Tecnologia

Indústria 4.0: tecnologia na Gestão de Saúde

Cada vez mais presente nas empresas, a tecnologia traz inovação e eficiência para a gestão de Saúde e Segurança do Trabalho (SST). Ferramentas digitais possibilitam o monitoramento da saúde dos colaboradores, a detecção do consumo de álcool, a análise das condições ergonômicas e muito mais, confira!

No que diz respeito à promoção da qualidade de vida e à segurança no trabalho, o sistema tradicional de gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) desempenhou um papel importante para organizar e definir procedimentos regulares a serem usados dentro das empresas.

No entanto, cada vez mais, as ferramentas digitais estão ganhando espaço. Isso acontece porque elas promovem uma série de benefícios para a gestão de SST, como monitoramento das condições gerais de saúde dos colaboradores, detecção do uso de bebida alcoólica, análise das condições de ergonomia às quais os trabalhadores estão expostos, entre outros.

Quando há levantamento e organização de informações, a gestão de saúde corporativa se torna mais simples. Isso impacta positivamente dentro da organização, resultando em benefícios importantes relacionados à qualidade dos processos e à produtividade da equipe.

IMPORTANTE: Vale lembrar que, recentemente, a Justiça do Trabalho e a Advocacia-Geral da União (AGU) fizeram um acordo para fortalecer a segurança no trabalho e recuperar recursos públicos destinados ao pagamento de benefícios previdenciários decorrentes de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Isso significa que, em caso de uma decisão reconhecendo a culpa da empresa, a AGU será notificada para entrar com uma ação judicial para recuperar os valores, podendo causar prejuízos consideráveis às organizações.

Saúde 4.0: o que é?

Com o surgimento de novas tecnologias, a transformação digital proporciona metodologias mais eficazes e menos sujeitas a erros humanos. Como resultado, oferece um conjunto de recursos importantes para a tomada de decisões.

Saúde 4.0, ou Medicina Digital, é a implementação de inovações tecnológicas aplicadas à área da saúde. São equipamentos, sistemas e softwares que previnem problemas, melhoram fluxos e aprimoram a qualidade da assistência médica prestada às pessoas.

O conceito de Saúde 4.0, portanto, está ligado à integração entre tecnologia e saúde. No contexto corporativo, relaciona-se com a SST, prevenindo doenças e outros problemas, além de possibilitar a disponibilização de tratamentos mais efetivos, evitando faltas e afastamentos por motivo de saúde.

Aplicação da tecnologia na Gestão de Saúde corporativa

No Brasil, país onde milhões de pessoas apresentam problemas como sedentarismo, obesidade ou outros problemas graves de saúde de ordem física e mental, os avanços da tecnologia surgem como aliados das empresas no âmbito da Saúde e Segurança do Trabalho.

Hoje, é possível afirmar que a tecnologia desempenha, cada vez mais, um papel fundamental para o aprimoramento da saúde corporativa. Por meio de ferramentas desenvolvidas especificamente para essa área, é possível favorecer a empresa, mas principalmente os colaboradores, com ações e medidas conforme a necessidade da equipe.

Isso porque, com dados em mãos, os gestores conseguem agir de forma preditiva, ou seja, antes dos problemas acontecerem. Por isso, empresas que baseiam sua segurança em dados conseguem coletar e analisar informações, que ajudam a identificar padrões que podem significar potenciais riscos e áreas que precisam melhorar.

Além disso, analisar dados possibilita a criação de relatórios detalhados sobre as medidas de segurança, se estão funcionando, e identificar pontos que precisam de atenção, criando assim um ambiente mais seguro para todos.

Veja os benefícios da aplicação da tecnologia na saúde corporativa:

  • Prevenção de doenças
  • Aumento da produtividade
  • Redução das faltas e afastamentos
  • Melhora das condições de saúde e bem-estar dos colaboradores
  • Otimização de recursos

Revolução na SST: ferramentas e equipamentos para empresas

Com o desenvolvimento de ferramentas e equipamentos de tecnologia específicos para a Gestão de Saúde Corporativa, os processos se tornam mais simples e fáceis de interpretar.

