Treinamento online: um passo a passo para implementar em sua empresa

Querer começar uma graduação ou um curso para melhorar a sua área de atuação é o sonho de muitas pessoas. Mas nem sempre é possível cursar uma faculdade no modelo de ensino presencial. Por esse motivo, A educação a distância tem crescido em ritmo acelerado no Brasil. Segundo os últimos dados do Ministério da Educação (MEC), o EAD atingiu um aumento de 18,6% do total de matrículas nas instituições de ensino superior. Em 2019, o órgão atualizou a regulamentação da modalidade de cursos online e ampliou a oferta. Com o processo mais flexível, o número de núcleos cadastrados subiu em 85%.

É claro que essas mudanças chegariam ao mercado de trabalho com muita rapidez, já que o treinamento de equipes de trabalho é essencial para que as empresas continuem se desenvolvendo. O problema é que treinar um time precisa de investimento e a visão tradicional é que o treinamento presencial é o único método efetivo para se aprimorar e qualificar colaboradores em empresas. Mas a percepção vem se ajustando de acordo com as necessidades atuais, tendo em vista que o desenvolvimento tecnológico e das plataformas de treinamento online tem se mostrado extremamente eficazes e diversos processos.

A tecnologia fez surgir programas de desenvolvimento que têm se provado eficientes e consideravelmente mais em conta. Nesta postagem, você vai ver algumas das vantagens do treinamento online nas empresas, como a economia, a possibilidade do uso mais eficiente do tempo e como implementar na sua empresa. Continue lendo:

Quais são as vantagens em investir em treinamento online?

 As ferramentas de treinamento online têm mostrado que as pessoas podem ser eficientes ao aprendem no seu próprio ritmo e com mais mobilidade. Dessa maneira, adquirem maior capacidade de retenção das informações e existe uma probabilidade maior de engajar os funcionários em suas funções. Isso devido a maior aceitação da liderança estabelecida na companhia.

Para a empresa, a aceitação dos méritos da formação e do desenvolvimento de todos os níveis traz mudanças na cultura empresarial. Isso introduz um conceito de investimento em recursos humanos, abrindo a possibilidade de ganhar vantagens internas.

Além disso, à medida que a organização cresce, o mesmo acontece com o programa de treinamento online. As ferramentas de aprendizagem digital de hoje, de maneira fácil e rápida, evoluem e acomodam novos usuários com muita facilidade, tornando o seu treinamento online altamente escalável. Em vez de aguardar o próximo curso de treinamento presencial, basta que novos funcionários acessem a plataforma e iniciem o processo de aprendizado desde o primeiro dia. É simplesmente uma maneira mais eficiente de combinar seu programa de capacitação com o crescimento de sua organização.

Como implementar o treinamento online na sua empresa?

 Naturalmente, discutir a necessidade de um programa de treinamento online nas empresas que já carregam um histórico de sucesso é mais fácil, mas implementá-lo é um outro desafio. É preciso ter alguns requisitos ao desenvolver um programa treinamento online de trabalho. Mas, seguindo estes passos, a probabilidade dele ser bem sucedido é alta.

 

Leia também: Beacons na Indústria: o que são e como podem ser utilizados

1- Acessibilidade

A coisa mais importante a lembrar sobre o treinamento online nas empresas é que o conteúdo precisa ser facilmente acessível para todos. Naturalmente, isso tem a ver com a plataforma usada para entregar o treinamento. As diversas formas de disseminação do conteúdo acabam por espalhar o conhecimento de forma desregulada e isso pode prejudicar a qualificação dos colaboradores. De um modo geral, quanto mais transparente for para os trabalhadores remotos chegarem ao seu conteúdo, mais eficaz será o programa de formação.

2- Mobilidade

Os materiais de treinamento online devem ser acessíveis a partir de qualquer dispositivo, incluindo diferentes tipos de smartphones e tablets. A transformação digital colocou à disposição de praticamente todas as pessoas esses gadgets. A maioria dos profissionais de negócios dependem de seus dispositivos móveis para tudo nos dias de hoje. Existem estudos que comprovam que as pessoas ficam cerca de quatro horas diárias de olho nas telinhas.

Há certas considerações, entretanto, que contribuem para a eficácia do treinamento de equipe de trabalho mobile. Em geral, o conteúdo de aprendizagem móvel deve ser apresentado em segmentos curtos, facilmente digeríveis. Também é uma prática recomendada para evitar que os aprendizes móveis sejam superexpostos a conteúdos complexos para consumir. É preciso entender que o conteúdo de aprendizagem em um treinamento online pode ser visualizado em qualquer ambiente. Portanto, geralmente é uma boa ideia trabalhar com tópicos diretos.

3- Interatividade

Também é importante manter os alunos no treinamento online envolvidos com conteúdo sob demanda. Como não existem instrutores físicos, com interações face a face, é essencial encontrar estratégias para manter a atenção dos alunos.

Uma maneira simples de fazer isso é incluir periodicamente check-ins ou elementos interativos que exigem uma ação por parte do aluno. A maneira mais comum de adicionar interatividade ao aprendizado durante o treinamento online nas empresas é incluir perguntas ou questionários curtos. Incitar o público a analisar periodicamente as informações, a fim de garantir que ele retenha a informação. Além disso, elementos como pesquisas ou perguntas atualizadas em tempo real promovem um senso de comunidade entre os alunos.

4- Medição

Uma vez que uma empresa começa com o treinamento online, é fundamental monitorar e acompanhar o desempenho do programa. Novamente, os representantes de aprendizado e desenvolvimento não vão estar presentes para observar o público. Por conta disso, os dados de rastreamento do treinamento de equipe de trabalho são essenciais.

Os instrutores e desenvolvedores devem usar análises para medir o sucesso de seu conteúdo. Eles precisam identificar as áreas que podem ser esclarecidas ou melhoradas.

Existem certas perguntas que a maioria dos alunos estão errando? Se sim, isso pode ser uma oportunidade para ajustar o conteúdo e enfatizar partes do treinamento online que estão sendo deixadas de lado, por exemplo.

 

Leia também: O que é mentoring nas empresas e saiba suas vantagens

5- Comunicação

Provavelmente o ponto mais importante de todos. Um programa de treinamento online bem-sucedido depende de uma forte comunicação. Não importam as métricas e desenvolvimentos do conteúdo, se os alunos têm perguntas e precisam de esclarecimentos e não conseguem estabelecer contato apropriado com seus instrutores.

É importante que eles possam entrar em contato com as pessoas certas, de forma rápida e fácil, para obter as respostas que precisam. Muitas vezes, os representantes de aprendizado e desenvolvimento devem ser capazes de ajudar, mas os especialistas da matéria devem também estar disponíveis para fornecer à audiência as explicações mais detalhadas quando necessário.

É importante saber que o treinamento online de equipes de trabalho estimula o colaborador a buscar aperfeiçoamento sobre os conteúdos que têm disponibilizados. O treinamento online é um recurso poderoso, flexível e que oferece soluções baratas e rentáveis para fornecer qualificação. É uma resposta para todas as necessidades de formação e desenvolvimento de colaboradores. Por isso, pense bem em como esse recurso pode ajudar no desenvolvimento da sua instituição.