Desafios de investir na gestão de pessoas: vantagens, obstáculos e resultados

O caminho mais longo e desafiador que um empreendedor por escolher e entender como investir na gestão de pessoas, e aplicar este conhecimento em sua instituição. Embora seja um caminho complexo, com certeza é o mais compensador.

Sabemos que o capital humano é extremamente complexo e, por isso, o investimento não é apenas financeiro. Requer também muito tempo, planejamento e esforço dos empreendedores. Apesar de entendermos que esta dificuldade é real e está presente em muitas empresas, investir na gestão de pessoas é o caminho do sucesso.

Partindo do pressuposto de que os funcionários são o maior bem da empresa, a realização desse tipo de investimento significa desenvolver o negócio como um todo. Já falamos algumas vezes em nosso blog sobre as tendências para o futuro do mercado de trabalho e com certeza investir na gestão de pessoas é um dos assuntos mais comentados.

E não estamos falando apenas de como atrair os melhores profissionais, mas também como contratar pessoas que têm tudo a ver com a sua empresa e farão a diferença nos resultados. E é aí que entra a importância de investir na gestão de pessoas.

Então, se você quer investir na gestão de pessoas e não sabe por onde começar, fique atento às dicas que vamos dar logo a seguir e faça a diferença no mercado de trabalho. Continue a leitura:

Por onde começar a investir na gestão de pessoas?

Primeiro, mude a sua mentalidade e com isso promova um verdadeiro impacto na sua equipe. Os primeiros passos são sempre os mais difíceis, especialmente porque uma parcela considerável de gestores, principalmente de empresas menores, ainda tem dificuldades para enxergar o investimento em pessoas como algo que é capaz de gerar resultados concretos.

Também é importante ressaltar que investir em pessoas nem sempre significa de fato um investimento grande de capital. Na realidade, apesar do financeiro ter a sua importância, na maioria dos casos a disposição e criatividade pesam muito mais para construção de boas estratégias de gestão de pessoas.

Fortaleça a cultura organizacional da empresa

A cultura organizacional é capaz de unir os colaboradores através de valores, atitudes, comportamentos e expectativas. Esta ferramenta na mão de um grande gestor, pode trazer benefícios surpreendentes e colocar a empresa a frente. Manter a equipe mais engajada e produtiva, sempre trabalhando por melhores resultados por acreditar que fazem parte de um time onde o gestor se importa: este é o papel do fortalecimento da cultura organizacional.

Leia também: O que é absenteísmo e 4 maneiras de melhorar os resultados na sua empresa

Exerça a sua criatividade

Na maioria das vezes não é preciso muita coisa para tornar o trabalho e a rotina do colaborador mais agradáveis. A implementação de algum novo benefício, comemorações no final do mês ou em datas comemorativas, refeições especiais durante planejamentos mensais, etc.

Por mais simples que sejam, alguns dos pequenos artifícios da gestão ou do departamento de RH também fazem parte de todo o processo de investimento em pessoas. No entanto, é bom estar atento pois, apesar de não demandarem altos investimentos de capital financeiro, esses recursos demandam criatividade e conhecimento dos profissionais que trabalham no negócio.

Selecione candidatos que estejam alinhados com a cultura da empresa

Uma das principais funções de um investimento na gestão de pessoas é a contratação estratégica de funcionários que tem uma certa relação com a alma da empresa.

Isso significa trazer pessoas que compartilham dos mesmos valores da instituição e, portanto, encontrarão um propósito muito maior nos seus trabalhos. Esta maior identificação do funcionário com a empresa gera um grande engajamento natural, mais satisfação profissional, um comprometimento com os objetivos e metas da companhia e a diminuição da taxa de desligamento da empresa.

Faça um bom trabalho de integração com os novos funcionários

Contratou? Agora você precisa receber muito bem o seu novo colaborador. Os primeiros dias de trabalho são fundamentais para qualquer novo funcionário se sentir à vontade ou não em seu ambiente de trabalho.

É um período de avaliação mútua e também de aprendizado. Neste momento, gestor de pessoas é responsável por promover esta integração da melhor maneira possível. É bom que o novato entenda perfeitamente o que a empresa faz e como faz, perceba na prática como a cultura organizacional está presente no ambiente de trabalho, saiba como realizar boa parte de suas novas tarefas e, principalmente, sinta-se parte da equipe.

Leia também: Como a saúde interfere na produtividade nas empresas

Qual a importância real em investir na gestão de pessoas?

Como falamos anteriormente, desenvolver pessoas proporciona crescimento à empresa, fornecendo uma base sólida de capital intelectual, que é um dos aspectos que mais influencia no valor de uma organização.

Além disso, esse tipo de política voltada para o aperfeiçoamento de colaboradores gera efeitos positivos na cultura organizacional, tornando-se um diferencial de mercado. Uma cultura que se preocupa com o crescimento integral de sua equipe possui vantagens competitivas que podem ser facilmente enumeradas, como: atração e retenção de talentos, fortalecimento da sua marca, grande potencial de crescimento e maior valor de mercado.

Administrar uma equipe com qualidade diferencia a empresa dos seus concorrentes. Ao escolher as pessoas certas para exercer cada função, o empreendimento torna-se mais eficaz e produtivo, ganhando melhorias capazes de alavancar os negócios positivamente. Por isso, investir na gestão de pessoas é uma atitude indispensável para o sucesso empresarial.

Agora que você entendeu um pouco sobre a importância em investir na gestão de pessoas, que tal entender um pouco mais sobre Como ter uma gestão de recursos humanos de excelência? Em nosso blog temos diversos artigos que podem te ajudar a esclarecer assuntos relacionados com a sua instituição. Acompanhe as novidades clicando aqui.

Se você gostou do nosso conteúdo não esqueça de compartilhar com os seus amigos em suas redes sociais. Até a próxima!