Nos últimos anos, o setor de Recursos Humanos mudou o seu papel dentro das organizações: se antes era visto como um coadjuvante, hoje tem um papel estratégico nas empresas, oferecendo o suporte necessário para um crescimento sustentável do negócio. Tudo isso graças ao uso da tecnologia, que tem auxiliado analistas e gestores de RH a usar informações dos colaboradores de maneira mais produtiva e eficiente.

Dessa forma, quem atua na área tem em mãos uma gama de ferramentas para coletar e analisar dados que contribuem diretamente com um planejamento cada vez mais assertivo para as empresas. Com isso, é possível planejar as tarefas mais importantes e olhar para a humanização do setor, trabalhando de forma efetiva em prol do engajamento dos funcionários e a melhor forma de retê-los.

Na prática, a partir das informações coletadas em softwares desenvolvidos exclusivamente para o RH, analistas e gestores conseguem tomar decisões mais assertivas sobre cada desafio. De antemão, é importante ressaltar que os dados colhidos são protegidos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o que assegura a confidencialidade e privacidade dos colaboradores.

Importância da tecnologia na gestão de RH

Quem nunca ouviu dizer que as pessoas são os bens mais preciosos de uma empresa? Pode parecer clichê, mas sem o trabalho efetivo das pessoas, as ações não seriam desenvolvidas. Assim, é imprescindível que o setor de Recursos Humanos caminhe em direção ao novo para que se tenha condições de realizar o melhor para o desempenho da organização a longo prazo.

Dessa maneira, a tecnologia no RH permite que as empresas possam otimizar os processos de gestão de pessoas, contribuindo com as estratégias necessárias para que a empresa atinja suas metas. Ou seja, essa inovação aumenta a eficiência nos processos do dia a dia e possibilita que a equipe possa atuar com o planejamento futuro. Além disso, atividades antes manuais, hoje estão automatizadas, facilitando o trabalho.

Com a tecnologia, gestores e analistas conseguem ser mais estratégicos nas ações de RF. Crédito: Drazen Zigic/Freepik

Ferramentas tecnológicas no setor de RH

A tecnologia inova a cada dia, assim, não faltam softwares e aplicativos que auxiliam no trabalho cotidiano do setor de RH. Especialmente na gestão de ponto eletrônico. Uma delas é o Ponto Mobile ou Ponto Certificado da TeleWorld, uma ferramenta que ajuda no controle de ponto dos funcionários externos. Assim, a solução possibilita a marcação e a gestão de ponto de colaboradores que atuam fora da empresa de forma ágil, simples e com total segurança jurídica.

O Ponto por Celular funciona como um Relógio Ponto Mobile, podendo ser acessado e ter o seu registro de horas feito a partir de qualquer smartphone, tablet ou computador. Dessa forma, todos esses registros são armazenados e ficam disponíveis para acesso em tempo real, tanto pelo colaborador, quanto pelo empresário, ou seja, o equipamento é pensado para caminhoneiros, corretores, vendedores e outros profissionais que precisam bater ponto mesmo quando trabalham a distância.

Ferramentas de RH para a saúde do colaborador

Há outros softwares inteligentes focados na saúde do trabalhador, como os aparelhos de alcoolemia. O Bafômetro BAS-20, por exemplo, elevou os processos assistidos de triagem corporativa de alcoolemia a um novo conceito. Assim, ele é de fácil utilização, interface de simples gerenciamento e conta com informações a qualquer hora ou local. Entre os benefícios estão:

  • Comunicação em tempo real com possibilidade de notificações;
  • Uso autônomo e sem a necessidade de contato direto;
  • Identificação do usuário por meio de crachás (proximidade e barras);
  • Matrícula ou QrCode;
  • Sistema de acordo com a LGPD;
  • Integrável a outros sistemas de gestão EHS e ERP;
  • Captura de imagens para auditoria dos testes realizados.

Ainda na área da saúde, a TeleWorld traz Balança Safety Gestão de Saúde, uma inovação para as áreas de Segurança no Trabalho e do Trabalhador, bem como, para Medicina Preventiva Corporativa. Assim, a solução auxilia e automatiza alguns controles de permissão para trabalhos especiais e de riscos, além de proporcionar ganhos operacionais, gerenciais e financeiros a sua empresa.

A balança multifuncional comunica em tempo real o estado de saúde do trabalhador referente a peso, pressão arterial, batimentos cardíacos, índice de massa corporal, bioimpedância e oximetria. Dessa forma, por definição da empresa, os dados poderão ser enviados aos profissionais de segurança  ou médico do trabalho, por meio de notificações via sistema, e-mail, SMS ou diretamente no aplicativo mobile. Então, medidas proativas e preventivas de segurança no trabalho e medicina preventiva corporativa, são facilitadas.

Softwares ajudam o RH a coletar e analisar dados para melhor gestão da área. Crédito: Isabela bela/ Pixabay

A TeleWorld conta, ainda, com o Software de Ergonomia, ferramenta capaz de fazer análises e avaliações ergonômicas preliminares. Usando tecnologia no RH, por meio de Inteligência Artificial, agregada a um sistema de visão computacional de avaliação do movimento humano, é possível obter dados objetivos, em tempo recorde e em quantidade superior aos métodos atuais, sem o viés de um analista.

Impactos, benefícios e tendências de mercado

Entre os maiores impactos do uso da tecnologia no RH, está a facilitação dos processos diários e a possibilidade do gestor e seus analistas focarem em estratégias eficazes para o crescimento da empresa e a redução de custos. No entanto, é sempre importante entender quais ferramentas são necessárias e como cada uma delas pode se adequar a realidade da organização.

Entre os principais benefícios, estão:

  • Automatização dos métodos de trabalho;
  • Aperfeiçoamento do processo de gestão de pessoas;
  • RH em posição estratégica;
  • Melhora na comunicação com os colaboradores;
  • Redução de custos.

Se você precisa deixar o RH de sua empresa mais estratégico, conte com a TeleWorld. Nossos profissionais estão preparados para atendê-lo e trazer as melhores soluções em tecnologias para empresas. Clique aqui e fale com um de nossos especialistas agora mesmo.