O local de trabalho também deve ser um espaço de incentivo ao cuidado com a saúde, por isso, é preciso que as instituições realizem ações voltadas para a promoção do Novembro Azul na empresa. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o tipo mais comum da doença entre os homens, o que corresponde a 29% dos diagnósticos da enfermidade no país.

O INCA aponta ainda que, entre 2020 e 2022, surgiram 65.840 novos casos da doença a cada ano. Com números tão elevados, é preciso que haja foco na prevenção, especialmente porque hábitos de vida podem contribuir para o aparecimento da doença. Igualmente, manter uma rotina saudável pode evitar o câncer, mesmo quando há risco genético. Ou seja, ainda que uma pessoa tenha predisposição para desenvolver a enfermidade, é possível diminuir as chances.

Uma pesquisa realizada na China e publicada no periódico Cancer Research, calculou o risco individual genético para 16 tipos de cânceres em homens. O estudo foi realizado com 202.842 pessoas do sexo masculino e analisou dados como consumo de álcool, tabagismo, alimentação, realização de atividade física e índice de massa corporal.

O resultado revelou que, em pessoas com alto risco para ter a doença, mas com estilo de vida saudável, a incidência de câncer após cinco anos é de 5,51%, enquanto que, no grupo que não tem bons hábitos, a chance é de 7,23%.

O que é o Novembro Azul?

Desde 2011, o Instituto Lado a Lado pela Vida realiza a campanha Novembro Azul, cujo objetivo é alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce para detectar o câncer de próstata. Com o passar do tempo, o Ministério da Saúde e o INCA passaram a promover ações para este que é o maior movimento do País em torno da saúde do homem.

Ações simples nas empresas engajam colaboradores a pensar na saúde. Crédito: tirachardz/freepik

A iniciativa busca fazer com que homens se atentem mais quanto ao cuidado de seu corpo e da mente. Durante a campanha, o público masculino é incentivado a fazer testes e exames periodicamente, como verificação da pressão arterial, dosagem da glicemia, hemograma completo, dosagem do colesterol, teste de urina e verificação do Índice de Massa Corpórea (IMC), por exemplo. Além disso, a campanha incentiva o exame de próstata, importante para diagnosticar a doença.

Como ainda há muita falta de informação e preconceito em relação ao exame de toque retal, muitas vezes, a doença é detectada em estado avançado, podendo levar o paciente ao óbito. Entretanto, ao se manter os exames de rotina, o câncer pode ser diagnosticado precocemente e isso contribui para a cura e qualidade de vida do homem.

Tecnologias para prevenir doenças

A tecnologia tem auxiliado cada vez mais o dia a dia das pessoas, seja em uma tarefa simples, como realizar uma compra por meio de um aplicativo, seja para prevenir doenças. Dessa forma, não é raro se deparar com o uso de inteligência artificial, personalização do cuidado com a saúde e uso de plataformas que trazem assertividade no diagnóstico.

A facilidade na atenção com o bem-estar das pessoas tem proporcionado inovação, inclusive nas organizações. Assim, uma das maneiras de disseminar o Novembro Azul na empresa é por meio da balança Safety Gestão de Saúde.

Desenvolvida pelas empresas Teleworld e Keito, a balança multifuncional comunica em tempo real o estado de saúde do trabalhador com indicações relativas a peso, pressão arterial, batimentos cardíacos, índice de massa corporal, bioimpedância e oximetria.

Exames periódicos são essenciais para o diagnósito do câncer de próstata. Crédito: pressfoto/freepik

Os dados colhidos podem ser enviados aos profissionais de segurança ou médico do trabalho, por meio de notificações via sistema, e-mail, SMS ou diretamente no aplicativo mobile. Isso facilita as medidas de segurança no trabalho e de medicina preventiva corporativa.

Além disso, o equipamento aumenta a produtividade do colaborador, uma vez que é colocado no local de trabalho, evitando deslocamentos. Outro benefício é a automatização do controle de permissão para trabalhos especiais ou de risco. Igualmente, auxilia na gestão e implantação das medidas de proteção estabelecidas pelas Normas Regulamentadoras.

Dicas para promover o engajamento dos colaboradores

A campanha Novembro Azul na empresa pode promover a conscientização sobre o câncer de próstata de maneira eficaz mediante a realização de ações para aumentar o engajamento dos colaboradores. Algo que costuma dar resultado é a fala do especialista no assunto, uma vez que gera mais credibilidade. Dessa forma, trazer um palestrante para conversar com os funcionários ou mesmo o depoimento de alguém que tenha passado pela doença pode ser muito eficaz.

Outra dica é a distribuição de materiais educativos, cuidando para que a mensagem venha ao encontro do público-alvo da instituição. Ou seja, é necessário entender qual o melhor canal para o envio da informação: vídeo, panfleto, e-mail marketing ou gamificação podem trazer bons resultados. Do mesmo modo, oferecer acesso aos cuidados com a saúde pode fazer a diferença. Parcerias com clínicas e laboratórios é uma medida interessante.

Novembro Azul e a coscientização em prol da saúde masculina nas empresas. Crédito: Drazen Zigic/freepik

A comunicação interna também deve ser utilizada para a conscientização, já que é um importante canal para a disseminação das informações aos colaboradores. Como a maioria dos funcionários seguem as redes sociais da empresa, elas também são um excelente canal para divulgar dados relevantes sobre o assunto.

O ambiente também é capaz de auxiliar: elementos de decoração na cor azul, camisetas ou até mesmo um wallpaper sobre o tema são medidas que devem ser levadas em consideração.

E já que a mudança de hábitos é primordial para a prevenção, ações que  estimulam o esporte em prol da data podem ser bem relevantes. Uma corrida, caminhada ou quem sabe um passeio ciclístico pode ser organizado pela empresa.

Os colaboradores também podem ser desafiados a usarem a cor azul em determinado dia da semana, ou ainda deixarem o bigode crescer, fazer uma foto e marcar a empresa nas redes sociais com alguma hashtag específica. Por mais simples que uma ação possa parecer, os resultados podem ser bem relevantes.