O controle de acesso em hospitais não é mais algo dispensável e sim uma necessidade dentro das instituições médicas. Afinal, é imprescindível que as instalações hospitalares garantam a segurança de pacientes e colaboradores, tanto em ambientes externos quanto internos.

Além disso, é preciso pensar na segurança dos dados, ainda mais na área da saúde, com informações sensíveis que podem ir contra os princípios da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Assim, quando se fala em controle de acesso em hospitais, muitas dúvidas surgem, pois há diversos desafios durante a implantação. Como se trata de um ambiente com a passagem de muitas pessoas todos os dias, há uma série de riscos, como a entrada de pessoas que não deveriam circular por ali ou até mesmo a saída de pacientes que ainda não estão em alta.

Além de prejudicar a vida das pessoas, esse tipo de problema pode acarretar prejuízo de imagem para a instituição e consequentemente para a saúde financeira do local.

Desafios do controle de acesso em hospitais

Na prática, hospitais são ambientes com fluxo intenso de pessoas: profissionais de saúde, pacientes, acompanhantes, visitantes e fornecedores. Pode ser complicado controlar um público tão diferente, uma vez que cada um precisa de um tipo específico de acesso.

Isso sem contar os centros cirúrgicos e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), por exemplo, que precisam de controle ainda mais restrito para garantir a segurança do paciente, algo primordial dentro de um hospital.

Outro problema é que muitos estabelecimentos da área de saúde controlam o acesso por meio de documentos manuais, sem qualquer integração entre os setores e ainda correndo o risco de as informações poderem ser modificadas. Ou seja, em caso de qualquer fato adverso ocorrer em determinado período, informações, além de erradas, podem se perder facilmente.

Além disso, é preciso definir quais áreas do hospital são mais sensíveis e requerem mais atenção, como a farmácia, por exemplo. Do mesmo modo, ter controle das chaves de acesso nem sempre é fácil, muitas vezes essas informações ficam em uma planilha e quando alguém precisa não a encontra, dificultando ainda mais todo o processo.

Outro ponto que merece atenção é a conscientização das pessoas, que precisam ser treinadas e envolvidas em todo o processo para garantir a eficácia do controle de acesso em hospitais.

Como o GerAcesso pode ajudar hospitais e instituições de saúde?

É claro que existe uma preocupação entre os gestores com uma série de questões envolvendo sistemas de controle de acesso em hospitais. Além do custo-benefício, as dúvidas também giram em torno da integração com outros sistemas e, ainda, a possibilidade de personalização da ferramenta.

GerAesso: mais controle e segurança para instituições de saúde Crédito: freepik

Neste cenário, como é possível escolher a tecnologia adequada para resolver tantos desafios? Bem, esse sistema precisa ter ampla integração com outros softwares que a instituição médica já usa, ser confiável e trazer segurança para todos.

Para ajudar a superar estes desafios enfrentados pelos hospitais, a TeleWorld traz em seu portfólio de soluções tecnológicas o GerAcesso, um software para controle de acesso que proporciona resultados rápidos e soluções que agregam valor para o seu negócio.

Ou seja, a ferramenta é ideal para hospitais, por exemplo, que precisam otimizar as funções de gestão de acesso dentro de suas dependências e também na portaria. Veja alguns benefícios para o controle de acesso em hospitais:

  • Fácil integração com sistemas via banco de dados, APIs, FTP, entre outros;
  • Controle de dados para entrada e saída de visitantes, pacientes, troca de acompanhantes, veículos e muito mais;
  • Controle de chaves para maior gestão de segurança, especialmente na circulação de pessoas em áreas restritas do hospital;
  • Excelente custo-benefício de contratação, implantação e manutenção;
  • Equipe técnica qualificada para atendimento com SLA diferenciado para solução.

Outra vantagem dessa tecnologia é a forma com que são dadas as permissões de acesso: o GerAcesso utiliza múltiplas tecnologias de identificação como crachás, biometria por impressão digital e reconhecimento facial, RFID e reconhecimento de placas de veículos. Além disso, há controle de horário dinâmico como máximo de carga horária, intervalo interjornada e tempo mínimo de intervalo, controle de escalas fixas e móveis.

A ferramenta conta ainda com gerenciamento automático de fuso horário e horário de verão, além de gerenciamento centralizado, com fácil operação, criação de regras e monitoramento em tempo real. E mais: geração de relatórios personalizados, conforme a necessidade, com possibilidade de envio automático por e-mail e também por meio de SMS.

Entre as principais aplicações para hospitais, destaque para:

  • Controle de portaria e visitas;
  • Controle de acesso de pessoas;
  • Controle de acesso de veículos;
  • Gestão de refeições e controle de reservas;
  • Monitoramento e notificações de alarmes e sensores.

A partir dessas aplicações, os gestores passam a ter acesso detalhado a relatórios, com descrição do terminal, local do acesso, nome, identificação, data e hora, além do tipo de acesso.

Ficou interessado no GerAcesso? Entre em contato agora mesmo com nossos especialistas, clique aqui!

Crédito da imagem: freepik