De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o uso de drogas causa diariamente entre 15% e 25% dos acidentes de trabalho no mundo e o álcool é uma delas, por isso é tão importante fazer a gestão de alcoolemia nas empresas. O álcool pode causar, ainda, problemas de saúde a longo prazo. Dessa forma, ao realizar algumas ações dentro das empresas, é possível garantir a segurança de todos.

Acima de tudo, é importante ressaltar que o vício em álcool é uma doença, muitas vezes influenciada pela genética, pelo meio em que a pessoa vive ou até mesmo por fatores psicossociais. Ainda de acordo com a OIT, o problema geralmente vai progredindo e se torna fatal.

Consequências do abuso do álcool nas empresas

Além dos acidentes de trabalho, os colaboradores alcoólatras ausentam-se com mais frequência que os demais, sem qualquer autorização prévia. “Um importante fabricante de automóveis verificou que os trabalhadores que consumiam grandes quantidades de bebidas alcoólicas apresentavam padrões regulares de absentismo à segunda-feira (a frequência de erros era também mais elevada à segunda-feira)”, conforme o relatório da OIT.

Nesse sentido, o trabalhador tem problemas quanto à pontualidade: chega atrasado e sai cedo. Há ainda, a pressão que os demais colaboradores sofrem, uma vez que o funcionário que possui  vício tem propensão a gerar riscos aos outros, podendo ser negligente em alguma tarefa e com isso acabar machucando alguém. Além disso, seus colegas podem ficar estressados por terem que realizar ainda mais funções do que o comum.

Abuso de álcool pode trazer prejuízo para as empresas. Crédito: storyset/freepik

Do mesmo modo, quem consome álcool frequentemente realiza o trabalho de forma mais lenta, pois tem seu tempo de reação prejudicada, a capacidade motora também é reduzida. Esse colaborador pode apresentar ainda, visão turva, depressão ou agressividade, redução da concentração e diminuição do raciocínio lógico.

Benefícios de fazer a gestão de alcoolemia

A pesquisa da OIT mostrou que entre as pessoas que apresentam vícios, 75% dos acidentes são de profissnais do sexo masculino, contra 25% do público feminino. No entanto, quando a instituição atua com foco na segurança de todos, há muitos benefícios. Assim, sendo o ambiente de trabalho um lugar eficaz para intervir e apoiar esse dependente químico, torna-se um local incentivador e confiável para ajudar essa pessoa.

Dessa forma, planejar e implementar um programa eficiente contra o abuso de álcool faz toda a diferença para a organização. Em outras palavras, a gestão de alcoolemia proporciona muitos benefícios, como redução de absenteísmo, uma vez que essa pessoa deixa de utilizar o álcool e passa a estar realmente presente no dia a dia da empresa realizando suas tarefas.

Esse funcionário também demonstrará mais interesse e foco nas ações cotidianas. Além disso, com a gestão de alcoolemia, o clima organizacional melhora muito dentro da empresa, somado ao fato de reduzir a exposição de outros colaboradores ao risco.

Gestão de alcoolemia promove mais saúde e segurança corporativa. Crédito: senivpetro/freepik

Experiências que deram certo

Realizar a gestão de alcoolemia dentro de uma empresa requer um trabalho em conjunto entre comunidade, trabalhadores e pessoas ligadas a área de saúde das organizações. Ao longo dos anos, a OIT auxiliou algumas instituições nesse sentido, com ações relevantes. Veja alguns casos:

●   Índia

A Organização Internacional do Trabalho implantou, junto a doze empresas, programas de reabilitação e de prevenção ao álcool nos ambientes de trabalho. Assim, mais de 110 mil trabalhadores foram envolvidos e todos os gestores foram capacitados.

Dentro desse contexto, foram realizadas ações como disseminação dessa política com todos os funcionários, concursos para criação de logotipos e frases das campanhas, momento em que participaram os filhos dos colaboradores, além de peças de teatro e espetáculos.

Ao mesmo tempo, as organizações passaram a lançar seus próprios programas de assistência. Assim, são identificadas as pessoas que passam pelo problema do vício, que por sua vez, têm a oportunidade de se consultarem com profissionais.

Uma das empresas participantes, encaminhou mais de 250 funcionários ao programa e mais de 200 conseguiram regressar ao seu ofício. Os empresários perceberam que o ambiente de trabalho ficou melhor e as pessoas mais pontuais.

 Malásia

Este foi um dos cinco países que teve aporte financeiro da Noruega, em um projeto conjunto com a OIT, que atuou com 44 pequenas e médias empresas e assim implantaram um projeto nos locais de trabalho livres de drogas. Assim, o programa foi dirigido aos jovens, grupo com maior incidência de uso de entorpecentes.

O programa foi dirigido ainda aos pais, familiares e empregadores. Além da prevenção, foi abordada a reabilitação dos colaboradores com vício. Nesse sentido, o estudo de avaliação final mostrou que mais de 80% dos empresários notaram melhorias no desempenho, especialmente quanto ao aumento da produtividade, redução de acidentes e absenteísmo. Outro ponto positivo foi a diminuição dos valores gastos com a saúde dos colaboradores e também com pedidos de indenização.

Use a tecnologia a seu favor

Bafômetro BAS-20 da TeleWorld

O Bafômetro BAS-20, da TeleWorld, elevou os processos assistidos de triagem corporativa de alcoolemia a um novo conceito. Assim, ele é de fácil utilização, interface de simples gerenciamento e conta com informações a qualquer hora ou local. Entre os benefícios estão:

●     Comunicação em tempo real com possibilidade de notificações;

●     Uso autônomo e sem a necessidade de contato direto;

●     Identificação do usuário por meio de crachás (proximidade e barras);

●     Matrícula ou QrCode;

●     Sistema de acordo com a LGPD;

●     Integrável a outros sistemas de gestão EHS e ERP;

●     Captura de imagens para auditoria dos testes realizados.

Saiba mais sobre o bafômetro BAS-20, entre em contato com um de nossos especialistas, clicando aqui!

*Crédito da foto de capa: senivpetro/freepik