Se você é empresário sabe o quanto é importante implementar políticas e tecnologia de controle de acesso na sua instituição. E não é para menos, uma pesquisa do  Banco Interamericano de Desenvolvimento concluiu que a criminalidade leva em média, 3% do Produto Interno Bruto da América Latina e Caribe. Assim, somente no Brasil, as perdas chegam a 103 bilhões de dólares e  praticamente metade desse valor é gasto pelo setor privado com segurança.

Além disso, as organizações precisam se preocupar com os ataques cibernéticos, quando os sistemas das empresas são invadidos e as informações são roubadas. Dessa forma, o relatório anual The State of Ransomware da Sophos, empresa global especializada em cibersegurança, mostrou que quase 70% das empresas do país tiveram seus dados sequestrados. Assim, dentro desse contingente, quatro empresas afirmaram ter pago entre US$ 1 milhão e US$ 5 milhões aos hackers para recuperarem suas informações.

O que é controle de acesso?

Dentro das empresas, o controle de acesso existe para gerenciar tanto o acesso físico quanto virtual em determinadas áreas da instituição. Assim, o objetivo é trazer garantia e segurança, ou seja, proteger os ativos, limitar o acesso de pessoas não autorizadas e ainda os dados sensíveis. Veja os principais tipos de controle de acesso físico e lógico:

Controle de acesso físico:

  • Barreiras físicas: são catracas e outras formas de controle de entrada e saída de pessoas dentro de determinados locais;
  • Cartões e chaves: podem ser cartões magnéticos, chaves eletrônicas ou mesmo identificação por radiofrequência, que servem para permitir ou negar o acesso;
  • Biometria: uso de impressões de retina, digitais ou reconhecimento facial para identificar, por exemplo, colaboradores de uma empresa.  
A TeleWorld investe em produtos para controle de acesso das empresas

Controle de acesso lógico:

  • Autorização e autenticação: logins e senhas, com definição de quais locais a pessoa terá acesso;
  • Auditoria de acesso: monitoramento das atividades dos usuários para detecção de atividades suspeitas;
  • Segurança de rede e firewalls: controle do tráfego da rede.

Implementação de política de controle de acesso

Para se ter políticas e tecnologia de controle de acesso na sua empresa, é necessário seguir algumas etapas. Assim, é importante fazer uma avaliação de risco, ou seja, analisar os diferentes ativos da organização e identificar quais áreas são as mais críticas e que precisam de mais atenção.

Da mesma forma, é imprescindível definir requisitos e metas, ou seja, pode haver a necessidade de proteger dados sensíveis, prevenir ameaças internas e externas, por exemplo.

Políticas de controle de acesso oferecem segurança patrimonial, de dados e, especialmente, aos colaboradores/ Crédito: freepik

Além disso, classifique os dados e os recursos, sempre de acordo com a importância. Assim, defina quem terá acesso a quais recursos e as responsabilidades de cada um. Nesse sentido, a tecnologia é essencial para atingir os objetivos da organização e manter tudo sob controle. Por isso, consulte quais produtos ou serviços seriam necessários dentro do cumprimento dessas metas.

Acima de tudo, realize treinamentos com esses usuários de tempos em tempos e garanta que cada um saiba sua responsabilidade para manter a instituição em segurança. Ao mesmo tempo, é importante que esta política esteja em total conformidade com as leis de privacidade e regulamentações do setor.

Tecnologias disponíveis para controle de acesso


A TeleWorld conta com diversas inovações para atender as empresas no quesito segurança. Assim, uma delas é a catraca da linha Swing Slim,  com bloqueios sofisticados, modernos e eficientes para oferecer ainda mais segurança em locais como: condomínios, edifícios, centros empresariais, clubes, universidades, hospitais, entre outros.

O modelo conta com compatibilidade com os principais leitores do mercado: Smart Card, Proximidade, Biometria Facial, Biometria TSI e QR code; Utilização com fluxo unidirecional e orientação através de pictogramas luminosos, entre outros.

Além disso, a empresa também disponibiliza a catraca SIM300, criada com alta tecnologia, design moderno e robusto para o controle de acesso de usuários, proporcionando mais segurança e proteção.

Entre as características, temos: dimensões reduzidas; pictograma animado sinalizando autorização de passagem e/ou bloqueio - todos os modelos; bloqueio para contagem de acesso; modo online ou offline; sistema anti - dupla; bidirecional com orientação através de pictogramas luminosos; homologado com a plataforma de gestão Suricato.

Controle de acesso e ponto com reconhecimento facial da TeleWorld

A TeleWorld conta ainda com diversos modelos de portas giratórias - também conhecidas como torniquetes - uma delas é a Torniquete Premium Inox Hastes de Vidro. Assim, o modelo apresenta gerenciamento de controle de acesso individual, função anti-dupla entrada e desistência de acesso. Ou seja, sua segurança aumenta com a autonomia nobreak em caso de falta de energia elétrica, mecanismo robusto de travamento em ambos os sentidos e giro livre em caso de emergência.

No portfólio de produtos para controle de acesso, destaque também para o Reconhecimento Facial Mini da TeleWorld, um controlador de acesso com autenticação por reconhecimento facial, cartão e senha. Assim, com tela LCD sensível ao toque de 4,3”, é prático para realizar cadastros e alterar configurações. Além disso, pode ser instalado em ambientes internos e externos para liberar portas em geral, por meio do acionamento de fechaduras elétricas ou eletroímãs.

Já para o controle de acesso de veículos, sua empresa pode contar com as cancelas e totens, a TeleWorld conta com diversos modelos. Dessa forma, entre as cancelas há a Cancela AJAT, que possui velocidade do freio na abertura e no fechamento; tempo de fechamento automático; sensor antiesmagamento e configuração por controle remoto.

Outra forma de controle de veículos é com o Totem TSI, ideal para controlar o fluxo de pessoas e veículos nas dependências de sua empresa. Além de ser projetado para controlar o acionamento de cancelas, possui a mesma tecnologia dos equipamentos coletores de dados, permitindo a personalização de permissões de controle de acesso.

Achou interessante? Então converse agora mesmo com nossos especialistas. Clique aqui!

Crédito da foto: rawpixel.com