De acordo com o Ministério da Previdência, no último ano, apenas nas dez primeiras posições de doenças que mais afastam as pessoas no trabalho, quatro delas estão relacionadas à ergonomia. Por isso, vamos falar sobre como a ergonomia pode influenciar a produtividade nas empresas. Assim, dentro desse contexto, mais de 56 mil brasileiros tiveram que ser afastados das suas funções, de janeiro a dezembro de 2022. .

No entanto, você sabe o que é ergonomia? Segundo a Associação Internacional de Ergonomia, o termo significa “a ciência do trabalho”. A ergonomia leva em consideração fatores físicos, ambientais, cognitivos, organizacionais, sociotécnicos e outros relevantes, bem como as complexas interações pessoais, com o meio ambiente, ferramentas, produtos, equipamentos e tecnologia.

Assim, a Associação entende que os princípios da ergonomia estão enraizados em valores fundamentais essenciais. São eles:

  • Humanos como ativos;
  • Tecnologia como uma ferramenta para ajudar os seres humanos;
  • Promoção da qualidade de vida;
  • Respeito pelas diferenças individuais e;
  • Responsabilidade para todas as partes interessadas.

Doenças que podem ser ocasionadas pela falta de ergonomia

Confira algumas doenças que podem ser ocasionadas pela falta de ergonomia dentro das empresas:

  1. Lesões por esforço repetitivo (LER): Também conhecidas como distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), são lesões que afetam músculos, tendões e nervos devido a movimentos repetitivos, posturas inadequadas e esforços excessivos. Exemplos incluem a tendinite, tenossinovite e a síndrome do túnel do carpo.
  2. Lombalgia: É uma dor na região lombar, causada principalmente por posturas inadequadas, levantamento de objetos pesados, movimentos repetitivos e vibrações. A má postura ao sentar-se por longos períodos também pode contribuir para o desenvolvimento da lombalgia.
Ergonomia tem influência direta na produtividade dos colaboradors. Crédito: freepik

3.  Lesões cervicais: O trabalho em posições com flexão excessiva do pescoço, como olhar constantemente para baixo para usar dispositivos móveis, pode levar a lesões cervicais. Essas lesões podem causar dores no pescoço, ombros e braços, além de limitar a amplitude de movimento.

4.  Bursite: É a inflamação de uma ou mais bursas, que são pequenas bolsas cheias de líquido que amortecem e reduzem o atrito entre ossos, tendões e músculos. Movimentos repetitivos ou pressão excessiva em determinadas áreas podem levar ao desenvolvimento de bursite.

A influência da ergonomia no local de trabalho

Você já parou para pensar como a ergonomia pode influenciar a produtividade nas empresas? De antemão, é importante salientar que muitas empresas já perceberam que possuem muitos benefícios quando as ações de ergonomia são aplicadas de maneira eficaz.

Por outro lado, quando essas ações não são postas em prática, o trabalhador está sujeito a diversas doenças, que podem ser ocasionadas por movimentos repetitivos, por exemplo. Assim, esta pessoa passa a não conseguir desempenhar sua função da melhor maneira.

Outra questão é quando, devido às dores, a pessoa acaba não conseguindo ir trabalhar, colaborando assim para o absenteísmo. Nos casos mais sérios, o colaborador necessita se afastar e é necessário contratar outra pessoa, temporariamente, para realizar aquela função. No entanto, quando o trabalhador está em um ambiente saudável, com segurança e conforto, ele produz muito mais e isso é apenas consequência.

Quando o colaborador não conta com condições adequadas de trabalho pode desenvolver Lesão por Esforço Repetitivo (LER), por exemplo. Uma iluminação inadequada ou até mesmo ruídos podem colaborar para o baixo desempenho do trabalhador, ou seja, prejuicar a produtividade. Do mesmo modo, quando se fala em trabalho em grande escala, quando a ação de um colaborador depende do outro, isso pode gerar problemas para a equipe como um todo.

Postura correta e bom desempenho

Como resultado de uma boa postura, há um bom desempenho das tarefas do dia a dia. Apesar de parecer algo simples, a postura pode influenciar muito essa questão. Se a pessoa está com a postura correta, seu sangue circula melhor e com isso o oxigênio também. Dessa forma, há um aumento na concentração para a realização das tarefas cotidianas.

Ergonomia no trabalho auxilia na saúde e bem-estar dos colaboradores. Crédito: freepik

A postura correta impacta também na disposição das pessoas. Ou seja, se o colaborador não está de acordo, acaba fazendo mais esforço físico e por isso precisa de mais energia. A boa postura é importante para transmitir mais equilíbrio e confiança para quem está ao redor, o que aumenta a autoestima e por fim a produtividade.

Estratégias ergonômicas para otimizar a produtividade

Muitas ações podem ser desenvolvidas como estratégia para otimizar a ergonomia nas empresas. Uma delas é a implantação de ginástica laboral. São minutos preciosos em que o colaborador pode relaxar do estresse, melhorar a postura e fazer um bom alongamento. Outra estratégia, muito utilizada, é fazer com que ao longo do dia o trabalhador intercale as ações mais repetitivas, assim, poderá fazer movimentos diferentes.

Analisar os móveis e ferramentas utilizados diariamente pelas pessoas é essencial para que o trabalhador não seja colocado em risco. Além disso, é importante que ele tenha pequenas pausas ao longo do dia para que não fique todo o tempo na mesma posição. A oferta de café com biscoitos pode ser um bom incentivo para essa movimentação

Uso de ferramentas ergonômicas

A Inteligência Artificial (IA) está em todos os lugares, inclusive nas ferramentas que mostram como a ergonomia pode influenciar a produtividade nas empresas. Uma delas é o software de ergonomia da TeleWorld. Nele, a tecnologia trabalha com a avaliação de cada movimento humano, ao mesmo tempo entrega avaliações matemáticas em tempo recorde e de maneira acessível, simples e prática.

Detalhes do Software de Ergonomia da TeleWorld

O software funciona da seguinte maneira:

  • É necessário gravar um vídeo no celular com o cotidiano de trabalho e fazer o upload no software;
  • Depois, basta selecionar os vídeos e executar a plataforma para realizar a avaliação;
  • Assim, deve-se verificar os dados de cada uma das avaliações em gráficos organizados e com fácil visualização;
  • Então, os dados podem ser personalizados e verificados os riscos ergonômicos de todos os postos de trabalho avaliados.

Dessa forma, o software é a solução ideal para aplicação das análises de movimentos para gestores e empresas que buscam ter um painel de controle organizado e centralizado por segmentos, áreas e plantas, postos de trabalhos e da saúde do trabalhador.

Sua empresa tem interesse? Converse agora mesmo com um de nossos especialistas, clicando aqui.

*Foto da capa: Crédito - Drazen Zigic/freepik