É muito importante que as empresas entendam os benefícios da ergonomia no local de trabalho. De acordo com os últimos dados da Previdência Social, os principais motivos para concessão de auxílios-doença foram as lesões nos ombros e dores nas costas, o que representa 19 mil pessoas, ou seja, 37% do total.

Além de impactar a vida desses trabalhadores e suas famílias, há efeito em toda a cadeia produtiva, uma vez que a produtividade daquela instituição tende a cair demasiadamente, quando esse fator não é levado em conta.

Dessa forma, é necessário que as empresas estejam atentas e proporcionem um ambiente de trabalho que seja seguro e ergonomicamente adequado para as pessoas que ali trabalham. Antes de tudo, é importante ressaltar que nem sempre é preciso fazer uma grande revolução, às vezes a troca do mobiliário, melhora na iluminação e ajustes nos espaço, é o que o ambiente requer.

Então, atitudes tão simples por parte da empresa tendem a reduzir os erros dos trabalhadores no desempenho de suas funções, bem como o índice de absenteísmo, pois quando alguém está sofrendo com dores tende a faltar mais ao trabalho.

Juntamente com isso, há ainda o presenteísmo, que é quando a pessoa está no ambiente, mas com a mente fora das suas funções. Nesse sentido, implantar um programa de ergonomia na organização vai fazer com que a produtividade aumente consideravelmente, obtendo ótimos resultados no segmento.

Impactos da má postura na saúde e bem-estar

Dores nas costas, nos ombros e mais: a má postura prejudica a produtividade no trabalho. Crédito: freepik

Frequentemente, muitas doenças são desenvolvidas no local de trabalho, como por exemplo, posturas inadequadas ou movimentos repetitivos ao longo do dia. Assim, a pessoa pode desenvolver também problemas de saúde mental, por conta das dores ou mesmo por não conseguir trabalhar corretamente e ter medo de perder o emprego.

Dessa forma, entre os benefícios da ergonomia no local de trabalho, está a prevenção da Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Além disso, os ruídos constantes podem ser extremamente estressantes no dia a dia das pessoas, sendo necessário agir para reduzir o barulho no ambiente.

Em síntese, as organizações que investem no bem-estar dos seus colaboradores, sabem que também estão investindo em suas empresas, uma vez que ao promover um ambiente saudável para as pessoas, promovem também o sucesso da empresa.

Ergonomia nas empresas: dicas de implantação

Mais do que uma necessidade para as organizações e seus colaboradores, o cuidado com a ergonomia é também uma questão legal, já que este tema é regido pela Norma Regulamentar 17 ou NR - 17.

A NR “visa estabelecer as diretrizes e os requisitos que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar conforto, segurança, saúde e desempenho eficiente no trabalho”, conforme artigo da NR-17.

O ideal é que a própria equipe participe ativamente para melhorar o ambiente de trabalho, por meio, por exemplo, de um conselho formado pelos próprios funcionários. Estes colaboradores devem ser capacitados pela organização e devem analisar e acompanhar o que for proposto para o local em que atuam. Ou seja, essas sugestões devem ser levadas a sério pelas empresas, dessa forma, as pessoas sentem que de fato a organização se preocupa com elas.

Ergonomia no trabalho previne dores e lesões, trazendo mais saúde e bem-estar aos colaboradores. Crédito: stockking/freepik

Além disso, estimular a prática de atividades físicas é de suma importância para conseguir resultados satisfatórios. Por isso, coloque ao menos duas vezes por semana um cronograma de atividade laboral.

Dessa forma, um professor de educação física pode ir até o ambiente e instigar as pessoas a realizarem alguns exercícios que ajudam no alongamento, por exemplo, o que traz diversos benefícios da ergonomia no local de trabalho.

Inovação nas análises ergonômicas

Atualmente, a inovação tem tomado conta de todos os lugares e chegou na ergonomia também. Assim, a TeleWorld atua com o Software de Ergonomia, em conjunto com a Kinebot, que mapeia todos os movimentos do corpo humano 30x por segundo e entrega relatórios completos do posto de trabalho.

Além disso, o programa auxilia na tomada de decisões, baseado em dados precisos, com geração de informações de maneira on-line e real time. O objetivo é melhorar a produtividade do setor, reduzindo o tempo do gestor no processo operacional.

Com dados em mãos, é possível gerar planos de ação mais objetivos e assertivos e reduzir em até 80% o tempo no levantamento de informações com precisão. Igualmente, com o software é possível padronizar processos em todas as plantas e postos de trabalho, sem influência do analista, o que gera foco no processo estratégico da solução e não do problema.

0:00
/
Detalhes do software de Ergonomia da TeleWorld. 

Nesse sentido, o programa está preparado também para o cumprimento legal das normas regulamentadoras NR-17 e NR - 01, além de embasamento para passivos trabalhistas. Ou seja, o Software de Ergonomia utiliza inteligência artificial e assim consegue auxiliar as empresas no cumprimento das normas legais, atendendo o cronograma de ações exigidos pelas Normas Regulamentadoras.

Outro avanço é que com o Software de Ergonomia não há necessidade de deslocamento. Atualmente é necessário que o especialista vá até o local, muitas vezes em outra cidade ou estado para avaliar, gerando grandes gastos com deslocamento.

O aplicativo conta ainda com um robusto sistema de gestão de ergonomia, com indicadores de risco ergonômico por empresa, por setor e por atividade. Além disso, há indicador de repetitividade, de riscos relacionados à organização do trabalho e a manuseio de carga, por segmento corporal, além dos indicadores de produtividade na realização das ações de melhoria. O software registra automaticamente todas as movimentações de cada ação de modo a permitir total controle do gestor. Clique aqui e saiba mais.

Crédito da foto: freepik