bem-sucedido

Três passos para conseguir ser bem-sucedido

Todo mundo ao escolher uma profissão ou um ramo de atuação sonha em ser bem-sucedido. Ter o reconhecimento profissional e ganhar destaque por algo que você fez ou faz é uma recompensa por todo o esforço empregado desde o início da carreira. Mas afinal, como atingir o sucesso tendo um retorno financeiro e satisfação pessoal? 

O primeiro ponto que você precisa deixar de acreditar é que as coisas caem do céu. Não, nada acontece de uma hora para outra. Claro que algumas pessoas possuem privilégios que a tornam mais suscetíveis para alcançar o reconhecimento profissional, mas, de maneira geral, todos precisam percorrer uma jornada longa e de muito esforço para conseguir ser bem-sucedido. Existem diferentes caminhos e fórmulas para se conquistar o que deseja. Para ser bem-sucedido, você precisa ter claro onde quer chegar e analisar as diferentes possibilidades para conseguir percorrer essa estrada rumo ao sucesso. 

Leia também: 4 maneiras de crescer na carreira sem se tornar um gerente

Se você entrou nessa matéria, provavelmente ou está a caminho ou não sabe o que fazer para conseguir ser bem-sucedido. Então continue lendo e confira três passos que você deve pôr em prática para conquistar o reconhecimento profissional!

1 – Tenha foco no seu objetivo e não desvie em rotas alternativas

Quem nunca já se viu criando planos B, C, D para fugir do plano A? Ter alternativas pode ser muito bom para nos manter mais tranquilos, porém elas podem ser uma grande armadilha para nos tirar o foco do que realmente desejamos. Quando você não tem outra escolha, você se obrigar a correr atrás e fazer de tudo para tornar real seu objetivo. 

bem-sucedido

Mantenha a confiança de que você irá conseguir, apesar do que possa ocorrer, você terá capacidade e arrumará alguma maneira de se recuperar e continuar percorrendo a rota certa para conquistar o seu objetivo. Pode demorar, podem haver erros, mas isso tudo serve para você conseguir crescer e amadurecer ainda mais seu foco. Aprenda com suas fraquezas e não desista. Ser bem-sucedido é consequência de esforço e determinação

Leia também: A Pirâmide de Maslow aplicada ao seu negócio e a gestão de pessoas

2 – Positividade e bom hábitos

A maior parte das pessoas bem-sucedidas é entusiasmada, confiante, feliz e, principalmente, otimista. Você já deve ter percebido que quando carrega certos momentos da sua vida com boas energias, tudo torna-se mais fácil. Então, que tal sempre que algo parecer difícil, pensar “vai dar certo”, “eu vou conseguir”; “vai ser divertido”. Tire da sua mente a pergunta “por quê” e substitua por “para que – “Para que estou passando por isso? ”; “O que preciso aprender com esse novo desafio? ”. Viu? Fica mais fácil conseguir respostas otimistas e seguir em frente acreditando que existe um bom motivo para que você esteja passando por alguma dificuldade. Ah, tire também essa palavra da mente. Não existem dificuldades, mas sim desafios.

bem-sucedido

Tudo isso deve ser empregado não apenas quando você estiver trabalhando, mas sim nos seus hábitos diários. Aqueles com maior propensão para o sucesso tendem a ter hábitos diários mais saudáveis e equilibrados. Se você está chegando em casa e mantendo sua mente no trabalho, é o momento de repensar qual caminho você está seguindo. É preciso separar a hora de focar no trabalho e a hora que vamos ter distrações quotidianas, seja vendo um filme, conversando com os familiares, indo a um parque. Conseguimos ter um melhor desempenho nos nossos objetivos profissionais quando mantemos nosso corpo descansado e em equilíbrio emocional. Tenha uma alimentação saudável, faça exercícios regularmente, mantenha uma rotina bem estabelecida e a ponha em prática. Mas atenção, não veja tudo isso como uma obrigação. Tudo que é obrigado se torna chato. Busque sempre ter prazer nas suas rotinas, fazendo o que gosta e descobrindo a cada dia algo novo que lhe faz ainda mais feliz. 

Leia também: Inovação no RH? Não se confunda, comece por aqui

3 – Nunca deixe de sonhar e aprender

Muitas pessoas se acomodam quando alcançam algum objetivo – seja ele pequeno ou não. Os profissionais bem-sucedidos sempre estão buscando novos sonhos e focos para se manterem ativos e com desafios ainda mais produtivos. Cada vez mais o mundo está dinâmico e exigindo profissionais qualificados. É muito comum vermos funcionários que durante anos trabalharam numa mesma empresa e ao se verem no mercado de trabalho, enfrentam uma concorrência muito mais capacitada, por terem mantido uma educação continuada.  

bem-sucedido

Atualmente existem diversos cursos profissionalizantes e de especialização, seja a distância ou presenciais. Muitos até com curta duração, sendo realizados em feriadões ou até mesmo fins de semana. Além disso, algumas empresas possuem planos de incentivo de aprendizado contínuo, com descontos em pós-graduações ou workshops. 

Então, para começar, considere como e de que maneira você quer se desenvolver. Pesquise as possibilidades de cursos que mais despertem sua curiosidade. Veja com o que você trabalha e no que essas oportunidades podem qualifica-lo ainda mais como profissional. Procure participar de grupos em redes sociais ou assistir vídeo-aulas relacionadas ao seu campo de atuação. Hoje em dia diversos profissionais compartilham suas experiências no YouTube ou em grupos no Facebook. Além de ser uma excelente oportunidade de networking, você poderá ver na prática como está o mercado de trabalho na área em que atua. 

Aliás, networking é a palavra-chave para conseguir nutrir um bom futuro na sua carreira. Sabemos como as empresas são voláteis e, mais do que isso, precisamos ser humildes para reconhecer que não sabemos tudo. Na verdade, quando partimos da ideia de que temos muito ainda para aprender, abrimos nossas mentes e encaramos o outro como uma pessoa com grande potencial de contribuir para que consigamos ser bem-sucedidos. Então, mantenha uma rede de contatos diversa e busque fortalecer seus laços com todos os tipos de profissionais, sejam eles em escala hierárquica superior ou inferior à sua. 

Leia também: O que é absenteísmo e 4 maneiras de melhorar os resultados na sua empresa

Gostou? Esperamos ter lhe ajudado a ter mais clareza do que é preciso para ser bem-sucedido e conquistar o reconhecimento profissional. Mantenha-se sempre otimista e lutando pelo o que você deseja. Não desista e nunca deixe que alguém lhe diga que você não é capaz. Acredite nos seus potenciais. Compartilhe esse post nas suas redes sociais e ajude mais pessoas a terem sucesso em suas carreiras.

Até a próxima!