People Analytics

O que é People Analytics e como essa tendência vai transformar a Gestão de Pessoas da sua empresa

É até repetitivo e óbvio falar, mas parece que a cada dia sentimos na prática como os avanços tecnológicos, de fato, transformam nossas vidas e, claro, as empresas. Com a gestão de pessoas não poderia ser diferente. Basta olharmos para trás para percebermos como nossas equipes estão diferentes e como os líderes de empresas possuem outros papéis. Surge em meio a essas novas tecnologias uma nova metodologia: o People Analytics

Provavelmente você já ouviu falar ou até mesmo recebeu a indicação de alguém sobre. Essa tendência surge com um objetivo inicial: reconhecer os colaboradores como os pontos mais valiosos de uma empresa e que, a partir deles, torna-se possível entender e mensurar resultados, produtividade, engajamento e situação atual do clima organizacional. 

Além das transformações enquanto metodologias de trabalho, as novas soluções tecnológicas trouxeram um novo panorama mundial em relação as informações. É fato que hoje os dados sobre pessoas e processos estão cada vez mais acessíveis e, praticamente, qualquer um pode produzir ou compartilhar conteúdo. Entretanto, nesse panorama com explosão de informações e dados, surge o maior desafio: como processá-los e aproveitá-los de maneira correta e positiva? 

Dentro da Gestão de Pessoas, é exatamente essa a função do People Analytics. Abaixo você vai compreender um pouco mais sobre o que é e como utilizar o People Analytics a favor da sua empresa. Continue lendo e confira! 

Leia também: O que é Telemedicina e como aplicar nas empresas

Afinal, o que é People Analytics?

O primeiro ponto é bom deixar claro que o People Analytics não é uma ferramenta ou um software. Esse conceito nasce a partir da ideia de Big Data. Como no Big Data, o People Analytics trata-se, na verdade, de uma evolução na maneira como as empresas coletam, organizam e analisam dados de fontes diversas para sustentar decisões ou estratégias sobre gestão de pessoas. Esses dados são utilizados para compreender comportamentos dentro do ambiente de trabalho, melhorar processos e a qualidade da tomada de decisão sobre os profissionais, a fim de concluir o que tornam as pessoas mais eficientes, felizes, criativas, especialistas, líderes. Isso que chamamos de Business Intellligence ou inteligência de mercado. 

People Analytics

De maneira prática, o People Analytics funciona da seguinte maneira:  o primeiro passo da coleta é recorrer aos registros que sua empresa já possui, como: o controle do ponto, onde poderá ser extraído informações como o número de horas trabalhadas, atrasos ou saídas antecipadas; a folha de pagamento, onde você poderá perceber a evolução financeira dos funcionários, analisando a produtividade de cada área com o valor recebido, entre outros dados possíveis, como o currículo entregue anteriormente na hora do processo de seleção ou os dados sobre a saúde dos seus colaboradores.

Ainda, a pesquisa não deve parar por aí. Dentro das empresas, ainda é possível coletar informações a partir de conversas diretas com funcionários, além de pesquisas internas. O People Analytics consiste na coleta do maior número de dados encontrados, como também de diversas fontes. Como: redes sociais, metadata, reviews de usuários, tendências de vendas e de marketing, entre outras. 

O profissional envolvido com People Analytics precisa ter um perfil estratégico e que saiba reconhecer essa intersecção entre esses dados extraídos e os objetivos da empresa. Como nas vendas ou no marketing, o People Analytics nada mais é do que a aplicação dos conceitos de Big Data e do Business Intelligence na Gestão de Pessoas. 

Leia também: Obesidade nas empresas: quais ações implementar para conscientizar

Para que serve o People Analytics e quais suas vantagens?

Assim como aplicar o Big Data e Business Intelligence em outras áreas da empresa, o People Analytics serve para tornar o negócio mais eficiente. Sabemos que no dia a dia muitos gestores acabam tomando decisões apenas em suas experiências intuitivas. Entretanto, o mercado de trabalho tem exigido processos e estratégias mais claras e embasadas em informações concretas. 

People Analytics

Na área de recrutamento, por exemplo, o People Analytics servirá para cruzar e analisar uma série de informações do candidato ao cargo ou função. Dessa maneira, o gestor e profissional de RH poderão avaliar de maneira mais profunda se o perfil está de acordo com o que a empresa espera. No recrutamento, o People Analytics também é um aliado antes mesmo das entrevistas, na hora de traçar o perfil determinado para cada função, definindo as necessidades e especificações da vaga. 

O uso do People Analytics também pode ser aplicado no desenvolvimento dos talentos na sua organização, além de criar diagnósticos de situações problemas nos diferentes setores. As empresas, cada vez mais, precisam apresentar de maneira clara e acessível seus planos de carreira e as possibilidades de desenvolvimento dos profissionais. Aplicando as técnicas de People Analytics, você poderá mapear comportamentos e condições esperadas para que seus funcionários sejam promovidos ou realocados, impactando diretamente na motivação e satisfação. 

Outro benefício e aplicabilidade do People Analytics está no aumento de produtividade. Medidas que focam na satisfação dos colaboradores não trazem benefícios apenas para a retenção de talentos, mas também para o aumento de resultados.

Com People Analytics torna-se possível analisar dificuldades individuais, em equipes, rotinas de funções que não se encaixam com o objetivo da empresa, horários de trabalho que fogem do contratado ou que não estão de acordo com as necessidades da área, além claro de diagnósticos focado no bem-estar e na satisfação dos colaboradores. 

People Analytics

Leia também: Três maneiras de demonstrar reconhecimento profissional aos colaboradores

Como você percebeu, o People Analytics é uma grande oportunidade para sua empresa tornar-se melhor, tanto entre os concorrentes, como também para seus colaboradores. Evoluções são necessárias para que se consiga atender às exigências do mercado e dos profissionais.  O People Analytics avança junto com o desenvolvimento de tecnologias, diariamente surgindo novas formas de se encarar, armazenar, encontrar e processar dados. 

Aqui na TeleWorld, sua empresa pode contar com soluções que auxiliam no mapeamento e captação de dados. Trabalhamos com as principais tecnologias de Relógio Ponto Eletrônico, Segurança do Trabalho, Controle de Acesso, entre outras soluções. Conheça todas aqui em nosso site ou fale com a gente!