RH: 9 hacks para acelerar contratações em 2019

Se o seu objetivo é acelerar contratações em 2019, você precisa ler este artigo. Aqui, separamos 9 hacks de recrutamento que prometem alavancar o seu processo de contratação com um pouco menos de esforço. A partir da implementação desses hacks, prepare-se para ficar à frente da concorrência e atrair os melhores candidatos para a sua empresa.

 

Porque você precisa acelerar contratações em 2019?

O recrutamento pode ser um dos processos mais complicados pelos quais uma empresa passa ao longo dos anos de atuação no mercado. Encontrar e contratar o candidato certo é extremamente necessário para um negócio de sucesso, tendo em vista que o objetivo sempre será manter a equipe dedicada e capacitada para realizar tarefas necessárias do dia a dia.

 

Problemas com funcionários podem ser comuns e, por isso, você precisa ter estratégias consistentes. Portanto, é importante acelerar contratações e manter os melhores candidatos por perto, a fim de substituir rapidamente o seu quadro de colaboradores quando necessário.

Como acelerar contratações em 2019?

Algumas empresas fazem recrutamento interno e contam com os seus próprios departamentos de RH para anunciar vagas e novas oportunidades de carreira, outras empresas usam agências de recrutamento para buscar candidatos que se adequem à vaga disponível.

 

Independente do método escolhido, as suas técnicas de recrutamento precisam estar afiadas para trazer o tipo de funcionário certo. Além disso, é importante implementar as tendências de recrutamento mais recentes e ter ideias sólidas, para que todo o processo seja simplificado, e cause o menor incômodo possível aos demais funcionários.

 

Para auxiliar no processo de recrutamento da sua empresa, falaremos sobre 9 hacks de recrutamento que vão acelerar os seus negócios. Vamos lá?

 

1- Mídia Social: uma excelente aliada para acelerar contratações

Atualmente, não tem como fazer um processo de recrutamento sem pensar nas redes sociais. O uso de métodos tradicionais de recrutamento, como portais de emprego e jornais, pode não ser suficiente no mundo de hoje.

 

Certifique-se de que os seus anúncios de emprego nas redes sociais são profissionais e contêm o máximo de informação possível sobre a vaga. É importante destacar os benefícios, através deles os candidatos serão estimulados a entrar em contato.

 

2- Softwares de automação para recrutamento

Os softwares de automação para recrutamento com certeza devem ser explorados. Empresas e agências de recrutamento podem se beneficiar deste tipo de tecnologia que automatiza  grande parte do processo de recrutamento (como envio de e-mails e contato com os candidatos)  e, assim, aumentam a eficácia do processo.

 

3- Listas de verificação de procedimentos padrão

Grande parte do processo de recrutamento envolve procedimentos padronizados e repetitivos, que são aplicados toda vez que você contrata um novo colaborador.

 

Uma dica simples que pode salvar e otimizar o seu tempo é a criação de listas de verificação para o processo de recrutamento, bem como para o processo de integração. Considere todos os estágios envolvidos na contratação de uma nova pessoa e, a partir daí, elabore uma lista de verificação relacionada com essas atividades. Cada vez que você for recrutar um novo funcionário, passe por essa lista de verificação para garantir que nenhuma etapa tenha sido negligenciada.

4- Elabore modelos

Os modelos tornam o trabalho digital muito mais fácil. Escrevendo um novo anúncio de recrutamento cada vez que você for contratar um novo funcionário consome muito tempo. Usando um padrão para determinados processos, você melhora sua eficiência e pode aplicar o tempo em outras atividades da empresa. Por exemplo, você pode usar modelos de descrição de trabalho, convites para entrevistas e reuniões, cartas de dispensa, etc.

 

5- Testes durante a inscrição para a vaga

Os testes são uma ótima maneira de eliminar candidatos antes mesmo da entrevista. Além disso, eles podem reunir dados úteis para análise de certos aspectos da capacidade e personalidade do futuro colaborador. Você pode incluir testes simples de inglês e lógica ou testes específicos de acordo com o setor. Existem, inclusive, alguns testes online gratuitos que você pode usar se não tiver tempo para formular perguntas por conta própria.

 

6- Escolha nomes simples para a vaga

Um título simples pode fazer uma enorme diferença na hora de acelerar contratações. Ao escolher um cargo, pense na perspectiva do candidato e não use nomes complexos e confusos. Títulos simples como “diretor de vendas” e “assistente de departamento pessoal” são os mais indicados.

 

7- Mantenha o seu site atualizado

Muitas empresas não dão muita importância, mas, manter a página de “vagas” no site é fundamental. Torne a sua página de recrutamento” um portal de oportunidades, com vagas detalhadas, opções de contato e informações relevantes para que o candidato possa realmente se beneficiar deste recurso.

 

8- Mantenha contato com os candidatos regularmente

Não há nada pior do que se candidatar a um emprego e ter nenhum retorno, nem que seja um e-mail de dispensa e agradecimento. Por isso, crie linhas de comunicação específicas para todas as etapas do processo, do início ao fim.

9- Prepare-se para a entrevista

Nunca realize uma entrevista de emprego sem saber nada do candidato. Uma boa dica para acelerar contratações é ter um roteiro padrão de acordo com o seu negócio e algumas anotações importantes sobre a pessoa que você irá entrevistar.

 

Com a aplicação destas hacks, você será capaz de melhorar e acelerar contratações da sua empresa com pouco esforço. Então, prepare-se para um ano de acertos e alta produtividade.

 

E você, gostou das nossas dicas e conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais. Até breve!

 

Fonte: Talent Lyft