O que é necessário para alcançar a produtividade na empresa

O que é necessário para alcançar a produtividade na empresa?

Um grande desafio no mercado atualmente é ter real noção sobre o que é necessário para alcançar a produtividade na empresa. Com tantas mudanças e transformações na maneira como os negócios se mantém e nas qualificações dos profissionais, é comum vermos corporações entrando em crise pela baixa eficiência e alcance de resultados.

Você provavelmente já deve conhecer alguma história de uma empresa que tinha tudo para dar certo, mas no fim acabou dando errado, não é mesmo? É possível que o principal motivo para isso ter ocorrido foi a baixa produtividade dos funcionários, seja por estarem desmotivados ou por não ter havido um processo seletivo qualificado. Ainda é muito difícil para muitos empresários saberem mecanismos para realizar um diagnóstico sobre o que é necessário para alcançar a produtividade na empresa e dos seus colaboradores.

Essa questão tão importante para gestores e Recursos Humanos precisa ser resolvida. Para isso, resolvemos separar três atitudes imediatas para de uma vez por todas entender o que é necessário para alcançar a produtividade na empresa e criar um plano de ação. Continue lendo e fortaleça o sucesso do seu negócio!

Leia também: Cinco dicas de como ser mais inclusivo na sua empresa

1 – Foque na qualificação profissional

Antes mesmo de analisar o seu quadro atual de funcionário a fim de responder o que é necessário para alcançar a produtividade na empresa, é preciso reavaliar como você está realizando seus processos seletivos. Você realiza um estudo detalhado das demandas das áreas da sua empresa e do perfil profissional esperado para cada vaga em aberto? Além disso, quando você entrevista um profissional, você leva em conta quais características? Você busca entender como a personalidade profissional do seu entrevistado concordará ou não com a cultura organizacional?

O que é necessário para alcançar a produtividade na empresa

São pontos primordiais para conseguir, após a contratação, manter o funcionário produtivo. Contratar profissionais com um vasto currículo de experiências e formações, pode parecer atrativo. Entretanto isso não é garantia para que ele venha a ter sempre uma qualificação e produtividade no seu negócio. É preciso investir sempre em treinamentos, palestras, congressos, estudos estratégicos com diagnósticos de pontos a serem melhorados, oferta de descontos em cursos profissionalizantes.

Mais do que apresentar opções, é importante incentivar e beneficiar quem busca esse tipo de atualização profissional. Valorize os talentos dos seus profissionais e busque criar metodologias que os desenvolva constantemente, visando sempre maior eficiência nas diversas áreas de atuação.

2 – Defina metas e objetivos bem estabelecidos

Muitas vezes nessa busca pelo o que é necessário para alcançar a produtividade na empresa é importante logo de início reavaliar as estratégias e prazos já estabelecidos em cada área. É importante e essencial que cada equipe da sua empresa possua um foco de atuação e entenda a importância de sua eficiência na construção do resultado final e sustentabilidade do negócio. Entretanto, você provavelmente já deve ter visto ou notado até mesmo no seu próprio quadro, funcionários que não sabem de fato a importância dos seus trabalhos, muito menos como eles interferem no todo.

É importante fortalecer a sinergia entre todos os colaboradores, com integração de resultados e metas específicas, mensuráveis e, claro, alcançáveis e relevantes. Não adianta de nada você definir objetivos enormes, se na prática, eles nunca serão realizados. É comum muitos gestores acreditarem que ao colocarem uma meta muito maior do que a possível de se alcançar, os funcionários irão ser ainda mais produtivos para chegar ao menos perto. Só que na prática, essa estratégia pode ter efeito contrário. Por terem noção da dificuldade, muitos podem acabar desistindo logo de início e nem tentando chegar perto.

O que é necessário para alcançar a produtividade na empresa

Outro ponto importante é definir exatamente as responsabilidade e papéis de cada um dos seus colaboradores, seja em pequenas, médias ou grandes empresas. Problemas nessas definições podem causar grandes prejuízos e até mesmo futuros processos trabalhistas. O funcionário pode acabar tendo que assumir tantas funções, que no fim, não desempenhará nenhuma delas com eficiência e qualidade. O famoso “fazer o feijão com arroz bem feito, antes de tentar assumir outras responsabilidades”.

Então para conseguir estabelecer o que é necessário para alcançar a produtividade na empresa é importante dividir as tarefas dos seus colaboradores de forma clara, detalhada e sempre mantendo um canal aberto entre os funcionários e gestores, permitindo esclarecimentos sobre o que está sendo feito e o que é prioritário. Esse ponto de comunicação é essencial quando se busca uma resposta para o que é necessário para alcançar a produtividade na empresa. Você só conseguirá realizar um diagnóstico do que está dando errado quando conseguir ouvir de fato um feedback de todos do seu negócio sobre o que esperam que seja feito diferente.

Seus colaboradores podem ser a resposta sobre o que está dando errado e o que tem feito com que a produtividade esteja em baixa. Muitas vezes produtividade está totalmente ligada a motivação. Então fique de olho no alinhamento da cultura organizacional com os desejos individuais ou das equipes do seu negócio. Crie grupos de clima, converse com gestores, conheça mais sobre seus funcionários e crie um sentimento interno em que todos fazem parte da construção do resultado do negócio e que cada um pode impactar diretamente no sucesso ou não.

Leia também: Como os processos de gestão favorecem a sua empresa

3 – Invista em tecnologia

Atualmente existem no mercado diversas ferramentas tecnológicas que permitem aos colaboradores acelerar processos, diminuir burocracias desnecessárias e automatizar tarefas manuais que impactam diretamente na produtividade. Hoje em dia há recursos que facilitam as comunicações, programas que integram os processos da empresa e sistemas que ajudam a fazer uma boa gestão de seus recursos humanos.

O que é necessário para alcançar a produtividade na empresa

Aqui na TeleWorld você encontra soluções para controle do relógio ponto, ferramentas para segurança no trabalho e medicina preventiva, terminais inteligentes de autoatendimento, além de instrumentos para controle de acesso de pessoas e veículos. Quer saber como cada uma dessas soluções pode ajudar a resolver a pergunta sobre o que é necessário para alcançar a produtividade na empresa? Então entre em contato agora mesmo conosco!

Leia também: A Pirâmide de Maslow aplicada ao seu negócio e a gestão de pessoas

Esperamos ter lhe ajudado a compreender o que é necessário para alcançar a produtividade na empresa. Não deixe de compartilhar esse post nas suas redes sócias e auxiliar mais pessoas nessa questão!