Qual catraca ou cancela escolher? Descubra a melhor para cada caso

É cada vez mais necessário controlar a entrada e saída das pessoas de determinados ambientes, garantindo assim a segurança dos indivíduos, o sigilo das informações e a integridade dos bens. Seja através de catraca ou outros métodos, contar com sistemas de segurança efetivos é essencial, afinal manter um profissional 100% do tempo responsável por isso não é o mais indicado.

 

Leia também: Como controlar o ponto de funcionários externos de forma fácil e efetiva

 

Hoje a tecnologia oferece diversos recursos eficientes para fazer o monitoramento de acesso, sem complicação e de forma simplificada. Assim, conseguimos garantir a entrada de pessoas autorizadas e bloquear os que não tem autorização, além de implementar níveis diferentes de acesso para cada pessoa. Paralelo a isso, conseguimos ainda ter informações atualizadas sobre o número de pessoas e horários de maior movimento, facilitando a elaboração de uma estratégica eficiente.

 

Atualmente o mercado disponibiliza opções diferenciadas para a gestão de controle de acesso de pessoas. Para entender quais são as melhores opções para cada negócio, é importante conhecer a fundo quais são os tipos de tecnologia disponíveis.

 

O controle de acesso é classificado de duas maneiras, conheça:

Controle de acesso Físico

O tipo de controle físico é utilizado com o objetivo de gerenciar o fluxo de pessoas em um ambiente que é, normalmente, gerenciado por um profissional. É composto por uma barreira física como uma parede, muro ou cerca e conta com mais pontos de entrada, controlados por meios mecânicos como catracas e cancelas.

 

Este tipo de controle de acesso é utilizado com bastante frequência em edifícios comerciais e residenciais, salas, empresas, áreas internas e eventos. O controle físico se caracteriza pela necessidade de compra de equipamentos e treinamento de profissionais para administrar os recursos adquiridos.

 

Controle de acesso lógico

O controle lógico é ligado a tecnologia utilizada para liberar o acesso aos ambientes. Isso se dá através de leitura biométrica, reconhecimento facial, senhas e números de acesso, etc. Neste caso, a pessoa precisa estar cadastrada previamente no sistema de segurança para ter livre acesso aos ambientes monitorados.

 

Se você está procurando por uma forma eficiente para gerir a circulação de pessoas no ambiente e, ao mesmo tempo, liberar acesso em níveis diferentes, continue lendo este post.

Existem diversas formas de controlar o acesso de pessoas. Conheça abaixo quais são as opções e qual se enquadra melhor dentro do seu negócio:

Catracas

As catracas são sistemas utilizados para controlar o acesso físico de pessoas aos ambientes, permitindo a entrada de apenas uma pessoa por vez. Estes dispositivos oferecem a função de bloquear o acesso de pessoas que não foram autorizadas a entrar no ambiente.

 

Normalmente, são utilizadas para gerir o trânsito de pessoas em recepções e, geralmente, combinadas com a atuação de um profissional responsável pela liberação da entrada de visitantes e fornecedores. As catracas podem ser utilizadas também em ambientes internos, para efetuar uma contagem mais precisa de acessos ou acompanhar a movimentação de indivíduos no ambiente.

 

Esse tipo de sistema é recomendado para locais que precisam de nível médio de segurança e

Existe a necessidade de fazer a gestão de acesso.

 

Estes equipamentos geralmente controlam o acesso de pessoas por meio de tecnologias como biometria e código de barras. Ainda que menos difundido, podem liberar o acesso por leitura biométrica da mão, reconhecimento de íris e facial.

 

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre o eSocial

 

Conheça os tipos de catracas disponíveis no mercado

Catraca Flap

Este tipo de catraca permite mais comodidade ao acesso de pessoas. Normalmente é utilizada em ambientes que precisam de um toque de sofisticação, devido a sua anatomia.

Catraca Torniquete

Este é um tipo de catraca que oferece mais segurança na gestão de pessoas. A sua anatomia robusta oferece mais impacto e resistência.

Catraca Pedestal

Se o ambiente que você precisa controlar é pequeno, esta é uma excelente opção de catraca.

Geralmente em aço inoxidável, ideal para espaços pequenos e que precisam de um pouco de sofisticação.

Catraca Balcão

Esta catraca oferece um design mais moderno em relação às outras opções e se encaixam perfeitamente em ambientes mais requintados. Excelente opção para lugares amplos e com grande fluxo de pessoas.

 

Cancela

A cancela é composta normalmente por um totem de leitura de identificação, que por sua vez ativa ou não a abertura da cancela. Ela tem a função de controlar a entrada e saída de veículos. É um dos principais sistemas utilizados nos estacionamentos de shoppings, mercados, condomínios e academias devido ao fato de permitir um controle eficiente com rápida ativação.

 

Vale lembrar que todos os ambientes que possuem controle de acesso devem oferecem também uma opção de acesso para pessoas com necessidades especiais, para facilitar a acessibilidade, oferecendo conforto e segurança para todos.

 

Agora que você conhece todos os sistemas de gestão de controle de acesso, ficou mais fácil identificar quais são as necessidades do seu negócio e fazer a escolha correta, certo? Nós da Teleworld trabalhamos com diversas opções de controle de acesso e podemos auxiliar na melhor opção para o seu empreendimento. Entre em contato conosco, seja qual for a sua demanda nós temos a solução ideal para você.

Ah, e não esqueça de compartilhar esse post nas suas redes sociais! Até logo.