Abril é o mês que marca as ações para prevenir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Por isso, este período ficou conhecido como Abril Verde, como uma forma de conscientizar e orientar as empresas e seus colaboradores sobre essa temática tão importante.

De acordo com o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, no último ano, o Brasil registrou 612,9 mil notificações de acidentes de trabalho. No entanto, os dados são ainda piores, entre os anos de 2012 e 2021, quando quase 23 mil pessoas perderam suas vidas em acidentes de trabalho no país.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), as doenças ocupacionais são causadas por exposição a riscos no próprio ambiente de trabalho, como por exemplo, agentes químicos, biológicos ou até mesmo esforço físico e desgaste emocional.

Uso de EPIs previnem acidentes de tabalho. Crédito: freepik

Assim, é necessário que os colaboradores realizem exames médicos periodicamente, especialmente quando expostos a estas situações. O objetivo é detectar possíveis doenças relacionadas à atividade exercida pelo trabalhador. Em caso de necessidade de afastamento, é garantida a estabilidade provisória no emprego.

As doenças ocupacionais costumam se desenvolver ao longo dos anos, de maneira silenciosa. Porém, é possível prevenir por meio de exames médicos, análise ergonômica, entre outras formas. Um estudo recente da Organização Mundial de Saúde (OMS), considerou 19 fatores de risco relacionados ao trabalho.

A exposição à poluição do ar e longas jornadas de trabalho estão entre estes fatores de risco. A organização aponta que 750 mil pessoas perderam a vida em razão do excesso de trabalho. Já a poluição do ar por gases, fumos e partículas foi responsável por 450 mil mortes.

Ações de prevenção em prol da saúde dos colaboradores. Crédito: snowing/freepik

O custo da falta de prevenção

De acordo com a OIT, os custos com afastamentos e acidentes de trabalho são altos. Dessa forma, a estimativa é que 4% do Produto Interno Bruto (PIB) global, seja de gastos com o sistema de saúde, custos previdenciários e sociais. No país, esse prejuízo alcança R$ 350 bilhões todos os anos.

Além dos altos custos, esses profissionais acabam sendo afastados, o que implica na perda de 430 milhões de dias trabalhados. A falta de cuidado com a saúde mental também tem trazido problemas, assim, auxílios-doenças por ansiedade, depressão, estresse e outros transtornos foram de 289 mil, em 2020.

Abril Verde: o que é?

O movimento Abril Verde foi instituído em 2003, pela OIT e assim 28 de abril ficou marcado como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. Dessa forma, a data foi escolhida em memória das vítimas de um acidente, ocorrido em 1969, em uma mina na Virgínia, nos Estados Unidos. Já no Brasil, a data entrou em vigor, por meio da Lei  nº 11.121, no ano de 2005, quando foi criado o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Abril: mês de conscietização para gestores e colaboradores. Crédito: reprodução/abrilverdeoficial

O  principal objetivo das ações realizadas em torno da data é conscientizar sobre a importância de prevenir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Assim, as empresas passaram a compreender que é possível realizar ações que contribuam para atividades saudáveis e ainda evitar acidentes. Afinal, distribuir informações pode mobilizar todos no fortalecimento da cultura de prevenção de acidentes no local de trabalho.

Acidentes e doenças no trabalho: prevenção

Prevenir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais é possível e a tecnologia está aí para ajudar. Uma dessas ferramentas é a Balança Safety Gestão de Saúde, uma inovação para as áreas de segurança do trabalho, bem como, para gestão de saúde no trabalho e medicina preventiva corporativa. A solução auxilia e automatiza alguns controles de permissão para trabalhos especiais e de riscos, além de proporcionar ganhos operacionais, gerenciais e financeiros para as empresas.

Além disso, o equipamento comunica em tempo real o estado de saúde do trabalhador referente a peso, pressão arterial, batimentos cardíacos, índice de massa corporal, bioimpedância e oximetria. Assim, conforme definidos pela empresa, esses dados poderão ser enviados aos profissionais de segurança e ou médico do trabalho, por meio  de notificações via sistema, e-mail, SMS ou diretamente no aplicativo mobile. Essa é uma maneira de facilitar as medidas proativas e preventivas de segurança no trabalho e medicina preventiva corporativa.

Balança Safety Gestão de Saúde da TeleWorld

Entre as principais aplicações, está a criação de um big data de informações para auxiliar na gestão de saúde do colaborador dentro das empresas. O equipamento também possibilita o controle de doenças como hipertensão e obesidade. Outra vantagem é que as informações colhidas podem ser utilizadas para outras análises de saúde dos trabalhadores,  e redução do absenteísmo.

Alcoolismo no ambiente de trabalho

Outra dificuldade enfrentada pelas empresas é o abuso de álcool por alguns colaboradores. Assim, além de problemas no organismo, o consumo elevado de álcool pelos trabalhadores pode prejudicar não só o clima organizacional dentro das empresas, como também afetar a saúde, segurança e desempenho dos funcionários.

Entre as consequências do consumo de álcool no ambiente de trabalho, estão:

  • Baixa produtividade;
  • Excesso de atrasos e atestados médicos;
  • Aumento nos acidentes de trabalho;
  • Problemas comportamentais e disciplinares;
  • Impacto negativo nas relações interpessoais;
  • Prejuízos à imagem da empresa.
Bafômetro BAS-20 do portfólio da TeleWorld


Dessa forma, para garantir a integridade física dos colaboradores e diminuir potenciais acidentes de trabalho, a gestão de alcoolemia nas empresas se torna necessária. Além de ações educativas e de conscientização para mudança do mindset no ambiente corporativo, o uso do bafômetro se apresenta como uma solução prática e inovadora. Não só para preservar a integridade do trabalhador como também para garantir um ambiente seguro e saudável para os colaboradores.

Desenvolvido pela TeleWorld, o Bafômetro BAS-20, elevou os processos assistidos de triagem corporativa de alcoolemia a um novo conceito. Com a finalidade de ter uma fácil utilização, o dispositivo conta com uma interface de simples gerenciamento e informações a qualquer hora ou local. Confira as facilidades:

  • Comunicação em tempo real com possibilidade de notificações;
  • Identificação do usuário por meio de crachás (proximidade e barras), matrícula ou QrCode;
  • Integrável a outros sistemas de gestão EHS e ERP;
  • Uso autônomo e sem a necessidade de contato direto;
  • Sistema de acordo com a LGPD;
  • Captura de imagens para auditoria dos testes realizados.

Gostou das ferramentas? Entre em contato com um de nossos especialistas, clicando aqui!