Gestão de pessoas, RH e Departamento Pessoal

Qual a diferença entre gestão de pessoas, RH e departamento pessoal?

Com estruturas cada vez mais plurais e complexas, as empresas atualmente acabam enfrentando certa dificuldade ao estabelecer funções para diferentes áreas, como a de Gestão de pessoas, RH e Departamento Pessoal. Seja por desconhecerem as funções de cada uma delas, ou por simplesmente haver uma má organização, muitos negócios acabam enfrentando sérias consequências por não compreenderem o que cada um desses setores influencia no todo. 

Por mais que Gestão de pessoas, RH e Departamento Pessoal são áreas relacionadas aos colaboradores de uma empresa, cada uma delas possui atividades próprias e lida com aspectos singulares do capital humano, exigindo especializações e demandas específicas. A confusão entre elas se dá exatamente por esses setores serem complementares um aos outros. Apesar disso, eles não são a mesma coisa, apenas complementares

Se você busca resultados mais eficazes, almejar lucros, ter colaboradores motivados e engajados e alcançar uma alta produtividade, é essencial compreender de uma vez por todas as diferenças entre Gestão de pessoas, RH e Departamento Pessoal. Abaixo apresentamos as principais atividades e funções de cada um desses setores na empresa. Confira: 

Gestão de pessoas

Talvez o termo e área mais difícil de diferenciar entre Gestão de pessoas, RH e Departamento Pessoal, seja justamente o primeiro. Isso porquê muitos negócios não possuem de fato um setor para tratar desse assunto, quando na verdade deveria existir. O termo gestão está relacionado a administração, portanto, quando falamos de Gestão de Pessoas estamos nos referindo a um conjunto de atividades feitas pelos gestores de cada uma das áreas de uma empresa. Cada gestor tem um papel de gerir, administrar, seus funcionários diretos, como também os bens e serviços relacionados ao seu trabalho. Cabe a um gestor focar em algumas atividades, como: 

  • Criar processos motivacionais com sua equipe
  • Estabelecer relacionamento interpessoal e incentivar o desenvolvimento profissional
  • Planejar e liderar a equipe realizando um trabalho conjunto e específico, dependendo da situação
  • Avaliar comportamentos e resultados, dando feedbacks constantes e ouvindo o que os colaboradores têm a dizer
  • Comunicar sobre a cultura organizacional e repassar informações sobre atualizações que a empresa possa estar passando 

Gestão de pessoas, RH e Departamento Pessoal

Tendo em vista todas essas demandas de atividades aos gestores, faz-se necessário haver um departamento específico para auxiliar e capacitar esses processos. O setor de Gestão de Pessoas tem como principal função motivar seus colaboradores e manter um espaço de comunicação onde o colaborador consiga ser ouvido e ter voz de decisão. De maneira geral, a principal diferença entre os dois tópicos seguintes, é que o Departamento de Gestão de Pessoas age diretamente no bem-estar e engajamento dos colaboradores e orientação aos gestores

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Recursos Humanos (RH)

O Recursos Humanos e a Gestão de Pessoas muitas vezes acabam se confundindo, principalmente por, em muitas empresas, os responsáveis dessas duas áreas trabalharem no mesmo espaço físico e a atuarem em conjunto para atingir metas comuns, como reduzir o turnover, potencializar o capital intelectual, aumentar a satisfação dos colaboradores. Contudo, quando buscamos diferenciar Gestão de pessoas, RH e Departamento Pessoal, devemos considerar como principal foco do RH planejar uma estratégia macro para a empresa focando na proximidade entre a cultura organizacional e os objetivos individuais de cada colaborador. Enquanto na Gestão de pessoas é diagnosticado o que é preciso ser organizado ou transformado, cabe ao RH pensar em metodologias e estratégias para que de fato essa mudança ocorra. 

Gestão de pessoas, RH e Departamento Pessoal

Job applicant having an interview.Group of business people having job interview with young woman.

Por exemplo: o gestor de pessoas pode perceber que determinado setor da empresa não está em sintonia e apresentando desavenças ou resultados muito abaixo do esperado. Cabe ao RH propor as técnicas para aumentar essa satisfação e ações para que produza o efeito desejado, podendo muitas vezes perceber a necessidade de renovação do time de funcionários. 

Abaixo algumas funções dos profissionais de RH:

  • Realizar os processos de seleção e recrutamento
  • Planejar atividades de integração de novos colaboradores
  • Criar formas de premiação por metas alcançadas
  • Verificar a qualificação profissional de determinados profissionais para vagas 
  • Plano de Carreira
  • Promover palestras motivacionais
  • Fundamentar métodos para avaliação de desempenho dos colaboradores
  • Estruturar planos de cargos e salários

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Departamento Pessoal

Para finalizar essa diferenciação entre Gestão de Pessoas, RH e Departamento Pessoal, chegou a hora de explicar o último setor em questão. Enquanto Gestão de Pessoas e RH está fortemente ligado ao envolvimento do colaborador na organização, o Departamento Pessoal é responsável por cuidar dos aspectos mais burocráticos e trabalhistas da empresa, muitas vezes tendo em seu escopo de funcionários Administradores ou técnicos em Administração. 

O Departamento Pessoal centraliza as informações sobre o capital humano da organização, construindo uma base de dados a fim de focar na sustentabilidade financeira da empresa e muitas vezes concedendo subsídios às práticas dos gestores de pessoas e de RH. 

Gestão de pessoas, RH e Departamento Pessoal

Veja as principais responsabilidades desempenhas pelos funcionários do Departamento Pessoal: 

  • Realizar pagamentos 
  • Definir cargas horárias de trabalho
  • Formalizar Contratos e Registro de Carteira 
  • Cálculos de Férias, Horas Extras, Vale Transporte, Alimentação, 13º, Licença maternidade, FGTS, INSS e indenizações 
  • Normatizar o processo de contratação e demissão de colaboradores 

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Como você percebeu existem diferenças fundamentais entre Gestão de pessoas, RH e Departamento Pessoal. Os três setores existem na sua empresa? O trabalho realizado em cada um deles está de acordo com essas funções estabelecidas ao longo do texto? Se sua resposta for não para cada uma dessas perguntas, talvez esteja na hora de rever os processos e a estrutura da sua organização. 

Nunca se esqueça que o Departamento Pessoal tem como objetivo auxiliar a empresa no que diz respeito às suas atividades administrativas de negócio. Já o Recursos Humanos, tem foco no desenvolvimento pessoal. Por fim, o setor de Gestão de Pessoas deve observar o relacionamento interpessoal dos colaboradores. Quando cada uma dessas áreas está bem estabelecida em uma empresa, os colaboradores e toda a empresa ganham em produtividade e resultados positivos

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Até a próxima!