na conjuntura atual, as soluções em HR Tech podem ser o diferencial na preservação da vida de seus colaboradores. Nunca o cuidado e atenção à saúde das pessoas foi tão importante. A HR Tech pode ser sua maior aliada neste momento.

A pandemia do covid-19 acelerou bruscamente o uso da telemedicina e todas possibilidades de interação que dispensem o contato físico. Nesse sentido, a instalação de equipamentos de reconhecimento facial explodiu ao longo do ano.

As empresas estão se vendo obrigadas a adotar soluções para intermediar as interações, evitando a aproximação física. Exemplo disso é o totem de Controle de Acesso e Ponto com Reconhecimento Facial e Análise de Temperatura e Máscaras.

A solução da empresa TeleWorld, o controlador de acesso LTF 500 é um totem com autenticação por reconhecimento facial, agregando o grande diferencial da análise de temperatura corporal e uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual) máscara.

Aqui temos a combinação de diferentes soluções que dão um ganho significativo em segurança, agilidade e tempo para empresa. Com o uso de uma ferramenta neste formato, é possível toda a gestão de acesso e frequência do pessoal digitalizada.

Além de intensificar o controle do uso dos equipamentos de proteção, trabalhando na prevenção de acidentes e preservação da saúde dos colaboradores.

O acesso diário as informações de saúde dos colaboradores através das HR Tech viabilizam o acompanhamento mais próximo dos profissionais de saúde responsáveis pela medicina preventiva na organização. Proporcionando pensar ações proativas e preventivas de gestão de saúde e segurança no trabalho.

HR Tech no trabalho remoto

Outra área que cresceu exponencialmente com a pandemia foi o trabalho remoto. Organizações públicas e privadas precisaram se organizar rapidamente e pensar formas de realizar as atividades com o distanciamento social. E deu certo!

Definitivamente, o mundo não será mais o mesmo, principalmente no ambiente organizacional. Com a ajuda da HR Tech as instituições vivenciaram, e mais, provaram, que o trabalho remoto é possível e até mais produtivo.

A vantagem da disponibilidade de uma ferramenta de gestão de recursos humanos na palma da mão do colaborador deu um ganho de tempo e agilidade enorme para os setores de recursos humanos.

Soluções como o Ponto Certificado Mobile permitem a marcação e a gestão de ponto de trabalhadores externos de forma ágil, simples e com total segurança jurídica. O software pode ser instalado em notebooks, tablets e celulares, permitindo assim o registro em qualquer local fora do ambiente de escritório.

Leia mais sobre vantagens do trabalho remoto e como implementá-lo na sua empresa

HR Tech deixou de ser um incremento para ser uma necessidade na gestão de recursos humanos. Fato é que as tecnologias têm sido grandes aliadas em insights, base para tomada de decisão e suporte para novas estratégias.

Em resumo, as HR Techs surgiram para entregar muito mais que apenas softwares para o RH com soluções para ponto e folha de pagamento. A ideia é aperfeiçoar as tarefas da área que demandam mais tempo, deixando-a menos burocráticas e mais planejadas.