Seus colaboradores têm feito check-ups regulares no ambiente de trabalho? Se não, é importante que a gestão repense esta questão, já que promover a saúde das pessoas é primordial para prevenir e tratar doenças, o que garante o bem-estar e ainda o aumento da produtividade da sua equipe. Entre as doenças que mais afetam os trabalhadores estão as relacionadas à ergonomia.

De acordo com a Associação Brasileira de Reumatologia, LER/DORT - Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, causam uma série de problemas ergonômicos, como “as tendinites (particularmente do ombro, cotovelo e punho), as lombalgias (dores na região lombar) e as mialgias (dores musculares) em diversos locais do corpo”.

Nesse sentido, um estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT), mostrou que houve aumento no número de afastamentos, entre 2020 e 2021, justamente nos casos de LER/DORT no país. Assim, a elevação foi de 192% durante o período, passando de  16.211 para 31.167 casos.

Do mesmo modo que é necessário ter atenção com as questões ergonômicas, é preciso ter um olhar apurado para obesidade, hipertensão arterial, problemas cardíacos e doenças pulmonares. Assim, informações da OIT, em conjunto com a Organização Mundial da Saúde (OMS), dão conta que entre 2000 e 2016, 1,9 milhão de pessoas morreram devido a doenças ocupacionais, entre elas patologias respiratórias e cardíacas.

"As maiores causas de mortes foram doença pulmonar obstrutiva crônica (450 mil mortes); acidente vascular cerebral (400 mil mortes) e doença isquêmica do coração (350 mil mortes). Lesões ocupacionais causaram 19% das mortes (360 mil mortes)", revelou a pesquisa.

Papel das empresas na promoção da saúde

Os check-ups regulares no ambiente de trabalho contribuem para a melhora da qualidade de vida dos colaboradores e ainda para a diminuição de custos das empresas.

Assim, nos casos ergonômicos a organização precisa estar atenta para a Norma Regulamentadora 17, ou NR-17, que "estabelece as diretrizes e os requisitos que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores".

Estratégias para promoção da saúde são fundamentais no ambiente de trabalho. Crédito: storyset/freepik

Dessa forma, entre outras deliberações, regulamenta que devem ser implementadas medidas de prevenção, a partir da avaliação ergonômica preliminar ou da AET, que evitem que os trabalhadores, ao realizar suas atividades, sejam obrigados a efetuar de forma contínua e repetitiva:

a) posturas extremas ou nocivas do tronco, do pescoço, da cabeça, dos membros superiores e/ou dos membros inferiores;

b) movimentos bruscos de impacto dos membros superiores;

c) uso excessivo de força muscular;

d) frequência de movimentos dos membros superiores ou inferiores que possam comprometer a segurança e a saúde do trabalhador;

e) exposição a vibrações,

f) exigência cognitiva que possa comprometer a segurança e saúde do trabalhador.

Do mesmo modo, é possível auxiliar os trabalhadores quanto ao sedentarismo, por exemplo, que pode causar tantas doenças. Assim, o primeiro passo é identificar os riscos ocupacionais existentes na empresa. Isso pode ser feito por meio de uma avaliação de riscos, que deve ser realizada por um profissional qualificado.

Logo, ao identificar os riscos, é preciso tomar medidas para controlá-los. Ou seja, é possível incluir a implementação de medidas de controle como o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), ou a adoção de medidas administrativas, como a rotatividade de tarefas.

Além disso, a organização pode promover hábitos saudáveis entre os trabalhadores. Isso inclui incentivar a prática de atividades físicas regulares, uma alimentação saudável e o controle do peso. Dessa forma, a oferta de programas de saúde ocupacional pode ajudar muito. Assim, esses programas podem incluir exames médicos periódicos, campanhas de conscientização e treinamento sobre saúde e segurança.

Como a TeleWorld pode ajudar a sua empresa?

A presença da tecnologia no cotidiano das pessoas e das organizações é inegável e para ajudar nos check-ups regulares no ambiente de trabalho existe a Balança Safety Gestão de Saúde, uma solução pioneira que colabora com a medicina preventiva.

Ou seja, este dispositivo desempenha um papel crucial na redução dos índices de acidentes de trabalho, graças à sua habilidade em gerar dados em tempo real. Dessa forma, esses dados abrangem informações como peso, altura, pressão arterial, batimentos cardíacos e IMC (Índice de Massa Corporal), constituindo uma abordagem completa para monitorar a saúde no ambiente de trabalho.

Balança Multifuncional Safety Gestão de Saúde da TeleWorld

A abordagem da Safety não se limita apenas ao hardware. Acompanhando o dispositivo, um software intuitivo e acessível fornece as ferramentas necessárias para uma gestão empresarial eficaz.

Dessa forma, o aplicativo possibilita o acesso instantâneo às informações, empoderando os gestores a qualquer momento e em qualquer lugar. Além disso, o papel do médico ganha nova dimensão, assumindo a gestão do cuidado. Outro benefício, é a capacidade de registrar a evolução da saúde dos trabalhadores, criando um histórico que pode embasar campanhas internas, conduzidas pelo setor de Recursos Humanos, por exemplo.

A TeleWorld conta ainda com o Software de Ergonomia, em conjunto com a Kinebot, que mapeia todos os movimentos do corpo humano 30x por segundo e entrega relatórios completos do posto de trabalho.

Software de Ergonomia da TeleWorld

Além disso, o programa auxilia na tomada de decisões, baseado em dados precisos, com geração de informações de maneira on-line e real time. O objetivo é melhorar a produtividade do setor, reduzindo o tempo do gestor no processo operacional.

Com dados em mãos, é possível gerar planos de ação mais objetivos e assertivos e reduzir em até 80% o tempo no levantamento de informações com precisão. Igualmente, com o software é possível padronizar processos em todas as plantas e postos de trabalho, sem influência do analista, o que gera foco no processo estratégico da solução e não do problema.

Nesse sentido, o programa está preparado também para o cumprimento legal da NR-17, além de embasamento para passivos trabalhistas. Ou seja, o Software de Ergonomia utiliza inteligência artificial e assim consegue auxiliar as empresas no cumprimento das normas legais, atendendo o cronograma de ações exigidos pelas Normas Regulamentadoras.

Outro avanço é que com o Software de Ergonomia não há necessidade de deslocamento. Atualmente é necessário que o especialista vá até o local, muitas vezes em outra cidade ou estado para avaliar, gerando grandes gastos com deslocamento.

Ficou interessado? Converse com um de nossos consultores, clicando aqui.

*Crédito da foto: DC Studio/freepik