Realizar boas práticas de gestão de riscos na segurança do trabalhador traz inúmeros benefícios, tanto para a empresa quanto para o colaborador. Assim, ao reduzir os riscos ocupacionais, promove-se a saúde e o bem-estar das pessoas, o que contribui para o aumento da produtividade. Além disso, os resultados da empresa melhoram, gerando mais lucro e reconhecimento do setor em que atua. Ou seja, ao focar na segurança do colaborador, as instituições acabam tendo mais oportunidades de crescimento.

Do mesmo modo, a Organização Mundial do Trabalho e a Organização Internacional do Trabalho, mostram a importância que as empresas devem ter com o tema. Assim, um relatório recente revela que 7500 pessoas morrem diariamente devido a lesões e enfermidades relacionadas ao trabalho. Dessa forma, essas organizações criaram o Programa Segurança e Mais Saúde para Todos. A iniciativa busca apoiar esforços globais para se recuperar de crises relacionadas à segurança do trabalhador.

Um exemplo disso ocorreu durante a pandemia de Covid-19, quando o programa ajudou a identificar as necessidades e desenvolver resposta imediata aos desafios dos setores e dos locais de trabalho. Assim, foram realizadas medidas preventivas e de mitigação nos ambientes laborais, como por exemplo, a realização de ações de sensibilização e formação, preparação de centros de quarentena e fornecimento de equipamentos de proteção individual e desinfecção.

O que diz a legislação?

De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais – GRO é o conjunto de ações coordenadas de prevenção que têm por objetivo garantir aos trabalhadores condições e ambientes de trabalho seguros e saudáveis.

Priorizar a segurança do colaborador não é apenas uma necessidade, mas também uma estratégia inteligente. Crédito: freepik

O GRO deve constituir um Programa de Gerenciamento de Riscos – PGR, que se tornou exigível em 3 de janeiro de 2022, quando entrou em vigência a nova Norma Regulamentadora n° 01”. Ou seja, a gestão de riscos na segurança do trabalhador possui uma diretriz a ser seguida. A NR é de 1978 e foi atualizada em 2022. Entre outros itens, a Norma Complementar determina que:

A avaliação de riscos deve constituir um processo contínuo e ser revista a cada dois anos ou quando da ocorrência das seguintes situações:

a) após implementação das medidas de prevenção, para avaliação de riscos residuais;
b) após inovações e modificações nas tecnologias, ambientes, processos, condições,
procedimentos e organização do trabalho que impliquem em novos riscos ou modifiquem os riscos existentes;
c) quando identificadas inadequações, insuficiências ou ineficácias das medidas de prevenção;
d) na ocorrência de acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho;
e) quando houver mudança nos requisitos legais aplicáveis.

Como implementar medidas preventivas

As empresas que implementam medidas preventivas contra riscos ocupacionais, conseguem reduzir de forma significativa doenças e acidentes. Assim, algumas ações podem ajudar. Veja!

EPIs reduzem os riscos ocupacionais, promovendo a saúde, bem-estar e aumento da produtividade da empresa. Crédito: freepik

Instruir os trabalhadores
Ao treinar os colaboradores, mostrando a quais riscos estão expostos e de que maneira podem se prevenir, as empresas passam a ter uma equipe consciente e atualizada sobre a questão.

EPI’s corretos
Além disso, é importante fornecer todos os equipamentos de proteção individual necessários para cada atividade e certificar-se que as pessoas sabem utilizá-los da maneira certa.

O ambiente de trabalho
Analisar se fatores como ergonomia, ventilação ou iluminação estão de acordo com o ambiente é fundamental para que a saúde dos trabalhadores não seja afetada.

Equipamentos em dia
Outro ponto importante a ser verificado é a manutenção preventiva dos equipamentos, sendo necessário revisões constantes e troca de qualquer peça que não esteja funcionando corretamente ou que esteja gasta.

Use a tecnologia
O mercado disponibiliza inúmeros equipamentos e softwares que auxiliam as equipes de saúde das empresas a manter os colaboradores saudáveis e longe de riscos.

O papel da liderança


Do mesmo modo, é importante o papel do líder para uma gestão de riscos na segurança do trabalhador mais eficaz. Assim, é possível contribuir para uma cultura de segurança e uma dessas formas é manter um comportamento seguro. Ou seja, seguir as normas de segurança necessárias, utilizar EPI’s, demonstrando que realiza as ações de segurança.

Bem como, manter uma comunicação aberta com a equipe, especialmente sobre as questões de segurança. Assim, o líder faz com que seus colaboradores se sintam confortáveis para falar sobre preocupações ou qualquer situação de riscos que possam vir a se expor.

Ao mesmo tempo, o líder deve envolver os trabalhadores nas ações relacionadas com a segurança, uma vez que são eles que vivenciam os possíveis riscos, dessa forma, todos se sentem parte da empresa e assim passam a contribuir da melhor forma.  

Use a tecnologia dentro da sua empresa


A tecnologia está aí para auxiliar o dia a dia das pessoas e também das empresas. Assim, uma delas é a Balança Safety Gestão de Saúde, que ajuda a reduzir os índices de acidentes de trabalho devido sua capacidade de geração de dados em tempo real, como peso, altura, pressão arterial, batimentos cardíacos e IMC (Índice de Massa Corporal).

Simultaneamente, a Safety apresenta um software simples e fácil de usar, com ferramentas necessárias para a gestão da sua empresa. Pelo aplicativo é possível ter informações na palma da mão a qualquer hora e em qualquer lugar. Além disso, o médico pode atuar como gestor, prevenindo riscos e melhorando a saúde  dos colaboradores de maneira proativa. É possível ainda, gerar histórico da evolução da saúde dos trabalhadores para a criação de campanhas internas pelo RH, por exemplo.

Sua empresa tem interesse? Converse agora mesmo com um de nossos especialistas, clicando aqui.