tecnologias no RH

Tecnologias no RH: quais as principais soluções e como escolher

Foi-se o tempo que inovação era algo inalcançável ou muito distante para as empresas. Hoje o mundo dos negócios está cada vez mais atento e imerso em inúmeras soluções que buscam trazer mais produtividade e competitividade entre os concorrentes. Dentro desse contexto, as tecnologias no RH vêm conquistando espaço e reformulando a maneira como as organizações lidam com a Gestão de Pessoas. 

A área de Recursos Humanos, ao longo dos últimos anos, assumiu um papel ainda maior de protagonista na criação de estratégias de desenvolvimentos e diagnósticos de uma empresa. As relações de trabalho estão diariamente passando por transformações e as tecnologias no RH assumem um papel preponderante para criação de soluções que agreguem positivamente os novos caminhos e necessidades dos profissionais. 

Neste texto, você vai conhecer algumas das principais tecnologias no RH mais recentes e como elas irão impactar positivamente na sua empresa como um todo. Confira: 

Como a Tecnologia no RH pode potencializar o crescimento de uma organização?

Muitos ainda têm resistência quando o assunto é tecnologias no RH. Isso porque, de fato, a tecnologia não será a única solução para sua empresa dar a devida atenção aos seus colaboradores. Entretanto, as tecnologias no RH foram um relevante divisor de águas para a dinâmica de trabalho dos profissionais de Recursos Humanos. Ela não os substitui, mas servem como um grande auxílio para multiplicar resultados. 

De forma geral, ferramentas modernas aumentam a qualidade do serviço prestado, otimizam recursos, reduzem custos, aprimoram a tomada de decisões e facilitam na compreensão das demandas essenciais para os diferentes funcionários.

Como as tecnologias no RH conseguem trabalhar uma grande quantidade de dados ou reunir em uma única solução variados mecanismos, é possível analisar volumosos perfis, traçar milhares de dados e realizar várias ações simultaneamente, com um diagnóstico de situações problemas e precisão muito maior.

Leia também: Três maneiras de demonstrar reconhecimento profissional aos colaboradores

Conheça 5 tecnologias para ter no RH da sua empresa

Cloud Computing

tecnologias no RH

Entre as tecnologias no RH que vem se popularizando é o uso da computação na nuvem. O Cloud Computing é um processo que utiliza a capacidade de armazenamento, memória e cálculo dos computadores e servidores interligados por meio da internet. Com essa tecnologia, os dados passam a ser armazenados em um servidor externo à organização e podem ser acessados de forma remota de qualquer dispositivo com acesso à internet.

Além de cloud computing melhorar a produtividade, ele também pode ser um grande alicerce para alavancar os negócios e se tornar mais competitivo entre os concorrentes. Isso porque, sua principal função é otimizar todos os dados e torná-los ainda mais acessíveis e ao alcance de todos. Se existe uma palavra-chave para definir a transformação digital trazida pelo cloud computing é agilidade. No atual cenário dos negócios, poder acessar arquivos e informações sobre os colaboradores em qualquer lugar e a qualquer hora é extremamente essencial para se conseguir rentabilidade e sucesso. 

Com o Cloud Computing você consegue ter equipes mais integradas e uma comunicação interna eficiente. Ele será responsável por possibilitar a troca de dados de forma segura e eficaz, muitas vezes facilitando a criação de rotinas de trabalhos mais sustentáveis, com menos tempo desperdiçado e maiores ações em conjunto para bater metas e alcançar objetivos traçados para o negócio.  

Plataformas Colaborativas

Plataformas colaborativas, também conhecidas como crowdsourcing, são uma das tecnologias no RH mais eficazes para elevar o clima da organização. Elas permitem o envolvimento de profissionais internos ou externos nos projetos da organização. Os participantes podem acessar o sistema de qualquer PC ou dispositivo, fazendo propostas e trocando ideias sobre a demanda em questão.

Ao longo da discussão, a empresa seleciona as melhores soluções apresentadas e abre conversas com os responsáveis. Trata-se de uma ótima maneira de aumentar o volume de contribuições nos projetos da empresa, além de ajudar a organização a ter uma postura mais inovadora.

Leia também: O que é Telemedicina e como aplicar nas empresas

People Analytics

tecnologias no RH

Em Recursos Humanos, o uso do business intelligence e do big data ganhou um novo nome: People Analytics. A estratégia usa dados da internet para identificar o comportamento dos colaboradores. Para isso, a organização recolhe informações de variadas fontes, como metadata (dados sobre dados), redes sociais, reviews de usuários, tendências de marketing e vendas, entre outras.

Essas informações são compiladas e apresentadas por um software de gestão, ou por um cientista de dados, tornando possível reconhecer os motivos que levam para os problemas diagnosticados. Facilitando na formação de líderes e na criação de programas de treinamentos. 

Ponto Mobile

O Ponto Mobile, ou Ponto Certificado, é a tecnologia no RH mais eficaz para a sua organização. Essa solução possibilita a marcação e a gestão de ponto de trabalhadores externos de forma ágil, simples e com total segurança jurídica.

Se sua empresa possui colaboradores que trabalham em diferentes locais, sejam em espaços de coworking, home office ou até mesmo exercendo funções relacionadas ao transporte de cargas, o Ponto Mobile irá te dar segurança jurídica e controle total. 

Seus funcionários poderão registrar o ponto por celular e você conseguirá administrar as horas feitas por eles em qualquer lugar. 

Quer saber mais sobre o Ponto Mobile? Então fale com a TeleWorld! Nós contamos com as tecnologias no RH mais atuais, que irão transformar a gestão do ponto dos seus colaboradores. Em 

Soluções de Segurança do Trabalho e Medicina Preventiva

tecnologias no RH

Para muitos já é natural a necessidade de unir tecnologias no RH à segurança no trabalho e qualidade de vida nas empresas. Entretanto alguns ainda não conhecem a fundo soluções tecnológicas que permitem um avanço e aceleração de resultados quantitativos e qualitativos em relação a essas duas categorias dentro de uma organização.

Aqui na TeleWorld, trabalhamos com a balança multifuncional Safety Gestão de Saúde. A Safety disponibiliza resultados com precisão e rapidez, além de claro, melhorar a qualidade de vida dos colaboradores. Todos conseguem ter via mobile ou em um computador informações sobre peso, altura, pressão arterial, batimentos cardíacos, índice de gordura e muito mais. Além disso, sua empresa consegue aplicar com maior certeza seu projeto para segurança no trabalho a partir dos dados gerados pelo aplicativo, criando um banco de informações sobre todos os colaboradores. Quer saber mais sobre?  Então entre em contato conosco

Leia também: Como chegar lá: segurança no trabalho e qualidade de vida nas empresas

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais e auxilie mais empresas a compreenderem a importância das tecnologias no RH e quais são as melhores escolhas.

Até a próxima!