Monitoramento da saúde dos colaboradores

A Balança Multifuncional Safety Gestão Saúde, da Teleworld, verifica e registra o estado de saúde do trabalhador referente a peso, pressão arterial, batimentos cardíacos, índice de massa corporal, bioimpedância e oximetria. Esses dados, caso necessário, podem ser enviados para profissionais envolvidos com a SST, a fim de que sejam tomadas medidas para melhorar a saúde do colaborador.

A Safety foi desenvolvida em conformidade com as exigências normativas, facilita a análise para liberação de atividades em áreas de risco e otimiza os processos de SST. A balança pode ser integrada a outros sistemas, garantindo um fluxo de trabalho mais eficiente, seguro e completo.

Ergonomia no ambiente de trabalho

A ergonomia no ambiente de trabalho é uma exigência legal e mais uma ferramenta que atesta que a tecnologia na gestão de saúde é essencialmente importante. A Norma Regulamentadora n° 17 (NR-17), diz que “A organização deve realizar a avaliação ergonômica preliminar das situações de trabalho que, em decorrência da natureza e conteúdo das atividades requeridas, demandam adaptação às características psicofisiológicas dos trabalhadores, a fim de subsidiar a implementação das medidas de prevenção e adequações necessárias”.

Mas, para além da NR-17, a ergonomia exerce outra função relevante: a prevenção de doenças ocupacionais, que representam prejuízos para as empresas devido aos tratamentos médicos e afastamentos. Práticas bem implementadas podem reduzir esses números e ainda aumentar a qualidade de vida dos colaboradores.

O Software de Ergonomia com IA da TeleWorld utiliza a Inteligência Artificial para auxiliar no cumprimento de normas legais. Além disso, reduz a incidência de problemas de saúde, já que possibilita a análise completa. Outra vantagem é que não exige deslocamentos, pois não necessita que um profissional vá até a empresa para realizar as ações necessárias. Dessa forma, reduz a incidência de custos e a interrupção do trabalho.

O problema da alcoolemia nas empresas

O consumo excessivo de álcool afeta o funcionamento do cérebro, compromete a qualidade de vida e prejudica a produtividade no ambiente de trabalho. Quando o uso se torna frequente, o indivíduo passa a desenvolver uma dependência que impacta sua eficiência, gerando prejuízos para o próprio trabalhador e para a empresa. Por isso, é fundamental adotar medidas preventivas.

Além disso, o problema da alcoolemia dentro das empresas pode aumentar o risco de acidentes, causar problemas no relacionamento interpessoal e danos à saúde mental e física do colaborador. O consumo excessivo de álcool pode resultar em doenças graves e até fatais, tornando ainda mais urgente a necessidade de ações preventivas nas organizações.

O uso do Bafômetro BAS-20 no ambiente corporativo desempenha um papel fundamental na prevenção de acidentes de trabalho e na garantia da segurança ocupacional, pois atua como uma medida preventiva, especialmente em funções que envolvem a operação de máquinas, a condução de veículos e outras atividades de alto risco.

Nesse sentido, a realização de testes periódicos desencoraja o consumo de álcool e reafirma o compromisso da empresa com a segurança de seus colaboradores. Mais do que isso, é essencial que a utilização do bafômetro seja acompanhada por campanhas de conscientização e programas de suporte para funcionários que enfrentam dificuldades com o álcool.

Saiba mais sobre as soluções da Teleworld para a sua empresa: www.teleworld.com.br

Relacionados

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos.

Obrigado! Seu envio foi recebido!

Agradecemos pelo seu contato!
Retornaremos para você o mais breve possível.

Oops! Something went wrong while submitting the form.

Solicitar Orçamento

Obrigado! Seu envio foi recebido!

Agradecemos pelo seu contato!
Retornaremos para você o mais breve possível.

Oops! Something went wrong while submitting the form.