Saiba como implementar um plano de desenvolvimento de líderes na sua organização

Existe uma diferença abismal entre ser um chefe e ser um líder. O Chefe tem perfil autoritário, tende a comandar pessoas através da imposição de ordens. O Líder, por sua vez, procura obter o melhor de cada um através da motivação, valorização e respeito. Investir no desenvolvimento de líderes é investir no desenvolvimento e crescimento do seu negócio.

Somente através do planejamento e desenvolvimento de líderes você conseguirá transformar suas chefias em lideranças. Implantar um bom programa de desenvolvimento de líderes não é uma aposta no escuro, mas sim, um investimento de alto rendimento e retorno certo.

O desenvolvimento de líderes na empresa é fundamental para o crescimento saudável do negócio e a formação de um ambiente propício ao aprimoramento profissional. Quando as pessoas enxergam oportunidades nos locais em que trabalham, elas se tornam mais leais à organização e produzem com mais eficiência.

A performance de um líder pode ser decisiva dentro do desenvolvimento da empresa. Isso, porque ele é o responsável direto na tarefa de guiar a equipe rumo aos objetivos da instituição. A presença dos líderes está em todos setores de uma organização, inspirando as diferentes equipes para atingir objetivos em comum e até desenvolver novos líderes.

Uma empresa que não acompanha os gestores e não tem programa de desenvolvimento de liderança não pode esperar que os funcionários alcancem resultados surpreendentes sem nenhuma orientação.

Leia também: Employee experience: o que é, benefícios e como implementar

Competências importantes para uma liderança eficiente

De forma geral, a liderança é uma habilidade nata, mas que pode ser desenvolvida por meio de treinamento e desenvolvimento. Um líder precisa desenvolver características como dinamismo, serenidade, zelo, flexibilidade, persuasão, que seja hábil para tomar decisões e levar em conta o ponto de vista dos colaboradores, além de ser inspirador.

Bons líderes são gestores competentes e alinhados aos valores da companhia. Eles são os profissionais responsáveis por fazer a visão, missão e valores da empresa se tornarem realidade. Carregando a cultura do empreendimento para os demais colaboradores, eles guiam os liderados até os objetivos da empresa.

Um líder precisa estar apto para exercitar a autoconsciência, estar consciente sobre as decisões que toma e o impacto delas. Da mesma forma, deve visualizar a organização de forma panorâmica, empreendendo uma visão sistêmica capaz de avaliar uma situação por diferentes pontos de vista.

A comunicação é fundamental para gestão eficiente. O líder deve se comunicar de forma clara e objetiva, conseguindo fazer ser entendido sem complicações. Muito da qualidade da liderança e da gestão se perde quando a comunicação não é efetiva.

A habilidade de agir com clareza e rapidez em momentos de tensão é imprescindível em líderes competentes. O dia a dia das organizações muitas vezes exige dos gestores reação a fatos inesperados. Nessa hora, o líder deve apresentar calma, rapidez e pró-atividade na ação.

Leia também: O que é Liderança Transformacional e por que ela é tão importante em momentos de crise

Como criar um plano de desenvolvimento de líderes

O Programa de desenvolvimento de líderes (PDL) é um conjunto de técnicas e procedimentos implementados visando o desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais para gestores. 

No PDL, estão reunidos conteúdos teóricos e atividades práticas, que combinadas proporcionam experiências importantes aos colaboradores. Através desses exercícios, você conseguirá estimular mudanças positivas no comportamento e ação de seus colaboradores.

Para que o seu plano de liderança comece é preciso que sejam estabelecidas quais serão as ações necessárias para que ele seja colocado em prática. Comece definindo uma visão do seu plano de desenvolvimento de liderança. Assim, essa visão poderá ser algo exclusivo para a sua organização.

É comum que a visão englobe grandes sonhos e esperanças. E isso é algo positivo, porque é justamente o tipo de inspiração que trará motivação. Mas cuidado, é preciso saber que ela também pode ser arriscada, pois carece de informações sobre como, na prática, alcançar o grande objetivo.

Definir metas e objetivos irá te ajudar a traduzir a visão para a realidade. Na hora de traçar objetivos, é necessário ter clareza da situação da organização e do mercado, verificando se as ideias são realmente tangíveis e quais serão os passos necessários para isso.

O engajamento das lideranças é fundamental para a implantação de um plano de desenvolvimento de lideranças. Os participantes precisarão ser modelos de comportamento. Até porque mesmo o melhor dos planos pode ter resultados ineficientes se os líderes não estiverem receptivos e engajados.

Estimule a qualificação pessoal dos gestores, focando no trabalho em equipe, resolução de conflitos, gestão de tempo, redução de estresses e outras habilidades fundamentais.

Elabore um mapa que inclua estratégias de comunicação em seu plano de desenvolvimento de liderança, bem como programas de treinamento, critérios para avaliação do sucesso e um processo contínuo de desenvolvimento.

Um bom plano de desenvolvimento de líderes precisa ser organizado. Estipule um cronograma com marcos específicos, que te ajudarão a manter o ritmo. O desenvolvimento de lideranças é um processo continuo. Por isso, mantenha seu plano sempre vivo, com atualizações e melhorias contínuas. Não se esqueça de sempre mensurar os resultados das ações tomadas, para verificar se elas estão sendo realmente efetivas.

Leia também: Gestão de Crise: 6 passos para um plano de contingência eficiente

Benefícios do Plano de Desenvolvimento de Líderes

A implantação de um plano de desenvolvimento de líderes, quando bem-sucedido, implica no crescimento da organização como um todo. Você observará não só o aumento dos lucros, como da qualificação e autoestima de seus colaboradores, favorecendo o clima organizacional.

Organizações que incentivam o desenvolvimento de líderes têm um maior índice de retenção de talentos. Uma vez que é dada a oportunidade de crescimento profissional para os colaboradores, a tendência é que permaneçam na organização. 

Logo, o plano de desenvolvimento de líderes também diminui a rotatividade dos colaboradores, que muitas vezes pode ser resultado de um líder pouco eficiente. Dados indicam que 80% dos profissionais se demitem de seus chefes e não das empresas.

A promoção de colaboradores a líderes ajuda as equipes a atingirem melhores resultados. Bem como melhora a comunicação, o clima organizacional e, consequentemente, a motivação da equipe, estimulando os colaboradores para assumirem novos desafios;

Enfim, o desenvolvimento de líderes na empresa propicia um ambiente favorável à obtenção de maiores lucros. Tudo isso além de gerar mais valor para a organização, como um empreendimento que oferece possibilidade de ascensão de carreira.