Com as festividades de fim de ano chegando é hora de pensar também na melhor maneira de manter seu patrimônio seguro. Afinal, é neste momento que os criminosos aproveitam para cometer delitos. De acordo com a Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe), o setor varejista, por exemplo, perdeu R$ 24 bi com furtos e roubos, em 2021. Entretanto, o aumento da violência acaba irradiando o prejuízo para diversos outros setores.

Dessa forma, é cada vez mais necessário que as empresas tenham um olhar atento para a prevenção e invistam na segurança patrimonial. Atualmente, a tecnologia tem sido a aliada perfeita para garantir que tudo está sob controle. Assim, as instituições passaram a cuidar mais atentamente dessa questão.

Por que os riscos aumentam no final do ano?

No período entre Natal e Ano Novo, as pessoas tendem a sair mais de casa, seja para visitar familiares, seja para sair de férias, o que acaba deixando o ambiente ao seu redor vazio. Dessa forma, os locais ficam mais propícios a roubos e furtos. Isso não ocorre apenas nas regiões residenciais, mas também em zonas empresariais.

Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022, o país teve elevação no número de roubos a estabelecimentos comerciais, em 6,5%. Além disso, houve aumento de 11% nas taxas de roubo a instituições financeiras, o que faz com que empresários busquem manter o patrimônio seguro.

Ao perceber as ruas mais vazias, os criminosos sentem-se mais à vontade para agir, o que aumenta o índice de furtos e roubos nas instituições. Além disso, algumas atitudes podem demonstrar a vulnerabilidade do local.

Como algumas empresas liberam os funcionários para recesso de fim de ano, os criminosos percebem a falta de movimentação no lugar e são atraídos para praticar o roubo de equipamentos e o que mais encontrarem de valor. No entanto, além das perdas materiais, há os danos psicológicos que podem ser sofridos pelos colaboradores, que ficam assustados com a situação de violência.

É importante que os empresários tomem medidas para aumentara segurança patrimonial. Crédito: madartzgraphics/Pixabay

Importância de redobrar os cuidados com segurança

Nesse período é natural que toda a equipe esteja voltada para as comemorações que a data requer. Além disso, algumas empresas concedem férias coletivas para seus funcionários. Dessa forma, as instituições costumam trabalhar com um quadro reduzido de funcionários, sem atendimento externo.

É nesta época também que as empresas procuram concluir projetos e planejar como serão os negócios no próximo ano. Portanto, com a redução do movimento dentro das organizações, é imprescindível pensar na segurança patrimonial.

No entanto, para manter o patrimônio seguro é importante que alguém na empresa esteja atento ao esquema de segurança, redobrando os cuidados durante o período entre o Natal e o Ano Novo. Além disso, é necessário investir em equipamentos que possam assegurar as organizações contra ações de criminosos.

Tecnologia de reconhecimento facial para aumentar a segurança no ambiente corporativo

Tecnologia em prol da segurança patrimonial

Para ter a tranquilidade de voltar ao trabalho sem nenhum prejuízo, é preciso investir em ferramentas e tecnologias que priorizam a segurança patrimonial. No mercado existem diversos dispositivos para este fim: o controle de acesso, por exemplo, é um deles.

A TeleWorld conta com o controlador de acesso LTF 500, que é um totem com autenticação por reconhecimento facial. O dispositivo conta com uma tela 8 polegadas e sistema de mensagem por voz, tornando a comunicação com o usuário fácil e amigável. Além disso, a tecnologia pode ser instalada em catracas, portas, torniquetes ou simplesmente sozinho. Do mesmo modo, permite alto fluxo de pessoas pela sua capacidade de leitura e o mais importante: sem contato físico do usuário com o totem.

O dispositivo pode ser utilizado em locais estratégicos para controle de acesso como: indústrias, comércios, escolas, universidades, condomínios comerciais, hospitais, postos de saúde, refeitórios e restaurantes, entre outros.

Entre os benefícios do controlador de acesso LTF 500 está:

●    Comunicação real time;

●    Agilidade no processo de acesso de colaboradores, terceiros e clientes;

●    Minimização de contatos de colaboradores e clientes, evitando a contaminação cruzada;

●    Alta velocidade de leitura, evitando filas;

●    LOG de todas as leituras com imagem e data.

Há ainda, o LTF 700, um sistema de gerenciamento facilmente integrado com seu sistema de controle de acesso, disponibilizando diversos recursos, como o cadastro do colaborador a partir da base de dados do sistema de acesso; gestão das fotos dos colaboradores, permitindo a importação do cadastro ou a captura de imagem através da webcam; monitoramento e relatórios de acessos.

Análise de riscos e vulnerabilidade também são essenciais para a segurança da empresa. Crédito: Storyset/ freepik

Outra tecnologia da TeleWorld para este fim é o Reconhecimento Facial Mini, um controlador de acesso com autenticação por reconhecimento facial, cartão e senha. Assim, com tela LCD sensível ao toque de 4,3”, é prático para realizar cadastros e alterar configurações. Pode ser instalado em ambientes internos e externos para liberar portas em geral, por meio do acionamento de fechaduras elétricas ou eletroímãs.

Se você precisa aumentar a segurança da sua empresa, conte com a TeleWorld. Nossos profissionais estão preparados para atendê-lo e trazer as melhores soluções em tecnologias para empresas. Clique aqui e fale com um de nossos especialistas agora mesmo.