Você sabe qual a importância da gestão de riscos na segurança ocupacional e como isso pode beneficiar sua empresa? Então leia o nosso conteúdo até o final e descubra.

De antemão, é importante salientar que a Gestão de Risco Ocupacional (GRO), é regida pela Norma Regulamentadora 01 do Ministério do Trabalho, ou seja, é uma exigência que as empresas devem cumprir.

Dessa forma, “o objetivo da NR é estabelecer as disposições gerais, o campo de aplicação, os termos e as definições comuns às Normas Regulamentadoras - NR relativas à segurança e saúde corporativa e as diretrizes e os requisitos para o gerenciamento de riscos ocupacionais e as medidas de prevenção em Segurança e Saúde no Trabalho – SST".

Assim, quando a GRO é realizada de maneira correta, consegue fazer com que os colaboradores estejam livres de riscos à saúde e segurança. Ou seja, há algumas medidas que servem para reconhecer, avaliar e prevenir tanto doenças quanto acidentes causados no local de trabalho.

De acordo com a SmartLab, uma iniciativa em conjunto com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), que realiza inúmeras pesquisas sobre o universo laboral, identificou mais de 392 mil notificações de acidentes e agravos à saúde do colaborador apenas em 2022. Dessa forma, foram considerados:

  • Acidente de Trabalho Grave;
  • Câncer Relacionado ao Trabalho;
  • Dermatoses Ocupacionais;
  • Acidente de Trabalho com Exposição a Material Biológico;
  • Intoxicação Exógena;
  • LER/DORT;
  • Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR);
  • Pneumoconioses;
  • Transtornos Mentais;
  • Acidente de Trabalho Grave.
GRO é um conjunto de ações preventivas que visam identificar, avaliar e controlar os riscos existentes nos ambientes de trabalho. Crédito: freepik

Ainda de acordo com o estudo da SmartLab, “entre 2012 e 2021, 6,2 milhões de Comunicações de Acidentes de Trabalho (CATs) foram registrados no Brasil e o INSS concedeu 2,5 milhões de benefícios previdenciários acidentários, incluindo auxílios-doença, aposentadorias por invalidez, pensões por morte e auxílios-acidente. No mesmo período, o gasto previdenciário ultrapassou os R$120 bilhões somente com despesas acidentárias”.

De acordo com a OIT, quando se fala em abrangência global, os números são ainda piores. Assim, os dados mostram que, a cada 15 segundos, morre um colaborador em virtude de um acidente de trabalhado ou de doença relacionada com a sua atividade profissional. Ou seja, isso significa mais de 6 mil mortes por dia, em todo o mundo, totalizando mais de 2 milhões de mortes todos os anos.

Com relação às lesões não fatais, são 313 milhões de trabalhadores anualmente, o que gera 860 mil ao dia. Assim, com números tão expressivos, é urgente pensar em ações que colaborem para um cuidado mais efetivo no dia a dia dessas pessoas, ou seja, é preciso agir o quanto antes para que os dados não sejam ainda piores.

Aumento da produtividade nas empresas

Além de ser uma exigência legal, a gestão de riscos na segurança ocupacional também é uma importante estratégia para melhorar a produtividade dentro de uma empresa.

Isso porque quando os riscos ocupacionais são gerenciados de forma eficaz, é possível evitar acidentes e doenças ocupacionais, que podem causar uma série de prejuízos financeiros e operacionais para a organização. Confira alguns benefícios da GRO para a produtividade:

1) Redução de acidentes e doenças ocupacionais:

A gestão é uma das principais ferramentas para prevenir acidentes e doenças ocupacionais. Isso porque, por meio de uma análise detalhada na gestão de riscos existentes, é possível identificar e implementar medidas preventivas eficazes.

Assim, a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais é essencial para a produtividade, uma vez que evita afastamentos dos colaboradores, o que impacta diretamente na produção da empresa. Além disso, os acidentes e doenças ocupacionais podem gerar custos significativos para a instituição, como indenizações, gastos com tratamentos de saúde e multas.

EPIs adequados contribuem com a saúde e bem-estar dos colaboradores. Crédito: senivpetro/freepik

2) Melhoria da saúde e bem-estar dos colaboradores:

Ao proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável, a empresa contribui para a redução de estresse, ansiedade e outros problemas de saúde que podem afetar a produtividade.

Os colaboradores que se sentem seguros e saudáveis no trabalho tendem a estar mais motivados e satisfeitos, o que gera um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo.

3) Melhoria da imagem da empresa:

Ao demonstrar preocupação com a segurança e saúde dos colaboradores, a empresa se posiciona como uma organização responsável e comprometida com seus funcionários.

Ou seja, a imagem positiva da empresa pode auxiliar na atração e retenção de talentos, além de melhorar as relações com clientes e fornecedores.

Como a tecnologia pode ajudar sua empresa

A presença da tecnologia no cotidiano das pessoas e das organizações é inegável. Nesse contexto, emerge a Balança Safety Gestão de Saúde como uma solução pioneira que colabora com a gestão de riscos na segurança ocupacional.

O dispositivo desempenha um papel importante na redução dos índices de acidentes de trabalho, graças à sua habilidade em gerar dados em tempo real. Ou seja, esses dados abrangem informações como peso, altura, pressão arterial, batimentos cardíacos e IMC (Índice de Massa Corporal), constituindo uma abordagem completa para monitorar a saúde no ambiente de trabalho.

Balança Multifuncional Safety Gestão de Saúde da TeleWorld

A abordagem da Safety não se limita apenas ao hardware. Acompanhando o dispositivo, um software intuitivo e acessível fornece as ferramentas necessárias para uma gestão empresarial eficaz.

Dessa forma, o aplicativo possibilita o acesso instantâneo a informações, empoderando os gestores a qualquer momento e em qualquer lugar. Além disso, o papel do médico ganha nova dimensão, assumindo um papel de gestor. Atuando de forma proativa, na prevenção de riscos e aprimoramento da saúde dos colaboradores.

Um benefício adicional é a capacidade de registrar a evolução da saúde dos trabalhadores, criando um histórico que pode embasar campanhas internas, conduzidas pelo setor de Recursos Humanos, por exemplo. Gostou? Então, venha conversar com nosso time de especialistas clicando aqui.

Crédito da foto: mindandi/freepik