Você já parou para pensar no papel da inteligência artificial na prevenção de acidentes de trabalho? Afinal, hoje em dia, o uso de soluções tecnológicas com inteligência artificial atinge empresas de todos os tamanhos e se tornou um fator competitivo. Com a IA, é possível analisar grandes volumes de dados, monitorar riscos e traçar estratégias para diversos segmentos, inclusive na área de saúde e segurança do trabalho.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), estima-se que 6 mil trabalhadores perdem a vida diariamente por conta de doenças laborais ou acidentes de trabalho. Dessa forma, anualmente 2,19 milhões de trabalhadores e trabalhadoras acabam falecendo.

Da mesma forma, segundo a OIT, todos os anos ocorrem 340 milhões de acidentes laborais, bem como 160 milhões de vítimas de doenças relativas às atividades realizadas. Apesar disso, muitas empresas já estão atuando com equipamentos que auxiliam no dia a dia dos trabalhadores e assim, melhoram a segurança dessas pessoas.

Inteligência artificial nas empresas

Mas o que é inteligência artificial ou IA? Para quem não sabe, a inteligência artificial usa a tecnologia como forma de se assemelhar à inteligência humana. Assim, máquinas são programadas para aprender, por meio de dados, tomar decisões e resolver problemas, o que facilita a rotina das pessoas. O termo tem sido cada vez mais discutido, devido à ascensão de ferramentas como o ChatGPT, que utiliza algoritmos para analisar uma gama de informações e assim gerar respostas para as perguntas que as pessoas fazem.

Nesse sentido, é muito importante o papel da inteligência artificial na prevenção de acidentes de trabalho. O uso de IA otimiza ainda o trabalho das equipes de saúde dentro das empresas, trazendo mais eficiência para o dia a dia. Assim, há algumas formas de usar a tecnologia para a segurança no trabalho. Uma delas é por meio da análise de ocorrências, ou seja, o algoritmo pode revisar todos os acidentes ocorridos dentro de um determinado espaço de tempo e, assim, identificar um conjunto de situações que causaram aquele acidente e usar medidas para preveni-lo.

IA também pode ser usada na segurança e prevenção de acidentes de trabalho. Crédito: freepik

Do mesmo modo, essa tecnologia pode auxiliar no treinamento para um ambiente mais seguro. Isso pode ser feito com simulações virtuais, quando o colaborador se coloca dentro da situação. Dessa maneira, ele não estará exposto ao risco, mas aprenderá a lidar com ele em caso de uma situação real.

Contudo, a IA também pode ser relevante para estudar a postura do trabalhador e assim prevenir riscos de lesões por esforço repetitivo (LER), por exemplo. Ou seja, ao ter as informações certas em mãos, a equipe de saúde pode agir da melhor maneira e assim diminuir ou mesmo zerar riscos à saúde ocupacional do trabalhador.

IA na saúde e prevenção de acidentes de trabalho

Atualmente, muitas pessoas desenvolvem problemas de ergonomia por conta das suas atividades laborais. O Software de Ergonomia da TeleWorld usa a inteligência artificial, agregada a um sistema de visão computacional de avaliação do movimento humano. Assim, entrega dados objetivos, em tempo recorde e de maneira acessível, simples e prática.

A ferramenta funciona da seguinte maneira:

  • A equipe de saúde grava um vídeo no celular com a rotina de trabalho dos colaboradores. Feito isso, basta subir o conteúdo na plataforma Kinebot;
  • Então, o especialista seleciona os vídeos e executa a plataforma para realizar a avaliação;
  • Os dados de cada uma das avaliações são apresentados em gráficos fáceis de visualizar;
  • É possível personalizar os dados e gerar relatórios com os riscos ergonômicos de todos os postos de trabalho.

A plataforma é feita para ergonomistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde e segurança. Enfim, pessoas interessadas em avaliar o movimento humano, a fim de gerar mais qualidade de vida e longevidade, em um mundo onde a tecnologia serve as pessoas e possibilita mais autonomia e tempo.

Software de Ergonomia da TeleWorld

O software tem capacidade para reduzir em 90% o tempo de análise, durante a avaliação ergonômica dos colaboradores. Além disso, há uma excelente capacidade de precisão, uma vez que cada membro do corpo humano pode ser avaliado em questão de minutos.

A solução auxilia gestores e empresas que buscam ter um painel de controle organizado e centralizado por segmentos, áreas e plantas, postos de trabalho e da saúde do colaborador. Além disso, é possível personalizar Software de Ergonomia de acordo com o padrão de análise ergonômica da empresa.

Outro problema recorrente nas empresas é o abuso de álcool, que pode prejudicar não só o clima organizacional como também afetar a saúde, segurança e desempenho dos funcionários. Entre as consequências do consumo de álcool no ambiente de trabalho, estão:

  • Baixa produtividade;
  • Excesso de atrasos e atestados médicos;
  • Aumento nos acidentes de trabalho;
  • Problemas comportamentais e disciplinares;
  • Impacto negativo nas relações interpessoais;
  • Prejuízos à imagem da empresa.

Assim, a TeleWorld conta com um equipamento importante no papel da inteligência artificial na prevenção de acidentes de trabalho, o Bafômetro BAS-20: o etiloteste apresenta um software simples e fácil de usar, além da integração com outros aplicativos e ferramentas necessárias para otimizar a gestão de alcoolemia nas empresas.

Etiloteste BAS-20 da TeleWorld

O Bas-20 possui interface de simples e as informações podem ser acessadas a qualquer hora ou local. Além disso, há comunicação em tempo real com possibilidade de notificações, sistema de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), integrável a outros sistemas de gestão.

O equipamento conta também com identificação do usuário por meio de crachás (proximidade e barras), matrícula ou QrCode e captura de imagens para auditoria dos testes realizados.

Quer saber mais sobre como a TeleWorld pode ajudar a sua empresa? Clique aqui e fale com um de nossos consultores.