O controle de acesso em ambientes corporativos tem sido cada vez mais utilizado pelas instituições. Assim, pode-se proteger tanto as pessoas, quanto o patrimônio material e imaterial da empresa. Ou seja, o mecanismo protege também as informações sensíveis dentro das organizações, sendo possível gerenciar tanto o acesso físico como o digital dos colaboradores.

De acordo com  relatório "Global DDoS Threat Intelligence", o Brasil teve um aumento significativo no número de tentativas de ataques cibernéticos no segundo semestre de 2022, em relação ao primeiro, chegando a 19%. Assim, o aumento é também superior ao observado na média mundial, que foi de 13% no mesmo período. Dessa forma, com tantos ataques cibernéticos, ter os dados confidenciais protegidos contra acessos indevidos é de suma importância.

Nesse contexto, quando a empresa realiza ações rigorosas de controle de acesso, além de impedir a entrada de pessoas não autorizadas, ainda protege todos os dados digitais e confidenciais. Além disso, sistemas de controle de acesso modernos permitem que apenas usuários autorizados possam ter acesso a certas áreas virtuais, existindo diferentes maneiras de inibir pessoas indesejadas.

Outro ponto importante é que o controle de acesso contribui para questões de regulamentação, o que garante que as empresas atendam todas as normas legais de segurança e privacidade. Acima de tudo, organizações que atuam com dados sensíveis como hospitais e instituições financeiras.

Soluções inovadoras da TeleWorld para controle de acesso de pessoas

Benefícios do controle de acesso

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), nos últimos anos houve aumento da privatização da segurança e maior utilização de tecnologias no setor.

Entre os motivos, estão: "aumento da demanda por serviços nas cidades pelo crescimento da urbanização e do poder aquisitivo da população; crescimento da violência urbana e aumento do roubo de cargas e de sequestros; e substituição da segurança orgânica (empresas com estrutura própria de segurança) pela contratação de empresas de segurança privada (Fenavist, 2013). Outros fatores podem ser o aumento da insegurança e a falta de confiança na polícia. Há, assim, uma tendência de crescimento da segurança privada".

Assim, tem sido imprescindível para as empresas que buscam manter-se seguras, ter o controle de acesso em ambientes corporativos. Afinal, os benefícios são muitos, um deles é realmente o reforço na segurança física e digital dos locais, sendo sem dúvidas uma camada importante na proteção patrimonial. Além disso, há aumento na produtividade das equipes, uma vez que as pessoas se sentem mais seguras no ambiente de trabalho e por isso executam mais tarefas.

Outro ponto relevante é a resposta rápida a qualquer tentativa de roubo de dados, pois é possível detectar mais facilmente quando um intruso tenta entrar no sistema. Igualmente, há a promoção de uma cultura de segurança dentro do local de trabalho. Ou seja, as pessoas passam a compreender a importância de ter determinadas informações de maneira segura e assim acaba-se gerando uma responsabilidade individualizada também.

Uso da tecnologia no controle de acesso

Entre os produtos disponíveis no mercado para controle de acesso, há o Reconhecimento Facial Mini da TeleWorld, um controlador de acesso com autenticação por reconhecimento facial, cartão e senha. Assim, com tela LCD sensível ao toque de 4,3”, é prático para realizar cadastros e alterar configurações. Além disso, pode ser instalado em ambientes internos e externos para liberar portas em geral, por meio do acionamento de fechaduras elétricas ou eletroímãs.

0:00
/
Reconhecimento facial mini para controle de acesso da TeleWorld

Outra tecnologia que auxilia no controle de acesso em ambientes corporativos é o Rastreamento de Pessoas Beacon. Com ele, é possível manter pessoas e objetos monitorados segundo a segundo e trabalhar com a análise dos mais completos dados de comportamento e fluxo dentro da sua área de cobertura. Dessa forma, a empresa evita transtornos futuros e fica sempre em dia com as normas de segurança do trabalho.

Igualmente, com o produto, o gestor pode ter visibilidade total dos processos em tempo real, recebendo notificações quando o fluxo não estiver sendo seguido. Nesse sentido, o líder pode controlar também a gestão das Normas Regulamentadoras, como por exemplo: tempo de exposição ao frio ou ao calor; acesso a salas elétricas, trabalho em altura, espaços confinados, periculosidade e outras. Do mesmo modo, pode garantir provas seguras para eventuais processos trabalhistas.

O Beacon possibilita também o rastreio de equipamentos como extintores de incêndio, desfibriladores, entre outros, tudo de forma automática, auxiliando, por exemplo, em situações de emergência.

Além disso, o gestor pode controlar o acesso a áreas restritas como data center, arquivos, salas de protótipos, etc. Contudo, o líder consegue fazer a gestão do subsídio, pois, pode controlar acesso a áreas de insalubridades, periculosidades e outros. Pode também, fazer o apontamento do tempo de exposição nas áreas e obrigação dos pagamentos adicionais.

Da mesma forma, outro produto da TeleWorld para controle de acesso é a catraca da linha Swing Slim,  com bloqueios sofisticados, modernos e eficientes para oferecer ainda mais segurança em locais como: condomínios, edifícios, centros empresariais, clubes, universidades, hospitais, entre outros. O modelo conta com:

  • Compatibilidade com os principais leitores do mercado: Smart Card, Proximidade, Biometria Facial, Biometria TSI e QR code;
  • Utilização com fluxo unidirecional e bidirecional;
  • Passagem livre em caso de queda de rede;
  • Função antiesmagamento;
  • I/O para integração de central de alarmes de incêndio;
  • Gabinete em aço inox escovado;
  • Abas em acrílico com possibilidade de customização da logotipo da empresa;
  • Orientação através de pictogramas luminosos;
  • Configurações de corredores PNE de acordo com o projeto.

Além disso, outra novidade é a catraca SIM300, criada com alta tecnologia, design moderno e robusto para o controle de acesso de usuários, proporcionando mais segurança e proteção.

Entre as características, temos: dimensões reduzidas; pictograma animado sinalizando autorização de passagem e/ou bloqueio - todos os modelos; bloqueio para contagem de acesso; modo online ou offline; sistema anti - dupla; bidirecional com orientação através de pictogramas luminosos; homologado com a plataforma de gestão Suricato.

Achou interessante? Então converse agora mesmo com nossos especialistas. Clique aqui!

Crédito da imagem: rawpixel.com/freepik